Blog

Alternativas saudáveis e naturais para o açúcar e adoçante

in Medicina Natural, Sabores
Alternativas saudáveis  e naturais para o açúcar e adoçante

Conheça algumas alternativas naturais e saudáveis para evitar o consumo de açúcar e adoçantes!

Diariamente consumimos demasiado açúcar e nem nos apercebemos, sejam açúcar naturais ou adoçantes artificiais adicionados aos nossos alimentos.

Sabiam que a quantidade recomendada de açúcar, por dia, para as mulheres e os homens não deve exceder as 25g e as 38 gramas, respectivamente?

Os açúcares considerados naturais são aqueles que são encontrados em frutas, vegetais e outros produtos naturais. Já os adoçantes artificiais são açúcares adicionados a alimentos ou bebidos durante o processo da sua preparação.

O açúcar desempenha um papel fundamental, não apenas no sabor dos alimentos, mas também no nosso organismo. No entanto, o seu excesso e consumo frequente pode causar danos graves à nossa saúde – o consumo excessivo de açúcares artificiais pode provocar doenças cardíacas, diabetes e obesidade.

Portanto, quando pensa que “é só um docinho”, deverá contabilizar a quantidade de açúcar que ingeriu durante todo o dia, seja em frutas, vegetais, refrigerantes, etc, pois é muito fácil excedermos as quantidades diárias recomendadas!

Um estilo de vida saudável é uma questão de escolha e disciplina. Por isso resolvemos fazer este artigo para vos ajudar a ter certos cuidados e a optarem por alternativas mais saudáveis e naturais sem comprometer o sabor da sua comida / bebida!

Alternativas naturais para o açúcar / adoçantes

Tâmaras

As tâmaras são consideradas um óptimo adoçante natural pois são ricas em nutrientes e fibras capazes de regular o sistema digestivo.

Ex: Faça um puré de tâmara (num processador de alimentos ou liquidificador) para adoçar os seus sumos e smoothies.

Alternativas saudáveis e naturais para o açúcar e adoçante

Figos

Os figos são ricos em cálcio, ferro, potássio e fibras e podem ser utilizados para substituir tanto o açúcar como a gordura.

Num liquidificador junte 225g de tâmaras e 2 chávenas de água. Acrescente mais água se preferir uma consistências mais grossa, ou menos água se preferir uma consistência mais aguada.

Ex: Pode utilizar este puré de figo em assados ou como cobertura de frutas, torradas e gelados.

Leia também: Propriedades e indicações terapêuticas dos figos

Bananas

As bananas podem ser utilizadas como adoçante natural e são extremamente ricas em potássio e fibras. Além de ser um adoçante barato e fácil de fazer também é benéfico para a saúde.

Ex: Faça um puré de bananas maduras e misture um pouco de água até obter a consistência desejada.

Mel

O mel contém vitamina B, cálcio, fósforo, potássio e ferro. Possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antioxidantes e antifúngicas. Por este motivo este alimento é tão utilizado para fins medicinais.

Quanto mais claro for o mel, mais refinado é e o seu sabor não é tão forte. Por isso, opte por mel mais escuro!

Tenha alguma atenção, pois apesar de ser um alimento natural e saudável também contém bastantes calorias. Utilize-o com moderação.

Ex: Adoce chá ou café com 1/2 colher de chá de mel. Também utilizá-lo em iogurtes, para adoçar cereais e até assados!

Leia também: Conheça os benefícios do mel e também a sua história

Alternativas saudáveis e naturais para o açúcar e adoçante

Melaço

O melaço é um subproduto da produção de açúcar. Parece um xarope escuro, viscoso e doce. Existem diferentes tipos de melaço, mas o melaço mais escuro é particularmente o mais saudável pois tem menor teor de açúcar e menos calorias. Além disso, é rico em nutrientes como magnésio, potássio, cálcio, cobre e ferro.

É mais saudável que o açúcar refinado mas deve ser utilizado com moderação.

Stevia

A stevia é um adoçante natural obtido das folhas da planta Stevia Rebaudiana. É ideal para perder peso pois não possui nenhum teor calórico, tem um efeito mínimo sobre o nível de açúcar no sangue, no entanto é 200 a 350 vezes mais doce que o açúcar – geralmente 2 colheres de sopa de pó de stevia equivalem a 1 chávena de açúcar.

Este adoçante natural pode ser utilizado da mesma forma que se utiliza o açúcar. Tanto o adoçante como a planta são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais ou até em certos hipermercados.

Caso opte por ter um vaso de stevia certifique-se de que a planta apanha luz suficiente e que o solo é bem drenado. As regas devem ser frequentes mas não encharque a planta.

Alternativas saudáveis  e naturais para o açúcar e adoçante

Leia também —> Saiba como fazer um adoçante natural líquido e em pó com as folhas de stévia

Xarope de ácer (ou xarope de bordo)

É produzido a partir da seiva bruta de árvores do gênero Acer, sobretudo Acer nigrum e Acer saccharum

Para fazer o xarope é necessário extrair antes a seiva através de um sistema rudimentar em que o tronco da árvore é perfurada e, no buraco, é colocado um cano, por onde a seiva irá escorrer para um recipiente (faz lembrar o método tradicional de extracção da resina dos pinheiros). Após a colheita, ferve-se a seiva até que quase toda a água evapore. O que resta é um xarope consistente, que precisa apenas ser coado antes de ser utilizado.

Consegue encontrar facilmente este xarope em supermercados e lojas de produtos naturais.

Xilitol

O xilitol é um adoçante natural extraído das fibras de muitos vegetais como o milho, framboesa, ameixa, etc, e até de alguns tipos de cogumelos. Ao contrário do açúcar refinado, estee não causa picos ou aumentos do nível de açúcar no sangue. Portanto é tolerado por diabéticos.

O xilitol é tão doce quanto a sacarose mas é 40% menos calórico.

Consegue encontrar este adoçante natural em lojas de produtos naturais.

Se gostou deste artigo, não se esqueça de o partilhar com os seus amigos e familiares! Aproveite e leia também:

Alternativas saudáveis  e naturais para o açúcar e adoçante







Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *