Sabia que é possível cultivar gengibre em vasos? Saiba como!

Mesmo que não tenha um quintal é possível cultivar gengibre em vasos. Ainda por cima esta planta não requer grandes cuidados!
É fácil encontrar gengibre à venda na maioria dos supermercados, mas trata-se de um produto um pouco caro.
Por isso resolvemos fazer este artigo a ensinar a plantar gengibre de forma a poupar dinheiro e ainda a utilizá-lo sempre que quiser!
O gengibre tem um sabor picante e é normalmente utilizado para reduzir inflamações devido às suas propriedades antibióticas.
O gengibre é um vegetal nativo da Ásia e pode ser utilizado em pratos culinários bem como em tratamentos caseiros e naturais.
Se gosta de tratamentos naturais feitos com gengibre, leia também:
Benefícios do gengibre
Esta raíz de sabor picante possui diversos benefícios para a nossa saúde:
- reforça o sistema imunitário;
- estimula o olfacto e o paladar contribuindo para a diminuição do uso de sal;
- ajuda a desintoxicar o organismo;
- devido às suas propriedades termogénicas, favorece o emagrecimento pois acelera o metabolismo ajudando a queimar gorduras;
- melhora a digestão;
- alivia dores musculares e articulares;
- devido às suas propriedades anti-inflamatórias deve ser utilizado no tratamento de doenças do trato respiratório: asma, tosse, constipações, bronquite;
- previne as náuseas e os vómitos em caso de gravidez;
- ajuda a diminuir o nível de açúcar no sangue em caso de diabetes – ingerir 2 gramas de gengibre em pó diariamente; etc.
Se quiser saber mais sobre o gengibre em termos medicinais, leia também:

Como plantar gengibre
Se quiser cultivar raízes de gengibre no interior de sua casa pode utilizar vasos para o efeito.
O gengibre cresce facilmente mas deverá ter alguns cuidados para garantir resultados positivos.
Como escolher as raízes
As raízes de gengibre crescem facilmente em vasos e, para isso, é necessário comprar gengibre fresco. Escolha exemplares com 7 a 12 cm. Escolha as raízes que já têm brotos verdes.
Antes de colocar as raízes na terra deverá deixá-las de molho, em água, durante algumas horas para ajudá-las a germinar.
Tipos de vasos
Os vasos devem ser grandes e largos pois as raízes do gengibre crescem horizontalmente, em oposição ao crescimento vertical de outras plantas. Por isso os vasos devem ter, pelo menos, 40 cm de profundidade e 40 cm de largura.
Certifique-se que os vasos têm orifícios para drenagem da água.

Tipo de solo
Misture um pouco de areia e pedras à terra que vai utilizar no vaso para permitir uma melhor circulação da água.
Semear
O gengibre deve ser plantado na Primavera. Mas se tiver alguns cuidados e plantar as raízes em vasos pode fazê-lo em qualquer altura do ano.
As raízes devem ser plantadas com, pelo menos, 2,5 cm de profundidade. Os brotos das raízes devem ser colocados para cima. Certifique-se de que toda a raíz fica coberta com terra.
No caso de plantar 2 ou mais raízes no mesmo vaso (ou no quintal) mantenha uma distância de 15 a 20 cm entre elas.
Depois de plantar as raízes de gengibre deve regar o solo com cuidado para não levantar amontoados de terra e a água ser toda absorvida.
Depois de plantar as raízes de gengibre irá demorar 2 a 3 semanas para a planta começar a brotar do solo.
Luz
A exposição excessiva à luz solar directa pode fazer com que o gengibre fique verde. Por isso deve escolher um local em sua casa que receba luz solar indirecta. 2. A temperatura ideal a ser mantida é entre os 15 a 32º C.
Regas
Mantenha o solo sempre húmido. Esta é uma das plantas que pode regar bastante, desde que a água escoe muito bem.
Use um borrifador para borrifar o solo diariamente. No entanto, evite regar demais, pois pode prejudicar a raiz do gengibre.
Mas tenha em atenção para também não regar em demasia. Se as folhas adquirirem a cor amarela é um sinal que a planta está com um mau crescimento.

Fertilização
Adicione composto orgânico sempre que achar necessário. O composto deve ser adicionado para manter as raízes quentes e saudáveis.
Adicione terra compostada por cima do solo, uma vez por mês, para manter a planta saudável. Adicione 8 a 10 cm de composto.
Se as pontas das folhas do gengibre ficarem acastanhadas geralmente significa que fertilizou a planta em demasia. Leia também:
Colheita
Geralmente leva de 8 a 10 meses até que o gengibre esteja pronto para ser colhido.
O primeiro sinal de que está na hora da colheita é quando as folhas começarem a ficar amareladas.
Outro sinal será quando os caules atingirem 8 a 13 cm de altura.
COLHEITA DE GENGIBRE – ASSISTA AO VIDEO
Depois de localizar os caules que atingiram a sua altura máxima, corte algumas das raízes que se encontram enterradas no solo. Use uma pequena faca para cortar um pedaço de gengibre.
Depois de cortar alguns pedaços volte a colocar as raízes de volta na terra. Este processo serve para permitir que as raízes cresçam ainda mais.
Continue a regar a planta diariamente e continue adicionando composto. Isto ajudará no crescimento contínuo da planta.
Se não sabe como pode conservar gengibre, leia também:


Se gosta de cultivar plantas medicinais, leia também:
