Blog

Tratamentos naturais para pernas cansadas e inflamadas

in Medicina Natural
Tratamentos naturais para pernas cansadas e inflamadas

Já alguma vez sentiu um inchaço nas pernas depois de passar muito tempo sentado ou de pé? Este artigo é para si!

A inflamação das pernas é uma ocorrência bastante típica. Embora ocorra frequentemente após uma utilização prolongada das pernas, normalmente desaparece por si só. Por vezes o inchaço é acompanhado de dor aguda e para além de não ser somente desconfortável também pode ser indicativo de problemas de saúde subjacentes.

Causas das pernas cansadas e inflamadas

Qualquer pessoa pode sentir inchaço nas pernas em qualquer altura devido a uma variedade de causas.

Para evitar o inchaço, evite actividades que exijam estar sentado ou de pé durante muito tempo. Desenvolva a rotina de descansar e levantar as pernas sempre que puder.

A inflamação das pernas também pode ser evitada seguindo uma dieta equilibrada, fazendo exercícios, bebendo bastante água e consumindo menos sal. Uma massagem leve com óleos essenciais como óleo de rícino, melaleuca (tea-tree) e óleo de zimbro também pode ser benéfica. Leia também:

Antes de utilizar qualquer tratamento herbal que possa entrar em conflito com os seus medicamentos ou problemas de saúde já existentes, fale com o seu médico.

O edema periférico (pernas inchadas) é causado por uma acumulação de líquido nas pernas. As mãos também podem ser afectadas ocasionalmente. O edema é caracterizado por uma pele esticada e inchada, pernas dolorosamente inchadas e covinhas à superfície. A retenção de líquidos é uma das razões mais óbvias.

A obesidade ou um estilo de vida inactivo provocam uma diminuição da circulação sanguínea. O inchaço pode ser provocado pela acumulação de líquidos nos tecidos. Por esta razão, é crucial fazer um esforço para atingir um peso saudável através do exercício e de uma dieta equilibrada. O inchaço das pernas é outro sintoma de estar de pé ou sentado durante muito tempo. Isto deve-se ao facto de os líquidos serem arrastados pela gravidade para as pernas e pés.

A inflamação das pernas pode, por vezes, também estar associada a lesões nas articulações e nos tecidos das pernas. As pessoas que sofrem de osteoartrite e artrite reumatoide estão cientes da dor intensa que estas condições podem provocar.

A inflamação das pernas também pode resultar de uma entorse, bursite, fractura do pé ou ruptura de ligamentos.

A cirrose, a insuficiência cardíaca e a insuficiência renal são algumas das doenças que podem estar relacionadas com as pernas inchadas que requerem atenção médica. Outros motivos potenciais incluem tromboflebite, síndrome nefrótica e trombose venosa profunda.

É importante consultar o seu médico se tiver um inchaço recorrente e prolongado nas pernas, juntamente com outros sintomas. Para determinar a razão da inflamação nas pernas, o médico pode efectuar testes e fornecer o tratamento adequado.

Tratamentos naturais para as pernas cansadas e inflamadas

Felizmente, a natureza oferece uma série de ingredientes poderosos que podem ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço de forma natural, proporcionando um alívio eficaz e suave.

Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria amplamente conhecida pelos seus poderes anti-inflamatórios e antioxidantes. O seu ingrediente activo, a curcumina, tem sido estudado pelos seus efeitos positivos na redução da inflamação. Para utilizar a cúrcuma no tratamento de pernas inchadas e inflamadas, pode-se fazer uma pasta simples misturando uma colher de chá de cúrcuma em pó com um pouco de água e aplicar nas áreas afectadas. Deixe actuar durante cerca de 15 minutos antes de enxaguar com água morna. Repita este processo duas vezes ao dia para obter melhores resultados.

Também pode incluir na sua dieta a seguinte receita:

Ingredientes

  • 1 copo de “leite” vegetal à sua escolha
  • 1 colher de chá de cúrcuma
  • 1 pitada de pimenta preta
  • mel (opcional)

Aqueça o “leite” vegetal de forma a ficar morno. Acrescente a cúrcuma e a pimenta. Mexa bem. Adoce com mel.

Beba um copo 2 vezes por dia durante 2 semanas ou até que o edema e a dor desapareçam.

Deixamos aqui mais 3 receitas:

Gengibre

O gengibre é outra raiz com propriedades anti-inflamatórias notáveis. Além de ajudar a reduzir a inflamação, o gengibre também melhora a circulação sanguínea, o que pode ajudar a aliviar o inchaço nas pernas. Uma maneira simples de incorporar gengibre no seu regime de tratamento é fazer um chá de gengibre. Basta ferver algumas fatias de gengibre fresco em água durante cerca de 10 minutos, coar e beber este chá duas vezes ao dia. Alternativamente, pode-se massajar suavemente as pernas com óleo de gengibre duas vezes ao dia para promover a circulação e reduzir a inflamação.

Leia também:

Pimenta-caiena

A pimenta-caiena contém capsaicina, um composto que tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Esta especiaria é conhecida por aquecer o corpo e aumentar a circulação sanguínea, o que pode ajudar a reduzir o inchaço nas pernas.

Para usar a pimenta-caiena no tratamento de pernas inflamadas, leia o seguinte artigo:

Coentros

Os coentros são uma erva aromática rica em antioxidantes que podem ajudar a combater a inflamação. Além disso, os coentros têm propriedades diuréticas, o que significa que podem ajudar a reduzir a retenção de líquidos, um dos principais contribuintes para o inchaço nas pernas. Para aproveitar os benefícios dos coentros, pode-se fazer um chá fervendo algumas colheres de chá de coentros secos em água durante cerca de 10 minutos, coar e beber este chá duas vezes ao dia. Alternativamente, pode-se adicionar coentros frescos às refeições para beneficiar das suas propriedades anti-inflamatórias.

Tratamentos naturais para pernas cansadas e inflamadas

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *