Blog

Receita de massa de alho caseira – tempero natural

in Sabores
Receita de massa de alho caseira - tempero natural

Gostava de aprender a fazer massa de alho caseira, sem qualquer tipo de aditivos nem conservantes e aprender a conservá-la?

Haverá alguém que não adore um belo churrasco? Cá por casa somos fãs, mas só gostamos de utilizar temperos e molhos naturais e caseiros.

A massa de alho fresca e caseira é fácil de preparar e irá ajudar a diminuir o tempo que passa na cozinha. Desta forma vai deixar de parte a tarefa inglória de descascar e picar dentes de alho. Já para não falar do cheiro que fica nas mãos.

Este tempero natural é ideal para todo o tipo de marinadas, carnes, grelhados, assados e guisados.

Vantagens:

  • tem um sabor e aroma mais intenso e verdadeiro
  • é mais barata que a massa de alho comprada na loja
  • rende muito mais quantidade
  • é mais saudável pois não contém nenhum conservante artificial

Claro está que se fizer esta massa com alhos plantados por si irá ter um sabor muito mais especial e outro tipo de qualidade no resultado final. Leia também:

Massa de alho caseira

Ingredientes:

  • 500g de dentes de alho
  • 4 colheres de sopa de azeite

Comece por esmagar os dentes de alho com uma faca, descasque-os e coloque-os dentro de um liquidificador. Junte o azeite e triture muito bem.

Transferir a massa de alho para um frasco de vidro. Cobrir a massa com uma fina camada de azeite. Guardar o frasco no frigorífico durante 2 semanas.

Receita de massa de alho caseira - tempero natural

Dica: Pasta de alho e gengibre – Se gostar de pratos culinários com um toque especial, também pode acrescentar gengibre. Basta juntar quantidades iguais de gengibre e alho no liquidificador.

Para armazenar durante mais tempo, congele a massa em cuvetes de gelo ou sacos de plásticos seláveis e reutilizáveis durante 3 a 4 meses. Após a massa congelar na cuvetes, basta retirar os cubos e guardar dentro de um saco no congelador.

Receita de massa de alho caseira - tempero natural

Quanto ao saco selável, basta enchê-lo com a massa de alho e achatá-lo. Esta técnica ajuda a poupar espaço. Depois da massa congelada basta quebrar a quantidade necessária.

Dica: Se congelar a massa de alho, não necessita juntar o azeite. Se tiver dificuldade em triturar o alho basta juntar 2 colheres de sopa de água.

Se gosta de fazer os seus próprios molhos e temperos, leia também:

Como fazer pesto caseiro

Como fazer pesto caseiro

Receita de massa de alho caseira - tempero natural

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *