Blog

Aprende a fazer fermento caseiro e natural para fazer pão

in Sabores
Aprende a fazer fermento caseiro e natural para fazer pão

O fermento natural, também chamado de massa mãe, é um ingrediente natural que pode ter várias composições, sendo a mais tradicional a farinha com água.

Esta massa contém propriedades fermentativas o que vai ajudar a definir a estrutura e o sabor do produto final.

Os micro-organismos que se encontram na massa mãe utilizam o amido e os minerais (presentes na farinha) para fermentar, desenvolver o sabor e aumentar o volume do pão.

No antigo Egipto as receitas de massas mãe foram passando de geração em geração ao longo de milhares de anos. Esta era a principal forma de fermentação até à Idade Média, e ainda continua a ser utilizada nos dias de hoje.

Para fazer massa mãe só com água e farinha é necessário ir adicionando mais água e farinha, todos os dias, durante 5 a 10 dias.

O fermento natural (massa-mãe) melhora o sabor e o valor nutricional do pão tornando-o mais saudável pois é feito somente com ingredientes naturais!

Leiam também:

Fermento natural

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de farinha biológica (de preferência)
  • 2 colheres de sopa de água

A água utilizada deve ser sem cloro, portanto devem colocar uns 300ml de água da torneira dentro de uma taça e deixem repousar durante algumas horas para que o cloro evapore.

A farinha utilizada pode ser a que preferirem, mas claro que aconselhamos que seja biológica.

Passo 1 – Depois da água repousar, noutro recipiente coloquem 2 colheres de sopa de água e 3 colheres de sopa de farinha. Misturem muito bem durante, pelo menos, 5 minutos. É bastante importante que a massa seja mexida durante todo este tempo para captar os micro-organismos do ar que são extremamente importantes no processo de fermentação.

Ao final dos 5 minutos o preparado vai começar a criar algumas bolhinhas. Tapem o recipiente, onde se encontra a massa, com um pano de forma a deixar a massa “respirar”. A massa deverá ficar em repouso durante 24h numa zona arejada mas protegida do sol.

Passo 2 – No dia seguinte devem acrescentar à massa mais 2 colheres de sopa de água (água que esteve em repouso) e novamente a mesma quantidade de farinha. Misturem muito bem durante 5 minutos. Voltem a cobrir a mistura com o pano e deixem repousar novamente durante 24h.

Passo 3 – O procedimento do passo 2 deve ser repetido durante mais uns 5 a 6 dias. Sempre acrescentando a mesma quantidade de farinha e água e mexendo durante 5 minutos.

Aprende a fazer fermento caseiro e natural para fazer pão

Passo 4 – Após estes dias, vão notar cada vez mais bolhas na massa. Transfiram-na para dentro de um frasco de vidro e guardem-no no frigorífico.

Este fermento (massa mãe) dura uns 15 dias no frigorífico sem ser “alimentado”. Para “alimentar” o fermento, e mantê-lo vivo, basta acrescentar-lhe a mesma quantidade de água e farinha dos passos anteriores. A partir dos 15 dias o fermento deve ser “alimentado” uma vez por semana.

Caso queiram fazer um pãozinho e utilizarem o vosso fermento natural mas já há muito tempo que não o “alimentam” – devem alimentá-lo antes de o utilizar na preparação do vosso pão. A “alimentação” do fermento deve ser feita no dia anterior à confecção do pão. Após “alimentarem” o fermento deixem-no fora do frigorífico durante algumas horas.

E agora vocês perguntam, e muito bem, que quantidade utilizam deste fermento caseiro e natural?

Devem utilizar 100 a 150g de fermento natural para 500g de farinha. E depois de amassarem a massa (e não se esqueçam que devem amassá-la muito bem) deixem-na em repouso durante 8h – para a massa “levantar” (fermentar).

Leiam também:

E não se esqueçam de alimentar novamente o fermento..

Depois de utilizarem o vosso fermento devem alimentar o que sobrou. Portanto, se por exemplo tinham 150g de fermento e utilizaram 50g sobraram 100g. Ora estas 100g devem ser “alimentadas” com 50g de água e outras 50g de farinha. Por fim, voltem a guardar o fermento no frigorífico e alimentem-no semanalmente.

Aprende a fazer fermento caseiro e natural para fazer pão
2 Comments
  1. Irado vou tentar fazer pois o pão que usamos na santa ceia deve ser sem fermento químico adorei essa ideia

  2. Bom dia. Fiquei com uma dúvida : a primeira “mistura” tem 2 colheres de sopa de água e 3 de farinha. As seguintes mantêm a mesma proporção ou passamos a usar 2 colheres de água e duas de farinha? Obrigado!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *