Blog

6 Tipos de cogumelos importantes para a nossa saúde

in Medicina Natural
6 Tipos de cogumelos importantes para a nossa saúde

Normalmente utilizamos os cogumelos em culinária, desconhecendo as suas propriedades medicinais para o nosso organismo.

Na antiguidade os cogumelos já eram utilizados como remédio natural, mas a sua popularidade diminuiu com o passar dos anos.

Das imensas variedades de cogumelos existentes no planeta, estes são possivelmente os mais importantes dados os seus benefícios para a nossa saúde.

6 Tipos de cogumelos importantes para a nossa saúde

Cogumelos medicinais

1. Chaga (Inonotus Obliquus)

Considerado o rei dos cogumelos devido às suas potentes propriedades medicinais.

É um fungo lenhoso que estimula o sistema imunitário e promove a saúde em geral. Ajuda no tratamento de problemas de estômago como gastrites e úlceras, reduz o colesterol e a pressão arterial. É também conhecido pelo seu efeito relaxante.

Onde comprar —> Celeiro, Ervanário portuense, BioSamara

6 Tipos de cogumelos importantes para a nossa saúde
Cogumelo Chaga

2. Reishi (Ganoderma lucidum)

Este cogumelo é também conhecido como o “Cogumelo da Imortalidade”. E se o cogumelo chaga é o rei dos fungos, este é sem dúvida a raínha!

Trata-se de um cogumelo adaptogénico que aumenta os níveis de energia e ajuda no tratamento de inflamações, danificação de tecidos celulares, alergias, desequilíbrios hormonais e até cancro.

Acredita-se que este cogumelo ajude a manter algumas doenças auto-imunes sob controle, como é o caso da artrite reumatóide, esclerose múltipla, lúpus eritematoso sistémico e outras doenças inflamatórias ou condições relacionadas com o stress.

Onde comprar —> Celeiro, Iswari, Prozis

6 Tipos de cogumelos importantes para a nossa saúde
Cogumelo Reishi

3. Shitake (Lentinula edodes)

Estes cogumelos são bastante comuns no nosso dia-a-dia pois já existem à venda em vários supermercados e hipermercados. Para quem ainda não encontrou decerto que já os provou quando foi comer a um restaurante chinês ou japonês.

Ajudam a baixar a pressão arterial combatendo problemas cardiovasculares e também ajudam a controlar os níveis de colesterol.

Activam o sistema imunitário, combatem células cancerígenas, fornecem energia ao organismo, combatem inflamações e promovem a saúde da pele e dos cabelos.

Onde comprar —> supermercados, hipermercados, Prozis, Celeiro, O sítio dos cogumelos, Reforma agrária

6 Tipos de cogumelos importantes para a nossa saúde
Cogumelos shitake

4. Lion`s mane (Hericium erinaceus)

Este cogumelo é popularmente conhecido como cogumelo pompom ou juba-de-leão devido ao seu aspecto e é considerado o “Cogumelo da Inteligência“.

Rico em antioxidantes, ajuda a estimular o sistema imunitário.

Contém compostos activos que estimulam a produção do Factor de Crescimento Nervoso (NGF) – este factor está envolvido no crescimento, manutenção e sobrevivência dos neurónios. Também desempenha um papel crítico no suporte do sistema imunológico e na aceleração da cicatrização de feridas.

Melhora a função cerebral, impulsiona a cognição e a memória, ajuda na concentração e previne probelmas como o Alzheimer.

Tem um sabor parecido com marisco.

Onde comprar —> BioSamara, Nutribio

6 Tipos de cogumelos importantes para a nossa saúde
Cogumelo juba-de-leão

5. Cordyceps (Cordyceps sinensis / Ophiocordyceps sinensis)

Existem mais de 600 espécies deste tipo de cogumelos.

São diferentes dos outros cogumelos na medida em que necessitam de um hospedeiro animal e não vegetal. Estes cogumelos crescem a partir de larvas de insectos e parecem caules finos que se projectam para fora do corpo do hospedeiro.

Herbalistas chineses utilizam tanto corpo do insecto como o cogumelo mas é possível separá-los.

Possui propriedades imunomoduladoras, anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais, antifúngicas e combatem infecções causadas por protozoários.

Estes cogumelos aumentam o trifosfato de adenosina, logo aumentam a energia muscular tornando possível praticar exercício durante mais tempo. Contêm antioxidantes que previnem o envelhecimento, reduzem inflamações, contribuem para a saúde do coração, estabilizam os níveis de açúcar em doentes com diabetes tipo II e também podem ser usados como intensificador natural do desejo sexual.

Estudos laboratoriais demonstraram que estes cogumelos podem ajudar a interromper o crescimento de células cancerígenas.

Onde comprar —> Prozis, BioSamara, Celeiro Integral

6 Tipos de cogumelos importantes para a nossa saúde
Cogumelo Cordyceps

6. Turkey tail (Trametes versicolor / Coriolus versicolor)

Este cogumelo é vulgarmente conhecido por “Cogumelo cauda-de-perú“.

Fortalecem o sistema imunitário e amenizam os efeitos dos vírus. Algumas pessoas também os usam no tratamento de cancro. Como existem relatos de que são eficazes, empresas farmacêuticas estão a desenvolver estudos para a possibilidade de usá-lo em tratamentos cancerígenos.

Onde comprar —> Naturitas

6 Tipos de cogumelos importantes para a nossa saúde
Cogumelo cauda-de-perú

Se gostou deste artigo partilhe-o com os seus amigos e familiares, e aproveite para ler também —> Cogumelos comestíveis

6 Tipos de cogumelos importantes para a nossa saúde

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.