Já provou medronhos? Saiba mais sobre este fruto!
O medronheiro (Arbutus unedo) pertence à família Ericaceae , é uma arvore frutífera e ornamental e o seu fruto é o medronho.
Estes são bastante apreciados sobretudo no sul de Portugal, onde são usados na produção de licores e aguardentes destiladas do tipo licor de medronho.
Os frutos também podem ser consumidos frescos ou em derivados como compotas e geléias.
Esta planta é nativa da região mediterrânica e Europa ocidental. Em Portugal pode ser encontrada por todo o país, mas a sua maior concentração ocorre nas serras de Monchique e do Caldeirão.
As plantações de medronho sobrevivem em zonas de elevado declive onde dificilmente outras culturas sobrevivem.
As folhas do medronheiro são diuréticas e o fruto possui propriedades anti-sépticas das vias urinárias – combate cálculos renais, cistites e disenterias.
Medronhos
Aguardente de medronho
Este tipo de aguardente é o ex-libris dos destilados do Algarve. Pensa-se que esta começou a ser produzida de forma artesanal, para fins medicinais, pelos Árabes em Monchique – por volta do séc X.
Actualmente os frutos são colhidos pelos agricultores locais e processados por particulares. Muito poucos agricultores têm uma licença para destilação, mas são toleradas para que essa especialidade portuguesa se mantenha viva.
Lenda do Diabo e do medronheiro
O Diabo julgava-se inteligente e andava sempre à espreita a ver se apanhava alguém distraído para pregar as suas partidas.
Certo dia foi ter com Deus, contando que este estivesse distraído, e fez-lhe o seguinte pedido:
“Ó Senhor, vós que possuis tantas árvores oferecei-me duas – o medronheiro e a laranjeira.”
Deus respondeu:
“Pede as árvores quando não tiverem nem flor nem fruto.”
Mas como as laranjeiras e o medronheiro têm sempre flor ou fruto, secalhar até as duas coisas ao mesmo tempo, o Diabo desistiu e nunca mais pode voltar a falar nessas duas árvores.
Tratamentos caseiros
Cálculos urinários / cistites – Faça uma infusão de 20gr de folhas de medronheiro para um litro de água. Deixe repousar durante 10 minutos.
Beba uma chávena 3 vezes por dia durante três semanas.
Este tratamento deve ser feito várias vezes ao longo do ano.
Infecções da boca e garganta – Gargarejar com uma infusão feita com as folhas frescas ou secas do medronheiro.
Diarreia – Faça uma decocção de 40gr das folhas de medronheiro num litro de água. Deixe ferver durante 10 minutos. A seguir, filtre, adoce e beba.
Este tratamento deve ser feito durante 2 dias.
Arteriosclerose – Maceração de 40gr das raízes secas cortadas em pequenos pedaços, num litro de água. Ferva em lume brando até que se evaporem dois terços do líquido. Deixar repousar e filtre só no momento de beber.
Beba uma chávena em jejum durante três dias.
Contra-indicações:
- Não se deve exagerar no seu consumo, pois é um pouco indigesto.
- O consumo de medronhos demasiado maduros pode dar origem a ligeiras intoxicações alcoólicas e, em excesso pode danificar o fígado.
Compota de medronho
Para aprender a fazer este delicioso doce de frutas, leia também —> Receita de compota caseira de medronho
Licor de medronho
Para um litro de aguardente, use 250 gramas de açúcar mascavado, 750 gramas de medronhos e um pouco de canela moída ou pau de canela. Misture tudo. Esta preparação deverá macerar durante 15 dias em lugar fresco e escuro.
Fermento de medronho
- Colher o fruto, guardar em recipientes de barro e adicionar água.
- Após 2 ou 3 dias começa a fermentação. Filtre o líquido e adicione a uma pequena porção de farinha para fazer o fermento a usar no dia seguinte para a produção do pão.
- Para uso fora da época corte os medronhos e coloque-os a secar ao sol, sobre uma peneira (rede fina), durante vários dias.
- Podem ser usados medronhos congelados – quando forem necessários, 4 dias antes, adiciona-se água em pequena quantidade para iniciar a fermentação dos frutos.
Para fermentar o medronho: junte 20g de medronhos a 40ml de água e deixe fermentar.
No dia anterior ao fabrico do pão junte 20 ml da água do fermentado de medronho a 50g de farinha para fazer o fermento para o pão.
As etapas seguintes são as mesmas que se usam no fabrico do pão.