Blog

Receita de compota caseira de medronho

in Sabores
Receita de compota caseira de medronho

Os medronhos têm sabor meio farinhento e ligeiramente agridoce. São muito utilizados no fabrico de aguardente, licores e compotas.

O medronho é o fruto do medronheiro (Arbutus unedo).

Nos tempos antigos, o medronheiro estava associado à imortalidade. Mais tarde chegou mesmo a ser designado como a “árvore milagre” devido aos seus benefícios para a saúde.

Para quem gosta de medronhos não pode deixar de fazer e experimentar esta deliciosa compota caseira!

Benefícios dos medronhos

Os medronhos possuem propriedades adstringente e antissética sendo um óptimo tratamento no caso de cálculos renais e cistites.

Também são úteis na limpeza do sangue no tratamento de arteriosclerose, infecções de garganta e até em casos de diarreia.

Para saber como se fazem estes tratamentos, leia também o seguinte artigo:

Contra-indicações

Não se deve exagerar no seu consumo, pois é um pouco indigesto.

O consumo de medronhos demasiado maduros pode dar origem a ligeiras intoxicações alcoólicas e, em excesso pode danificar o fígado.

Na horta / jardim

O medronheiro é uma árvore arbustiva de crescimento lento mas muito resistente. O seu período de floração é muito longo sendo um óptimo alimento apreciado pelas abelhas. Também é uma fonte importante de alimento para aves que serão assim atraídas para o nosso quintal.

Receita de compota caseira de medronho

Compota de medronho

Ingredientes:

  • 1Kg de medronhos
  • 750g de açúcar
  • 1 pau de canela (ou 1 vagem de baunilha)

Comece por lavar muito bem os medronhos. A seguir, coloque todos os ingredientes num tacho e deixe a cozer durante 45 minutos. Retire o pau de canela (ou a vagem de baunilha) e, com uma varinha mágica, triture tudo muito bem.

Por fim, é só levar novamente ao lume até atingir o ponto espelho (ou ponto espadana) (mais ou menos 3minutos).

Deixar escorrer a calda de uma colher de pau, se cair como lâminas como espadas (espadanas) ou fitas largas, a calda atingiu o ponto espelho.

Guarde a compota dentro de frascos de vidro, previamente esterilizados, enquanto esta estiver quente. Depois distribua a compota por frasquinhos ou tigelas de vidro enquanto ainda estiver quente.

Receita de compota caseira de medronho

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *