Blog

Tratamentos naturais para a tosse, gripe e infecções pulmonares!

in Medicina Natural
Tratamentos naturais para a tosse, gripe e infecções pulmonares!

Antes de tomarem qualquer tipo de fármaco experimentem estes tratamentos naturais. Todos eles já eram utilizados nos tempos dos nossos avós!

Desde a antiguidade que as plantas têm sido usadas na medicina caseira. De certeza que se lembram que, durante a vossa infância, as vossas mães ou avós tentaram algumas destas soluções naturais… e também se lembram concerteza que muitas vezes funcionaram!

A verdade é que a maioria dos medicamentos sintetizados são derivados ou inspirados em compostos encontrados em plantas. A aspirina, por exemplo, é feita a partir do ácido salicílico presente no salgueiro branco, Salix Alba – uma árvore facilmente encontrada no centro e sul de Portugal. O ácido salicílico é utilizada para tratar a febre ligeira, constipações, gripes, desconforto reumático agudo e crónico, dores de cabeça e dor causada pela inflamação. O aspirina comercializada nas farmácias contém ácido acetilsalicílico que é um substituto sintético para o ácido salicílico. Mas, infelizmente e como praticamente todos os medicamentos, a aspirina tem efeitos colaterais potencialmente perigosos para tracto gastrointestinal.

A década passada testemunhou um grande aumento na aceitação e interesse público em terapias naturais, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% da população mundial depende da medicina convencional e 80% da população nos países em desenvolvimento depende quase inteiramente das práticas de medicina tradicional e herbal, como parte da sua cultura e necessidades básicas de saúde.

Exemplos de algumas plantas com efeitos expectorantes

Junte 40g de uma destas plantas secas a 1L de água a ferver. Retire do lume e deixe em repouso durante 10 minutos. Beba 4 chávenas por dia fora das refeições. Se achar necessário, adoce com mel.

Tratamentos naturais para a tosse, gripes, bronquite e infecções pulmonares

Equinácea (Echinacea purpurea)

Esta planta possui propriedades antibacterianas e anti-virais. Como tal, ajudar a prevenir infecções respiratórias superiores relacionadas com gripes e constipações.

Tratamentos naturais para a tosse, gripes, bronquite e infecções pulmonares

Chá de equinácea – coloque uma colher de sopa de equinácea seca numa chávena de água bastante quente. Deixe o chá em infusão durante 15 minutos. Coe e beba.

Em lojas de produtos naturais também consegue encontrar equinácea em forma de tintura ou cápsulas.

Contra-indicações:

  • indivíduos que tomam medicamentos imunossupressores ou que têm alergias ou asma não devem consumir esta planta;
  • mulheres grávidas ou lactantes

Tomilho (Thymus spp.)

Como já foi mencionado, esta erva aromática possui propriedades expectorantes.

As suas folhas contêm flavonóides que relaxam os músculos da garganta envolvidos na tosse e reduzem a inflamação.

Os tratamentos com tomilho são indicados em casos de tosse, tosse persistente, bronquites e infecções respiratórias superiores.

Leia também: Propriedades e indicações terapêuticas do tomilho

Tratamentos naturais para a tosse, gripe, bronquite e infecções pulmonares!

Chá de tomilho – Junte 2 colheres de chá de folhas de tomilho secas a 1 chávena de água a ferver. Deixe em infusão durante 10 minutos. Coe e beba.

Também pode optar por fazer o seu próprio xarope para a tosse e tomar uma colher de chá de 3 em 3 horas:

Contra-indicações:

  • o tomilho pode retardar a coagulação do sangue quando tomado em grandes quantidades;
  • não consuma esta planta se estiver a tomar medicamentos ou produtos naturais anti-coagulantes;
  • mulheres grávidas.

Orégãos (Origanum vulgare)

Esta planta possui propriedades antibacterianas, anti-virais e expectorantes.

Os orégãos são utilizados para ajudar a aliviar a congestão no peito, bem como os sintomas que acompanham as constipações e as gripes.

Leia também: Propriedades e indicações terapêuticas dos orégãos

O óleo de orégãos também é utilizado para ajudar a combater infecções bacterianas. Tente comprá-lo em lojas de produtos naturais. Leia também:

Chá de orégãos – Este chá pode ser feito com folhas frescas ou secas. Junte 2 colheres de chá de orégãos a uma chávena de água a ferver. Deixe em repouso durante 5 minutos. Coe e beba.

Contra-indicações:

  • não beba quantidades excessivas de chá de orégãos e também não utilize em excesso o seu óleo essencial pois pode provocar dores de estômago;
  • em casos raros algumas pessoas são alérgicas aos orégãos – se for alérgico/a a qualquer tipo de hortelã. Se você é alérgico a algum tipo de menta evite o uso desta planta.

Hortelã-pimenta (Mentha piperita)

Esta planta possui propriedades expectorantes, analgésicas e anti-inflamatórias. Ou seja, ajuda a aliviar as dores no corpo provocadas pela gripe.

O mentol presente na hortelã-pimenta acalma a garganta e actua como descongestionante ajudando a diluir e a expelir o muco.

A inalação de vapores com óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a aliviar a congestão nasal provocada por constipações e outras infecções respiratórias superiores. Também pode inalar os vapores do chá desta planta.

Tratamentos naturais para a tosse, gripes, bronquite e infecções pulmonares

Inalação de vapores – Adicione 4 ou 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta para cada 200ml de água quente. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inspire os vapores.

Chá de hortelã-pimenta – Junte uma colher de sopa de folhas de hortelã a 150ml de água a ferver. Deixe em repouso durante 10 minutos. Pode beber várias vezes ao dia, e de preferência antes de se deitar para ajudar a suar.

Contra-indicações:

  • não é recomendado o seu uso para pessoas com diabetes pois pode aumentar o risco de hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue);
  • grávidas e lactantes

Sálvia (Salvia officinalis)

Os óleos essenciais presentes na sálvia oferecem muitos benefícios para quem lida com problemas pulmonares e outras doenças respiratórias.

Desde a antiguidade que esta planta é utilizada no tratamento de tosse, constipações, sinusite, dores de garganta e problemas pulmonares.

Tanto o seu chá como o seu óleo essencial podem ser utlizados para inalação de vapores.

Leia também: Propriedades e indicações terapêuticas da sálvia

Tratamentos naturais para a tosse, gripes, bronquite e infecções pulmonares

Inalação de vapores – Adicione 3 ou 4 gotas de óleo essencial de sálvia para cada 150ml de água quente. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inspire os vapores durante alguns minutos.

Chá de sálvia – Junte uma colher de sobremesa de folhas de sálvia a 1 chávena de água a ferver. Deixe em repouso durante 10 minutos. Coe e beba.

Agriões

Os agriões são muito usados contra problemas respiratórios. Beber sumo de agrião com mel é um tratamento muito eficaz contra a bronquite.

Leia também: Propriedades e indicações terapêuticas dos agriões

Faça um xarope expectorante de agriões e mel para combater a tosse. Deve tomar uma colher de chá de 30 em 30min até a tosse acalmar, depois tome a mesma dosagem mas de 2 em 2h. Leia também:

Cenoura

A cenoura é muito utilizada no tratamento de doenças pulmonares e respiratórias, sendo este xarope caseiro indicado para gripes e constipações.

Tratamentos naturais para a tosse, gripe, bronquite e infecções pulmonares!

Tal como a hortaliça, a cenoura também possui função expectorante daí ser muito eficaz no tratamento da tosse. A toma deste xarope também irá ajudar a descongestionar as vias respiratórias.

Faça o seu próprio xarope de cenoura. Adultos devem tomar 2 colheres de sopa três vezes por dia e as crianças 1 colher de sopa três vezes por dia. Leia também:

Tratamentos naturais para a tosse, gripe e infecções pulmonares!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *