Gosta de pão alentejano? Aqui está a receita!
Se há pão que qualquer português conhece é o Pão Alentejano.
Seja em tostas, a acompanhar a refeição, ao lanche ou ao almoço, é um símbolo de Portugal presente na generalidade das casas de norte a sul do país!
Sendo um pão relativamente fácil de fazer, talvez o segredo seja a farinha alentejana, o fermento caseiro e o forno a lenha – hoje as farinhas industriais, os fermentos congelados e os fornos eléctricos mudam e bastante o sabor do produto final.
Em primeiro lugar temos o fermento. Pode optar por comprar fermento de padeiro fresco – basta pedir nas padarias dos supermercados ou de bairro – ou pode optar por fazer o seu próprio fermento. Este fermento não é mais que massa de pão fermentada ou levedada, feita anteriormente. O mais fácil é guardar sempre um pouco da massa do pão anterior, a qual deverá aguentar bastante tempo no frigorífico – se vir que ganhou muito bolor já terá que começar outra.
Pão Alentejano
Ingredientes:
- 1kg de farinha de trigo (Tipo 65)
- 15/20g de sal
- 600 ml de água (morna)
- 50g de fermento fresco
(há quem coloque 800g de Farinha de Trigo e 200g de Sêmola de Trigo – experimente para saber qual prefere!)
Colocar a farinha num alguidar, fazer uma cova ao meio e colocar o fermento no buraco. Desfazer com a farinha. Aos poucos, misture a água morna e o sal, até que a farinha absorva totalmente a água. Misturar tudo até fazer uma bola.
Amassar, muito bem, quando começar a formar bolhas de ar bata a massa contra o alguidar diversas vezes e tape com um pano (coloque um pouco de farinha em toda a volta para evitar que a massa se cole à superfície do alguidar). Deixe a massa em repouso, crescendo em altura (não deixe num local frio).
![Gosta de pão alentejano? Aqui está a receita!](https://asenhoradomonte.com/wp-content/uploads/2016/05/2.jpg)
Imagem: Sabores de canela
Depois de levedar, junte alguma farinha q.b. para dar a forma ao pão e coloque no forno (de preferência um forno a lenha pré-aquecido). Num forno eléctrico pré-aqueça a 200 graus e coloque a 250º nos primeiros 5 minutos de cozedura. Após estes deixe 55 minutos a 200º.
Para terminar e acrescentar ao seu pão, leia também:
Aprende a fazer fermento caseiro e natural para fazer pão
Receita original e saudável de pão feito com beterraba
Aprenda a fazer manteiga de azeite
Aprenda a fazer manteiga de amêndoas de forma fácil e rápida
Bom apetite!
Grande senhora do monte, pois algem que nos tenta deixar um dos sabores inconfundiveis do nosso pão ALENTEJANO. muitos parabens, é mais uma Portuguesa genuína.
Olá Carlos, muito obrigado pelo seu comentário. A equipa d`A Senhora do Monte não poderia deixar “escapar” o tão famoso e delicioso pão alentejano.
Acompanhe também as nossas páginas de Pinterest e Instagram:
https://pt.pinterest.com/asenhoradomonte/
https://www.instagram.com/a_senhora_do_monte/
Se precisa da receita é só consultar 😉
Ai com certeza , Com certeza , é uma senhora portuguesa !
Me faz lembrar também nosso Saudoso Roberto Leal.
Ai com certeza , com certeza ! é uma senhora portuguesa.
Adorei encontrar vcs.Meus pai
s eram do Alentejo.
Obrigada por avivar a minha memória afetiva. Que saudade ver a minha mãe fazendo esse pão.
Sou do Brasil e adoro pão e estou aprendendo a fazer.
Tenho admiração por vc, pois também sou portuguesa,,meu pai nasceu em Pinhel.
Abraços
⁹⁸adoro o pão alentejano, estou em Inglaterra, sempre que vou a Portugal trago 3 pães do Alentejo, Odemira ,gostavade saber como fazer essa maravilha ,um abraço aqui de Inglaterra,