Blog

Aprenda a fazer detergente de loiça sólido amigo do ambiente

in Soluções para casa
Aprenda a fazer detergente de loiça sólido amigo do ambiente

Fazer o seu próprio detergente para lavar a loiça não só irá poupar dinheiro como vai contribuir para um planeta mais saudável!

Já pensou em substituir o seu detergente líquido de loiça por um sólido?

As vantagens são praticamente as mesmas e a opção sólida nada mais é que um sabão em barra, eficiente e bastante mais ecológico.

O detergente sólido é fácil de usar, é suave para a pele, não é tóxico e não contém nenhuma embalagem de plástico.

Este detergente, ao contrário de muitos detergentes naturais faz espuma. Apesar de sabermos que a presença de espuma não é equivalente a limpeza!

Desde que mudámos para o campo que testamos várias receitas de detergentes caseiros. Isto porque um de nós começou a criar uma alergia nas mãos derivada ao detergente de loiça que usávamos (convencional). Estas alergias são bastante comuns, mais do que possam imaginar!

Após vários testes conseguimos, inclusivamente, criar uma receita de detergente líquido, ecológica, bastante eficaz em termos de limpeza, barata e que também cria aquela espuma a que tanto estamos habituados com os produtos convencionais. Para aprender a fazê-la, leia também:

Com esta receita resolvemos também tentar encontrar uma solução versão sólida que mantivesse as mesmas propriedades e que também evitasse o aparecimento de alergias. Mais uma vez ficámos bastante satisfeitos com o resultado.

Se não tiver muito jeito para fazer sabonetes, pode sempre optar por utilizar o famoso sabão azul e branco (Offenbach) ou o sabão de Marselha.

A princípio pode parecer-lhe estranho, pois não está habituado/a. Mas, ao final de 2 dias, temos a certeza de que ficará totalmente rendido/a.

Aprenda a fazer detergente de loiça sólido amigo do ambiente

Detergente lava-loiça sólido

Ingredientes:

  • 330ml de água destilada
  • 140g de soda caústica
  • 830ml de óleo de coco
  • 30ml de óleo essencial de alfazema (ou um cítrico)
  • forma de silicone rectangular

Numa taça de vidro coloque a água e depois adicione cuidadosamente a soda caústica. Com uma colher de madeira, mexa. Deixe em repouso durante 30 minutos.

Observação: A soda caústica deve ser manuseada sempre com luvas e uma máscara. Quando a misturar à água, esta vai aquecer e criar uma reacção que liberta gases tóxicos. Este processo deve ser feito num local bem ventilado ou idealmente no exterior. Evite respirar os gases.

Após o tempo indicado, aqueça o óleo de coco a 90/100ºC e adicione a mistura anterior. Tenha em atenção que a mistura estará bastante quente.

Com a varinha mágica, mexa bem até começar a ganhar uma consistência mais homogénea e pastosa. Termine adicionando o óleo essencial escolhido, mexa novamente, e está pronto.

Coloque a mistura numa forma de silicone rectangular e deixe secar durante 1 mês. Passado esse tempo, retire a barra e corte-a no tamanho pretendido.

Aprenda a fazer detergente de loiça sólido amigo do ambiente

Dica: Quando terminar de lavar a loiça, retire toda a água que possa ter acumulado no recipiente onde mantém o seu detergente sólido. Desta forma irá prolongar a vida útil do sabão (tal como faz com os sabonetes nas saboneteiras).

Os detergentes convencionais estão repletos de químicos prejudiciais para a nossa saúde como também contribuem para a poluição das águas. Opte por produtos naturais, seguros para a sua saúde e para o meio ambiente.

Se gosta de fazer os seus próprios detergentes, leia também:

Pode encontrar esta e outras receitas nos nossos livros! Se tem preocupações com o meio ambiente e quer contribuir para um mundo mais verde e ecológico, compre:

Aprenda a fazer detergente de loiça sólido amigo do ambiente

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *