Terapia da água para melhorar a circulação sanguínea
A hidroterapia é a utilização de água a várias temperaturas para curar o corpo, aliviar o desconforto e promover o bem-estar geral.
A má circulação tem sido associada a uma tensão arterial mais baixa do que o normal, o que pode resultar em mãos e pés húmidos, respiração rápida ou superficial, problemas digestivos, fadiga, tonturas, desmaios e depressão.
Terapia da água para melhorar a circulação
Duche de contraste
Ideal para completar o ritual diário do duche – para começar bem o dia.
Iniciar a aplicação com uma sequência morna de cerca de 1 minuto. Em seguida, ajustar a temperatura da água de fria para quente durante cerca de 10 segundos. Repetir novamente a ordem quente/frio e terminar com a sequência fria.
Benefícios para a saúde:
- revitaliza e reforça o sistema imunitário
- ajuda a equilibrar a tensão arterial (alta/baixa)
Sauna
Ideal para arrefecer depois de cada sessão de sauna.
Idealmente, o arrefecimento após uma sauna começa ao ar livre. Inspire e expire conscientemente, algumas vezes, para arrefecer as vias respiratórias. De seguida, aplique um estímulo frio específico com por exemplo um duche de água fria. O jacto de água não deve ser demasiado potente e deve escolher-se uma temperatura fresca a fria.
Comece pelos pés e dirija o fluxo de água lentamente para cima, em direcção ao coração. Depois, passe para os braços, começando pelas mãos indo em direcção dos ombros. Depois pode também passar a água fria no resto do corpo.
Certifique-se de que volta a aquecer o corpo imediatamente a seguir, para evitar que se arrefeça. Quando estiver seco, envolva-se num roupão de banho e sinta-se à vontade para desfrutar de um banho quente para os pés, por exemplo.
Benefícios para a saúde:
- estimula a circulação e o metabolismo
- exercita os vasos sanguíneos
- estabiliza o sistema nervoso autónomo
Aplicação nas pernas
Altura do dia: Para relaxar após um dia exigente, 1 a 2 horas antes de se deitar (cerca de 45 segundos).
Comece a aplicação da água no dedo exterior do pé direito e passe o jacto de água fria ao longo da parte exterior da perna direita até à virilha. Mantenha o jacto de água nesse local durante algum tempo e volte a descer ao longo da parte interior da perna. Repetir a aplicação na perna esquerda da mesma forma.
Benefícios para a saúde:
- diminui a tensão arterial
- firmeza da pele
- favorece o sono
Aplicação nos braços
Altura do dia: Durante todo o dia (cerca de 30 segundos).
Comece por aplicar a água fria na parte exterior da mão direita e suba lentamente pelo braço em direcção ao ombro. Mantenha o jacto de água nessa zona durante algum tempo e depois volte a descer, derramando água ao longo do interior do braço. Repetir a aplicação no braço esquerdo da mesma forma.
Benefícios para a saúde:
- revigorante
- benéfico para a tensão arterial baixa