Blog

Aprenda a fazer detergente para lavar a loiça com ingredientes naturais

in Soluções para casa
Aprenda a fazer detergente para lavar a loiça com ingredientes naturais

Fazer o seu próprio detergente para lavar a loiça não só irá poupar dinheiro como vai contribuir para um planeta mais saudável!

Infelizmente os detergentes convencionais estão repletos de químicos prejudiciais para a nossa saúde como também contribuem para a poluição das águas. Por isso, é tão importante que comecem a optar por produtos naturais e amigos do ambiente.

Há vários anos que só utilizamos produtos de limpeza feitos por nós. Tudo isto começou quando um de nós começou a criar uma alergia nas mãos. Ao final de algum tempo conseguimos perceber que esta alergia se devia ao detergente de loiça que usávamos.

Estas alergias são bastante comuns, conhecemos mais pessoas que se queixaram do mesmo problema..

Portanto, e desde então, nunca mais voltámos a comprar detergentes convencionais. Chegámos a experimentar algumas marcas de detergentes lava-loiça ecológicos e naturais, mas nunca ficámos satisfeitos com nenhum. Daí termos resolvido tentar criar uma receita que nos agradasse.

Aprenda a fazer detergente para lavar a loiça com ingredientes naturais

Um dos problemas dos detergentes de loiça caseiros é que estes não fazem espuma. Apesar de sabermos que a presença de espuma não é equivalente a limpeza, sem dúvida que é algo que sempre nos incomodou – dado estarmos bastante habituados à suposta “perfeição” dos produtos convencionais.

Há muitos anos que temos testado variadas receitas de detergentes caseiros. Mas com esta conseguimos finalmente ficar satisfeitos em todos os aspectos. Conseguimos encontrar uma forma de criar um detergente ecológico, bastante eficaz em termos de limpeza, barato e que também cria aquela espuma a que tanto estávamos habituados.

Este detergente é bastante fácil e rápido de fazer, demora apenas 10 minutos e só precisam de 6 ingredientes: água, sabão azul e branco ou sabão de coco, sabão líquido natural, glicerina, bicarbonato de sódio e um óleo essencial. Se optarem por utilizar o sabão azul e branco o detergente será azulado, se optarem pelo sabão de coco o detergente será amarelo.

O sabão líquido natural e os óleos essenciais conseguem encontrar à venda em lojas de produtos naturais. A glicerina, o bicarbonato e o carbonato de sódio conseguem encontrar em drogarias. O sabão de coco tanto consegue encontrar em supermercados, como em drogarias e lojas de produtos naturais!

Se for como nós e tiver sempre sabão azul aprenda as diversas utilidades que este produto nos pode trazer:

Quanto ao bicarbonato, este é um produto que deve estar presente em todas os lares! Leia também:

Detergente lava-loiça

Ingredientes:

  • 2 chávenas de água
  • 50g de sabão azul ou sabão de coco
  • 1/4 de chávena de sabão líquido natural (opcional)
  • 1 colher de sopa de glicerina vegetal líquida
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio ou carbonato de sódio
  • 30 gotas de óleo essencial de limão ou bergamota
  • frasco dispensador

Com a ajuda de um ralador, transforme o sabão em raspas – desta forma irá dissolver-se na água mais facilmente.

Ponha a água ao lume e quando esta estiver quente junte-lhe as raspas de sabão. Vá mexendo até que o sabão se dissolva por completo.

A seguir, junte o sabão líquido, a glicerina e o bicarbonato. Mexa bem e retire do lume. Deixe arrefecer.

Assim que a mistura tiver arrefecido por completo junte o óleo essencial.

Mexa e transfira o detergente para o frasco dispensador.

O frasco dispensador ajuda a que o detergente faça ainda mais espuma.

Dica: Quando os sabões ou sabonetes já estiverem com um tamanho bastante reduzido, guarde os pedaços e aproveite os restos para incluir nesta receita de detergente lava-loiça! Lembre-se que tudo se aproveita!!!

Com esta receita resolvemos também tentar encontrar uma solução versão sólida que mantivesse as mesmas propriedades e que também evitasse o aparecimento de alergias. Mais uma vez ficámos bastante satisfeitos com o resultado.

Se tem preocupações com o meio ambiente e quer contribuir para um mundo mais verde e ecológico, compre os nossos livros:

Aprenda a fazer detergente para lavar a loiça com ingredientes naturais

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *