Blog

Segredos ocultos do boldo-brasileiro – mezinhas portuguesas

in Medicina Natural
Segredos ocultos do boldo-brasileiro - mezinhas portuguesas

O boldo-brasileiro é uma planta bastante comum nos jardins portugueses e tem variadas propriedades medicinais!

Portugal é um país enraizado em tradições e saberes populares, onde as plantas medicinais desempenham um papel significativo na promoção da saúde.

O boldo-brasileiro (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus) destaca-se como uma dessas plantas, não apenas pelas suas propriedades medicinais, mas também pelo seu papel em mezinhas populares que têm resistido ao teste do tempo.

Também é popularmente conhecido por: sete-dores, boldo-da-terra, boldo-de-jardim, falso-boldo, boldo-brasileiro, boldo-peludo, boldo-africano, boldo-do-reino, malva-santa.

O boldo-brasileiro, pertencente à família Lamiaceae, é nativo de regiões subtropicais da Ásia e África. Em solo português, esta planta prospera em condições ideais, especialmente em climas mais amenos e solos bem drenados. As suas folhas, de aroma distinto, contêm compostos activos, como o forskolin, que são responsáveis pelos seus benefícios medicinais.

O boldo-brasileiro é muitas vezes confundido com o boldo-chileno, Peumus boldus, da família das Monimiaceae, mais comercializado em forma de compostos, tinturas ou folhas desidratadas. As características medicinais são semelhantes, mas o sabor e as características morfológicas são significativamente distintos. O boldo-brasileiro encontra-se facilmente em Portugal continental e nas ilhas, já o mesmo não acontece com o boldo-chileno.

As suas folhas medem entre 5 a 10cm de comprimento, são ovaladas de margem dentada, pilosa, flexíveis mesmo quando secas, aveludadas, suculentas, espessas e muito margas. As flores dispõem-se em grandes cachos de cor arroxeada de sabor adocicado, sendo muito atraentes para insectos polinizadores.

Segredos ocultos do boldo-brasileiro - mezinhas portuguesas

Esta planta é resistente à seca e ao calor, adaptando-se facilmente ao ambiente em que é cultivada. A sua época de floração dá-se entre Março e Dezembro.

A espécie aparentada Plectranthus neochilus é também bastante comum em Portugal. Esta é considerada um excelente repelente de insectos (mosquitos) devido ao aroma intenso das suas folhas.

O boldo-brasileiro não é apenas uma planta medicinal em Portugal; é uma parte integrante das tradições e mezinhas transmitidas ao longo das gerações. Desde chás para digestão até cataplasmas anti-inflamatórios, esta planta continua a desempenhar um papel essencial nas práticas de autocuidado do povo português. Ao incorporar esta planta em mezinhas, os portugueses unem o conhecimento ancestral com as propriedades medicinais desta planta, proporcionando um exemplo único de como a natureza e a tradição podem coexistir para promover o bem-estar.

Formas de utilização e mezinhas populares

As mezinhas com o boldo-brasileiro variam, mas algumas práticas são comuns. A infusão das folhas, preparada como chá, é uma maneira prevalente de consumo. Muitas vezes, as mezinhas envolvem a combinação desta planta com outras ervas medicinais para potenciar os efeitos desejados.

Propriedades medicinais do boldo-brasileiro

1. Digestão Saudável

A tradição popular portuguesa sugere que um chá de boldo pode ser uma solução eficaz para desconfortos digestivos, incluindo indigestão e gases.

2. Chá para Controlar o Peso

Entre as mezinhas mais comuns, destaca-se o consumo regular de chá de boldo-brasileiro para ajudar na gestão de peso. Este deve ser combinado com uma dieta equilibrada.

3. Cataplasmas Anti-inflamatórias

Em muitas regiões de Portugal, o boldo-brasileiro é utilizado em cataplasmas para aliviar dores musculares e articulares, aproveitando as propriedades anti-inflamatórias da planta.

4. Infusão para Pressão Sanguínea

A sua infusão é frequentemente recomendada como uma prática tradicional para ajudar a manter uma pressão sanguínea saudável.

5. Melhora o funcionamento dos intestinos

A boldina, um alcaloide presente na planta que age como relaxante regulando o funcionamento do intestino, o que pode ser útil para tratar a prisão de ventre. Além disso, esta planta também reduz a produção de gases intestinais e auxilia no tratamento de vermes e infecções intestinais.

6. Estimula o funcionamento do fígado

Estimula a produção de bile pelo fígado, ajudando o fígado a funcionar correctamente. Além disso, os antioxidantes da planta combatem a esteatose hepática (excesso de gordura no fígado) protegendo-o e evitando sintomas de mal estar, náuseas e dores de cabeça.

Contra-indicações:

Embora o boldo seja amplamente considerado seguro, a sabedoria popular em Portugal sublinha a importância da moderação. O excesso pode levar a efeitos indesejados, e como cada pessoa é única, é aconselhável adaptar as mezinhas conforme necessário. Crianças, mulheres grávidas, lactantes, devem procurar orientação médica antes de adotar qualquer mezinhas com esta planta.

O consumo prolongado de chá de boldoé desaconselhado pois quantidades excessivas podem causar intoxicação no fígado, náuseas, vómitos e diarreia.

Segredos ocultos do boldo-brasileiro - mezinhas portuguesas

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *