Blog

Banho de imersão detox com alfazema e limão

in Medicina Natural
Banho de imersão detox com alfazema e limão

Este banho de imersão com ingredientes naturais para além de ajudar a relaxar também desintoxica o organismo.

Este banho de imersão contém somente 4 ingredientes muito fáceis de encontrar: sumo de limão, óleo essencial de alfazema, sal de Epsom e vinagre de sidra. O banho detox deve ser feito à noite, antes de se deitar.

Incluir sal de Epsom (sulfato de magnésio) no banho é uma óptima maneira para se livrar de substâncias nocivas e não naturais do seu organismo. Como seu nome indica, este sal contém:

  • Sulfato – Importante para manter a nossa pele, articulações e tecido do sistema nervoso saudáveis;
  • Magnésio – Mineral que ajuda a manter o bom funcionamento das funções corporais incluindo a remoção de toxinas para fora do organismo. O magnésio também desempenha um papel crítico na melhoria da função muscular e nervosa, reduzindo a inflamação e melhorando o fluxo sanguíneo e a oxigenação em todo o corpo.

A combinação do sulfato e do magnésio ajuda a eliminar suavemente as toxinas do nosso organismo.

Onde comprar Sal de Epsom: Este tipo de sal encontra-se à venda em farmácias e lojas de produtos naturais como o Celeiro, Naturitas, Plena Natura, etc.

Banho de imersão detox com alfazema e limão

A alfazema, como todos sabemos, possui fortes propriedades calmantes, purificantes e tonificantes. Para saber mais sobre a acção da alfazema no nosso corpo, leia também:

O limão é considerado o rei dos frutos curativos devido à quantidade e variedade de aplicações que pode ter. Possui propriedades anti-inflamatórias, fungicidas, antimicrobianas e ainda combate o envelhecimento, acne e celulite. Para saber mais sobre os efeitos do limão no nosso organismo, leia também:

Os poderes curativos e profilácticos provenientes do uso do vinagre de sidra vêm desde os tempos mais remotos até ao seu reconhecimento científico dos nossos dias. Possui propriedades muito parecidas com a química dos sucos gástricos segregados pelo estômago daí ser capaz de matar bactérias nocivas à nossa saúde. Tem, também, bastantes benefícios para a saúde pois contém mais de trinta elementos nutritivos importantes bem como vários minerais, ácidos essenciais, vitaminas e enzimas. Alguns médicos ainda hoje recomendam, como antigamente se fazia, a toma de duas colheres de vinagre após as refeições para evitar intoxicações alimentares.

Se quiser saber mais sobre os efeitos benéficos do vinagre de sidra e como prepará-lo facilmente em casa, leia também:

Banho de imersão detox

Ingredientes:

  • 1L de água muito quente
  • 2 colheres de sopa de sal de Epsom
  • 1 colher de sopa de vinagre de sidra
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
  • 5 a 10 gotas de óleo essencial de alfazema

Misture o sal de Epsom juntamente com a água a ferver. Mexa com uma colher de madeira ou plástico (não de metal) e reserve.

Prepare um bom banho quente e junte o sumo de limão, o vinagre de maçã e o óleo essencial. A seguir, junte também a água misturada com o sal. Com as mão, misture bem a água na banheira.

Mantenha-se no banho de imersão durante 40 minutos: 20 minutos para remover as toxinas e outros 20 minutos para absorver os minerais presentes na água do banho.

Esfregue a pele suavemente, em direcção ao coração, para estimular o sistema linfático.

Dica: beba um bom copo de água antes de entrar no banho!

Contra-indicações e observações

Após o banho, saia da banheira com cautela. O efeito desintoxicante deste banho pode criar algumas tonturas. Por este motivo, aconselhamos a fazer este detox natural antes de se deitar.

Em caso de gravidez evite banhos com sal de Epsom.

Banho de imersão detox com alfazema e limão

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *