Blog

Dicas naturais para o equilíbrio das hormonas femininas

in Medicina Natural
Dicas naturais para o equilíbrio das hormonas femininas

Aprenda algumas dicas para ajudar a equilibrar as hormonas femininas!

O equilíbrio hormonal é fundamental para manter o organismo saudável e evitar diversos problemas de saúde.

Saber o que cada hormona faz ajuda a identificar o que pode estar a faltar ao seu organismo, facilitando o processo de normalização das funções hormonais. Se um desequilíbrio hormonal pode trazer problemas, ao normalizar os níveis hormonais poderá encontrar a resposta para alguns sintomas que sente mas não compreende a causa.

Dicas naturais para o equilíbrio das hormonas femininas

Hormonas presentes no corpo de uma mulher:

  • Estrogénio: A hormona sexual feminina primária. Acelera o metabolismo, aumenta os depósitos de gordura, reduz a massa muscular, aumenta a libido e contribui para o aumento e formação do útero.
    • A deficiência de estrogênio pode causar menstruações irregulares ou mesmo falta de menstruação, mudanças repentinas de humor, falta de apetite sexual, impossibilidade de gravidez e até a menopausa precoce.
  • Progesterona: chamada a “hormona da gravidez”, é responsável pela preparação do útero para fecundação e pela diminuição da resposta imunológica: processos que fazem com que o corpo aceite uma gravidez. A diminuição da progesterona depois da gravidez é esperada, pois isso ajuda no parto e também na produção de leite.
    • A deficiência de progesterona é primariamente identificada por períodos menstruais pesados e irregulares e pela dificuldade em engravidar. Provoca também o aumento de peso no tronco, fortes sintomas pré-menstruais e fadiga elevada.
  • Testosterona: Conhecida por ser a hormona sexual masculina primária também é encontrada no corpo feminino. Nas mulheres, ela contribui para a libido e é responsável por muitas das mudanças durante a puberdade, incluindo acne, mudanças do tom de voz e a conclusão do ciclo de crescimento.
    • A deficiência de testosterona nas mulheres é comumente identificada por: falta de libido, pele anormalmente seca, e cabelos cada vez mais quebradiços.
  • Prolactina: Apesar de possuir uma grande variedade de efeitos, ela é a principal hormona responsável por estimular as glândulas mamárias de forma a acionar a lactação. Esta hormona também ajuda no desenvolvimento do feto durante a gravidez.
    • A deficiência em prolactina é caracterizada por lactação inadequada, desordens menstruais, puberdade atrasada, perda de cabelo e fadiga. É mais comumente diagnosticada após períodos de gravidez.

Dicas naturais para o equilíbrio das hormonas femininas

Equilíbrio hormonal feminino

Tenha atenção à sua dieta e faça exercício físico!

Exercícios aeróbicos ajudam a libertar compostos químicos que melhoram o humor, o que pode ajudar a controlar as mudanças comportamentais causadas pela falta ou excesso de hormonas.

Em geral, uma dieta equilibrada proporciona enormes benefícios, e também ajuda a manter correctos níveis hormonais. Há algumas dietas específicas que podem melhorar ainda mais seus níveis hormonais:

  • O zinco é conhecido por ajudar na produção de testosterona. Opte por alimentos ricos neste mineral, como chocolate preto, amendoins e carnes, entre outros.
  • As gorduras ômega-3 criam membranas celulares saudáveis, permitindo que as hormonas sejam bem absorvidas pelo organismo. Alguns alimentos que deve consumir são ovos, nozes e diversos tipos de peixes e animais marinhos, como sardinhas, trutas, salmão, atum e ostras (as ostras são também ricas em zinco).
  • Alimentos ricos em fibras, o que inclui grãos integrais, frutas secas e vegetais crus. A fibra renova o estrogénio, o que leva a um equilíbrio melhor.
  • Evite cafeína e álcool. Estudos sugerem que o uso excessivo de qualquer um dos dois também contribui para o desequilíbrio hormonal pré-menstrual.

Plantas que beneficiam a normalização hormonal:

1. CÚRCUMA

A cúrcuma ou açafrão-da-terra (Curcuma longa, nome científico) é um tempero que não pode faltar na mesa de ninguém, especialmente as mulheres.

Ela actua como um anti-inflamatório natural, antisséptico, antioxidante e antibacteriana e, por isso, previne e combate inflamações e doenças em todo o aparelho feminino.

Dicas naturais para o equilíbrio das hormonas femininas

2. CHÁ VERDE

Estudos indicam que o chá verde previne alguns tipos de cancro, pelo que deve consumir chá verde para prevenir especialmente o cancro de mama. Outro grande benefício do chá verde é a sua capacidade de ajudar a controlar o peso (reduz o apetite), acelera o metabolismo do corpo e ajuda a oxidar a gordura corporal mais rapidamente.

3. GENGIBRE

É uma planta que dispensa apresentações, dado os seus extensos conhecidos benefícios. Além de afrodisíaco, é eficaz para situações de enjoo (óptimo no caso de gravidez), alivia a dor, e também beneficia a normalização hormonal.

4. LINHAÇA

A linhaça, rica em fibras, ajuda a normalizar o funcionamento do intestino. Além disso,  é excelente para lidar com problemas femininos como TPM ou sintomas da menopausa. A linhaça é fonte de ômega 3, ômega 6, antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais. A linhaça é também rica em fitoesterol, que possui ação similar ao estrogénio no organismo.

Dicas naturais para o equilíbrio das hormonas femininas

5. ÓLEO ESSENCIAL DE SÁLVIA

O óleo essencial de sálvia é um bom remédio para ajudar no equilíbrio hormonal e aliviar as ondas de calor da menopausa, devido às suas propriedades estrogênicas. A melhor forma de utilizá-lo é através da inalação, mas também pode diluir num óleo de massagem, de amêndoas por exemplo, e massajar a barriga.

6. GINSENG

O ginseng estimula as glândulas supra-renais e pode contribuir para a melhora nos sintomas da menopausa. É possível encontrá-lo em lojas de produtos naturais de diferentes formas, como chá ou cápsulas.

Dicas naturais para o equilíbrio das hormonas femininas

Remédios caseiros para equilíbrio hormonal

1. Sumo de cenoura e couve-flor

Ingredientes:

  • 150 g de couve-flor
  • 2 cenouras
  • ½ xícara de salsa

Preparação:

Lave bem as cenouras e a couve-flor. Corte em pedaços, adicione a salsa e passe numa trituradora. Beba este sumo sempre no início do dia para potencializar seu efeito!

A couve-flor é ótima para melhorar o equilíbrio hormonal por ser rica em vitamina B3, que ajuda nos neurotransmissores do cérebro.

Dicas naturais para o equilíbrio das hormonas femininas

2. Sumo de pêra e kiwi

Ingredientes:

  • 2 kiwis
  • 2 pêras

Preparação:

Lave bem as frutas, descasque e corte aos pedaços, e triture tudo. Após retirado da trituradora deve ser bem misturado, até que fique homogéneo. Recomenda-se o consumo de pelo menos três copos semanalmente.

Dicas naturais para o equilíbrio das hormonas femininas

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *