Blog

Como substituir ervas aromáticas enquanto está a cozinhar

in Sabores

Como substituir ervas aromáticas enquanto está a cozinhar

Decerto já lhe aconteceu começar a fazer uma receita e ter falta de alguma erva aromática. Saiba quais os substitutos adequados para não alterar o sabor da sua receita!

As ervas aromáticas são usadas por várias culturas pelo mundo fora há milhares de anos. Actualmente as ervas aromáticas comuns na região de cada país têm um impacto muito importante – são estas que dão aquele sabor característico e inconfundível, que o/a fará imediatamente reconhecer qual a nacionalidade do prato que estiver a comer.

O que seria, por exemplo, da culinária italiana sem o manjericão ou o alecrim?


Mas por vezes vemo-nos obrigados a alterar certos ingredientes numa receita, ou porque somos intolerantes àquele tempero, porque acabou e já não tem tempo de ir ao supermercado, porque já colheu todas as ervas aromáticas frescas e agora só tem secas, etc.

Leia também: Substituto de sal caseiro

 

Como substituir ervas aromáticas enquanto está a cozinhar

 

Ervas aromáticas frescas ou secas

A substituição mais fácil e comum no mundo das ervas aromáticas é simplesmente usar ervas secas e não frescas. Por exemplo, se já não tiver manjericão fresco pode sempre usar tempero de manjericão seco. Mas terá de ter em atenção que as ervas frescas possuem um sabor mais forte e concentrado que as frescas. Logo deverá usar menos quantidade de ervas secas da indicada na receita. Por exemplo: se na receita diz para usar 1 colher e meia de sopa de orégãos frescos deverá usar somente uma colher de sopa de orégãos secos.

As ervas aromáticas secas devem ser incorporadas na comida na altura da cozedura, já as frescas podem e devem ser adicionadas no final, quando o cozinhado estiver praticamente pronto.

 

Substituições de temperos

Normalmente, não sendo do conhecimento de todos, há um substituto perfeito para cada erva aromática. Apesar do sabor não ser exactamente o mesmo será um bom substituto que ajudará a harmonizar o sabor, a manter o cozinhado delicioso, não fugindo muito da receita original.

Como substituir ervas aromáticas enquanto está a cozinhar

 

Leia também: Ervas aromáticas que podem ser cultivadas o ano inteiro só com água

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *