Blog

Aprenda como deve plantar sálvia em vasos ou canteiros

in Jardim/Horta
Aprenda como deve plantar sálvia em vasos ou canteiros

Já pensou em ter a sua própria horta de ervas aromáticas e temperos para a sua cozinha? Aprenda a plantar e a cuidar da sálvia!

Existem várias variedades de sálvias de cores intensas que vão desde o rosa ao vermelho, do azul ao lilás e até do branco ao amarelo. Mas todas elas prosperam em locais quentes e com bastante sol.

Algumas das vantagens de cultivar esta planta é que esta cresce rápido, requer pouca manutenção e ainda por cima as suas folhas são comestíveis. Leia também:

peixinhos da horta com salvia

Experimente esta receita de peixinhos da horta com folhas de sálvia!

Para além dessas vantagens esta planta perene é também considerada medicinal. Possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, cicatrizantes, calmantes, entre outras. Leia também:

Devido às suas propriedades germicidas também pode ser utilizada em produtos de limpeza caseiros e naturais. Leia também:

Agora que vai aprender a plantar sálvia não há desculpa para não adicionar esta deliciosa erva aromática à sua varanda/terraço ou horta/jardim!

Aprenda como deve plantar sálvia em vasos ou canteiros

Como plantar sálvia

Sementeira / plantação

É bastante mais comum propagar as sálvias através de estacas.

Se optar por plantar as sementes de sálvia deverá ter alguma paciência pois estas demoram algum tempo a germinar. Espalhe as sementes sobre o solo e cubra-as com um pouco de terra. Mantenha o solo húmido mas não demasiado encharcado. As sementes demoram até 6 semanas a germinar. Mas não se admire se algumas nem chegarem a germinar.

A floração dá-se nos meses de Verão.

Devem ser semeadas desde os finais de Fevereiro até finais de Maio. E podem ser colhidas durante todo o ano.

Se optar por plantá-la em vasos opte pelos de barro e coloque-os na varanda / terraço ou no quintal.

No jardim / horta planta a sálvia em bordaduras ou a delimitar caminhos.

Temperatura e luz

Prefere locais quentes e ensolarados, não gosta de calor extremo mas necessita de 6 a 8 horas de luz por dia para produzir flores com abundância.

Tipo de solo

Apesar desta planta não ser muito exigente quanto ao tipo de solo é fundamental que este possua uma boa drenagem.

Regas

As sálvias aguentam melhor períodos de seca do que excesso de água pois as suas raízes são muito sensíveis e tendem a apodrecer. Por isso não as regue em demasia e deixe a terra secar entre regas.

Propagação

Estaquia ou por sementes.

Os galhos que tocam no solo costumam criar raízes. Por isso, se tal acontecer pode separar essa parte da planta e transplantá-la.

Colheita

Deixe as plantas crescerem e não as colha no primeiro ano. No ano seguinte já poderá colher as folhas a qualquer momento, embora sejam consideradas melhores antes ou logo após a floração.

As folhas mais jovens são mais tenras e saborosas do que as folhas mais velhas.

Pode secar a planta para a armazenar.

Manutenção

A sálvia torna-se rapidamente num pequeno arbusto lenhoso que pode precisar ser substituído a cada 3 ou 4 anos.

A colheita e a poda com frequência ajudam a revigorar as plantas.

A poda após a floração ajuda a manter as plantas bonitas e evita que fiquem muito lenhosas e com caules demasiado compridos.

Pragas e doenças

Mais facilmente morre por excesso de água, luz insuficiente ou falta de podas do que por ataques de insectos ou doenças.

Plantas companheiras

Cultivada na horta, em consociação com outras espécies, ajuda a repelir várias pragas como a borboleta branca da couve, mas por outro lado também atrai insectos benéficos como é o caso das abelhas. Leia também:

Morangueiros, cenouras (protege-as da mosca da cenoura), couves (protege-as dos ataques das lagartas e borboletas e torna-as mais saborosas), tomates, alecrim, roseiras e peónias.

Evite plantá-la perto dos pepinos pois atrasa o seu desenvolvimento.

Aprenda como deve plantar sálvia em vasos ou canteiros

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *