Conheça os diversos usos das barbas de milho
Pensava que só os grãos de milho se aproveitam das espigas? As barbas de milho podem ser usadas no tratamento de vários problemas de saúde!
Se já produziu milho sabe que descascar as espigas dá bastante trabalho. E se lhe dissessemos que esse trabalho pode trazer mais “frutos” do que imagina?
Barbas de milho
As barbas de milho são uma fonte natural de vitamina K e ricas em potássio. Podem ser usadas no tratamento de certas doenças como:
- cistites
- infecções na próstata
- infecções do tracto urinário
- cálculos renais
- gota
- hiperglicémia
Ao descascar as espigas, comece por retirar as cascas e recolha as barbas do milho – os filamentos sedosos que se encontram entre a casca e os grãos de milho.
As barbas de milho podem ser usadas frescas ou secas.
Somente use espigas de milho produzidas por si e não compradas em superfícies comerciais – estas estão carregadas de pesticidas e as suas sementes são genéticamente modificadas.
Chá de barbas de milho
Para fazer chá use uma colher de sopa de barbas de milho para uma chávena de água a ferver. Deixe em repouso durante 15 minutos.
A seguir, adoce com mel puro.
Beba uma chávena de chá duas a três vezes por dia. Evite beber este chá antes de ir dormir.
Tintura de barbas de milho
Ponha 1/4 de barbas de milho num frasco de vidro previamente esterilizado. Encha o resto do frasco com aguardente ou vodka. Deixe em repouso num local fresco e escuro durante 4 a 6 semanas. Vá agitando o frasco de vez em quando.
Tome meia colher de sopa 4 vezes ao dia.
Esta tintura tem a validade de um ano.
Animais de estimação
O chá de barbas de milho também pode ser dado a animais de estimação. Faça o chá com as barbas frescas.
A dosagem é: 1/4 de chávena para 9kg do peso do animal, 2 vezes por dia.
Este tratamento não é recomendado para cadelas grávidas. Verifique com um veterinário qualificado para obter mais orientação sobre a situação particular do seu animal.
Contra-indicação:
Se for alérgico ao milho ou se estiver a tomar medicamentos diuréticos não faça estes tratamentos.
Se tem outros problemas de saúde, está grávida ou a amamentar ou tem alergias severas ao pólen não faça este tratamento com as barbas de milho.
Se gostou deste artigo sobre as barbas de milho, leia também: