Blog

Saiba porque deve pendurar um ramo de eucalipto no seu chuveiro

em Medicina Natural
Saiba porque deve pendurar um ramo de eucalipto no seu chuveiro

Para além dos motivos ornamentais e proporcionarem uma sensação de paz e tranquilidade, os ramos de eucalipto possuem propriedades medicinais!

O eucalipto é uma árvore perene nativa da Austrália, mas que cresce em muitas partes do mundo inclusivamente em Portugal – sendo considerada uma infestante.

Infelizmente, no nosso país, estas árvores têm causado bastantes estragos pois para além de de absorverem muitos nutrientes nos terrenos onde crescem, têm vindo a ser plantados no lugar de árvores nativas de Portugal, como é o caso das oliveiras e dos sobreiros centenários, por ser considerada uma árvore de crescimento rápido e de dinheiro fácil.

Saiba porque deve pendurar um ramo de eucalipto no seu chuveiro

Benefícios do eucalipto

O eucalipto ajuda a aliviar dores de cabeça, narizes entupidos bem como problemas de rinite e sinusite e ainda combate a tosse.

O componente mais activo das folhas do eucalipto é o eucaliptol (cineol). Contém ainda taninos, resinas, monoterpenos, flavonas e óleo essencial. O eucaliptol possui propriedades brônquio-dilatadoras (facilitam a respiração), propriedades antissépticas, descongestionantes, anti-piréticas, vermífugas, cicatrizantes e relaxantes.

O eucalipto junto com o vapor da água quente liberta os seus óleos que combatem a congestão nasal e ajudam a respirar melhor.

A congestão nasal também causa dores de cabeça devido aos seios perinasais se encontrarem obstruídos.

Além de ser amigo do aparelho respiratório, o eucalipto também combate o stress. Vários estudos comprovaram que o eucalipto diminui a actividade do sistema nervoso simpático e aumenta a actividade do sistema nervoso parassimpático que promove o relaxamento.

Como pendurar um ramo de eucalipto no chuveiro

Aproveite para ir dar um passeio e colher meia dúzia de ramos de eucalipto. Opte por ramos com folhas jovens.

Ate os caules dos ramos com um cordel. Deixe uma parte do cordel mais comprido para o poder pendurar no apoio do chuveiro.

Substitua os ramos ao final de 1 mês.

Dicas: Pode substituir os ramos de eucalipto por raminhos de alfazema para combater estados de ansiedade, stress e depressão!

Saiba porque deve pendurar um ramo de eucalipto no seu chuveiro
Imagens: Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *