Blog

Aprenda como deve plantar alfazema em canteiros ou vasos

in Jardim/Horta
Aprenda como deve plantar alfazema em canteiros ou vasos

A alfazema é uma erva aromática muito fácil de cultivar e que tem diversas utilidades na nossa vida diária!

A alfazema é uma planta de aroma perfumado que pertence ao género Lavandula. Mas existem várias espécies de alfazemas: Lavandula officinalis, Lavandula dentata, Lavandula stoechas, Lavandula pedunculata, etc. Por este motivo são também popularmente apelidadas por “lavandas”.

São plantas de fácil manutenção sendo totalmente adequadas em ambientes paisagísticos.

Pode ser utilizada em diversos tratamentos naturais bem como na confecção de produtos de beleza e de limpeza da casa, leia também:

Como plantar alfazema

Cultivar alfazemas é uma tarefa bastante fácil desde que lhe dê o que elas necessitam.

Sementeira / plantação

As sementes devem ser colocadas sobre solo arenoso e levemente cobertas com uma camada de perlita. Mas como as sementes demoram bastante tempo a germinar ( 2 a 3 semanas) o melhor é comprar mudas da planta.

Como a alfazema é nativa de regiões áridas não tolera condições húmidas ou excessivamente húmidas. Tenha em atenção ao local definitivo onde as vai plantar ou onde vai colocar os seus vasos.

Uma drenagem adequada e um espaçamento adequado entre plantas é o suficiente para garantir uma boa circulação de ar – reduzindo as hipóteses da planta desenvolver podridão radicular.

Escolha um vasos não demasiadamente grandes, apenas alguns centímetros maior do que a raiz da planta ( vasos com pelo menos 30 cm de diâmetro) – a alfazema gosta de espaços apertados e o excesso de solo pode facilmente ficar muito húmido.

Certifique-se de que os vasos possuem os orifícios de drenagem amplos e desimpedidos. Se o vaso tiver apenas 3 ou 4 orifícios faça mais alguns.

Se mantiver os vasos dentro de casa opte pelas variedades: Lavandula dentata, Lavandula multifida ou Lavandula canariensis.

Esta é também uma planta que ajuda a atrair insectos polinizadores para a sua horta / jardim!

Aprenda como deve plantar alfazema em canteiros ou vasos

Temperatura e luz

Desenvolve-se bem em condições quentes e ensolaradas. Necessita de, pelo menos, oito horas de sol por dia.

Muitas variedades não sobrevivem a invernos intensos. Quando as temperaturas começarem a cair traga os vasos para dentro de casa e coloque-os numa janela que receba sol.

Se mantiver os vasos dentro de casa ou numa varanda certifique-se de que as plantas recebem bastante luz e temperaturas amenas.

Tipo de solo

Esta planta gosta de solos soltos, alcalinos, bem drenados. Se forem ricos em matéria orgânica estimulam uma maior produção dos seus óleos vegetais aumentando a fragrância da planta.

Para tornar o solo mais alcalino pode juntar cascas de ovos todos os meses ou um pouco de cal.

Regas

Não se esqueça, as alfazemas necessitam de água mas não gostam de humidade!

Embora devam ser regadas regularmente desde o início, as plantas estabelecidas precisam de pouca água pois são extremamente tolerantes à seca.

Regue apenas quando as plantas estiverem significativamente secas.

Propagação

A sua propagação dá-se através de sementes ou estacas.

As estacas devem ser retiradas das plantas logo abaixo de um nó (onde um conjunto de folhas se junta ao caule). Pode colocar as estacas num copo com água até ganharem raízes. Para acelerar o enraízamento, leia também:

Se optou por utilizar a nossa receita de enraízador, a seguir deve colocar as mudas em solo arenoso, quente e húmido.

Manutenção e fertilização

Uma vez estabelecidas, as alfazemas requerem poucos cuidados.

Pode utilizar casca de ovos para melhorar a fertilidade do solo e evitar que este acidifique. Leia também:

Podas regulares não só mantêm as plantas com uma boa aparência mas também ajudam a estimular um novo crescimento. Variedades de porte grande podem ser podadas até cerca de 1/3 da sua altura total.

Colheita

Geralmente as alfazemas demoram até um ano ou mais antes de estarem prontas para a colheita. No entanto, assim que estiverem prontas, colha-as no início do dia colhendo também os botões das flores que ainda não estão totalmente abertos.

Junte as plantas e pendure-as de cabeça para baixo numa zona seca e escura durante 1 a 2 semanas.

Aprenda como deve plantar alfazema em canteiros ou vasos

Pragas e doenças

Não é uma planta susceptível a ataques de pragas. Mas se for regada em excesso as suas raízes irão criar fungos e acabarão por apodrecer.

Plantas companheiras

Couves, brócolos, árvores de fruto, gazanias e equináceas.

Aprenda como deve plantar alfazema em canteiros ou vasos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *