Blog

Aprende a fazer óleo de alfazema para tratamentos naturais

em Beleza e bem-estar, Medicina Natural
Aprende a fazer óleo de alfazema para tratamentos naturais

O óleo de alfazema é um óleo delicado e perfumado, fácil de fazer e com imensas utilidades e benefícios para a nossa saúde!

Tenha em atenção que este óleo não é um óleo essencial. A receita que partilhamos neste artigo trata-se de um óleo de infusão não sendo tão concentrado e pode ser utilizado directamente na pele. Pode inclusivamente aproveitar as flores e folhas que tiver no seu jardim.

Para fazer óleo essencial de alfazema necessita fazer um grande investimento em equipamento de destilação e teria de ter uma quantidade muito grande da planta. O óleo essencial de alfazema envolve a extracção dos óleos presentes nas flores através de destilação a vapor. Normalmente este processo é feito a nível industrial. Embora já existam kits à venda, trata-se de um processo que requer bastante cuidado (devido à combinação de calor e pressão), preparação completa e uma dose considerável de paciência.

O óleo de alfazema é muito fácil de fazer. Bastam dois ingredientes: alfazema e um óleo base.

Aprende a fazer óleo de alfazema para tratamentos naturais

Quanto à alfazema pode utilizar qualquer espécie pois existem várias: (Lavandula angustifolia, Lavandula stoechas, Lavandula latifolia, Lavandula dentata, etc..). Se quiser saber mais sobre esta planta, leia também:

Como óleo base pode utilizar óleo de amêndoas doces, óleo de argão, azeite, óleo de coco, óleo de graínha de uvas, óleo de jojoba, etc.

O óleo de amêndoas doces e o de argão são excelentes para quem tem a pele seca.

O óleo de graínha de uva e o óleo de jojoba são óleos mais leves e não são tão gordurosos. Estes são mais indicados para peles oleosas.

Use flores ou folhas secas de alfazema para fazer este óleo – assim irá evitar que o mesmo ganhe bolor.

Também pode usar chá de flores de alfazema que consegue comprar em qualquer ervanária ou em supermercados.

Este óleo pode ser utilizado em produtos de beleza e até como tratamento natural.

Aprende a fazer óleo de alfazema para tratamentos naturais

Óleo de alfazema

Ingredientes:

  • flores ou folhas de alfazema secas
  • óleo base
  • 1 frasco de vidro esterilizado
  • 1 pano fino

Basta colocar as flores ou folhas dentro de um frasquinho e juntar o óleo base que escolheu de forma a que as partes da planta fiquem totalmente cobertas.

Tape o frasco e coloque-o ao sol durante 2 a 3 semanas. Vá agitando de 2 em 2 dias.

Depois, com a ajuda de um pano fino, coe o preparado. Guarde o óleo e as partes das plantas podem ser reutilizadas para colocar na água do banho ou para fazer um esfoliante caseiro.

Validade: a validade deste preparado será a mesma validade do óleo base que utilizou nesta receita.

Aprende a fazer óleo de alfazema para tratamentos naturais

Utilidades do óleo de alfazema

  1. Óleo hidratante corporal: Para além de poder usar óleo de alfazema no rosto também pode utilizá-lo noutras partes do corpo de forma a hidratar e dar brilho à sua pele.
  2. Desmaquilhante: Este óleo é um óptimo removedor de maquilhagem. Remove a sujidade e todas as impurezas enquanto acalma a pele, vermelhidão, infecções e até combate a acne. Evite o contacto com áreas sensíveis à volta dos olhos.
  3. Cabelos: Este óleo ajuda a amacia, hidrata e engrossa o cabelo. A alfazema também estimula o crescimento do cabelo. Neste caso aconselhamos a utilizar como óleo base o azeite, o óleo de coco ou o óleo de argão. Aplique uma camada uniforme no cabelo massaje o couro cabeludo. Enrole o cabelo numa toalha e deixe em repouso durante 30 a 60 minutos. Depois basta lavar o cabelo com champô. Esta hidratação caseira deve ser feita ocasionalmente e não todos os dias.
  4. Óleo de massagem: Pode ser utilizado enquanto está a massajar alguma parte dolorida do seu corpo. Também pode utilizá-lo para massajar a planta dos pés – isto irá ajudar a induzir o sono.
  5. Ingrediente para produtos indicados para a pele: Pode usar este óleo na confecção de cremes hidratantes para aumentar as suas propriedades terapêuticas, em pomadas caseiras, sabonetes, etc.
  6. Tratamentos naturais – Dadas as suas propriedades calmantes, também pode aplicar o óleo no pescoço, nos pulsos e nas têmporas para ajudar a relaxar e a adormecer com mais facilidade. Este óleo também pode ser aplicado directamente em caso de:
    • queimaduras solares,
    • picadas de insectos,
    • arranhões,
    • erupções cutâneas,
    • cicatrizes,
    • eczemas.

Se gostou deste artigo não se esqueça de o partilhar com os seus amigos e familiares. E se adora tratamentos naturais e outras soluções naturais feitas com alfazema, leia também:

Aprende a fazer óleo de alfazema para tratamentos naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *