Tripas à moda do Porto
As tripas à moda do Porto é um prato típico desta região de Portugal. Segundo a lenda crê-se que surgiu na altura dos Descobrimentos.
Este prato é confeccionado com tripas,enchidos, vários tipos de carnes e com feijão branco.
Lenda dos Tripeiros e das Tripas à Moda do Porto:
Nas margens do rio Douro, em 1415, contruíam-se os barcos e as naus que haveriam de levar os portugueses à conquista de Ceuta e, mais tarde, à epopeia dos Descobrimentos. A razão de todo este empreendimento era secreta mas os boatos nos estaleiros eram muitos…uns diziam que as embarcações seriam para levar D. João I a jerusalém para visitar o Santo Sepulcro enquanto outros diziam que seriam para transportar a Infanta D. Helena a Inglaterra para lá se casar. No entanto havia quem afirmasse, a pés juntos, que o empreendimento se destinava a levar D. Pedro e D. Henrique a Nápoles para ali se casarem…
Até que o Infante D. Henrique, ao visitar o andamento dos trabalhos, acabou por confidenciar ao mestre Vaz (fiel encarregado da construção) as verdadeiras e secretas razões: a conquista de Ceuta. Assim pediu ao encarregado e a seus homens mais sacrifício e empenho. O meste Vaz respondeu que fariam o mesmo que tinham feito, há 30 anos atrás, na guerra de Castela – que iriam ceder toda a carne da cidade e que a população ficaria só com as tripas.
O Infante D. Henrique, comovido e agradecido, pôs o nome de “tripeiros” ao povo do Porto e prometeu-lhe que esse nome para sempre seria lembrado com honra.
Tripas à Moda do Porto
Ingredientes:
- 800g de tripas de vitela frescas cozida
- 350g de feijão manteiga
- orelha de porco
- 1 mão de vitela
- 200g chouriço de carne
- 200g de toucinho
- 250g de frango
- 50g de salpicão
- 1colher de sopa de banha de porco
- 1 colher de chá de colorau / pimentão doce
- 2 cebolas médias
- 1dl de azeite
- 1 cenoura
- 3 dentes de alho
- 1 raminho de salsa
- 1 folha de louro
- cominhos q.b.
- sal e pimenta q.b.
- farinha de milho q.b.
Comece por preparar as tripas para serem cozidas: misture um pouco de farinha de milho com os cominhos. Vire as tripas do avesso – antigamente usava-se um galho de loureiro para ajudar a virar as tripas. Depois esfregue bem a farinha com os cominhos nas tripas, mas com cuidado para estas não se desfazerem. Volte a virar a tripa ao contrário e amarre as pontas com um cordel.
A seguir ponha as tripas, e as carnes (mão de vitela, orelha e o frango)numa panela com água. Quando estas estiverem cozidas reserve a água da cozedura.
Num tacho ponha a banha de porco e o azeite e faça um refogado com a cebola e o alho bem picadinhos. Quando estes estiverem alourados junte a cenoura às rodelas e a folha de louro.
A seguir acrescente o chouriço, o salpicão e o toucinho vá mexendo e deixe apurar. Depois acrescente a orelha e a mão de vaca e as tripas (já cozidas).
Tempere com o sal, pimenta e o colorau.
Depois acrescente o feijão e 5 a 6 conchas da água da cozedura. Deixe ficar ao lume durante mais 3min. Acrescente mais um pouco de cominhos e colorau para dar cor.
Por fim retire do lume e polvilhe com a salsa picada.
As tripas à moda do porto podem ser acompanhadas com arroz branco.
Gosto muito de tripas