Saiba quais são os benefícios dos alimentos brancos

Sabia que as cores dos alimentos podem determinar que tipo de nutrientes são ingeridos durante a refeição?
Por este motivo, quanto mais colorido for o seu prato, mais vitaminas e minerais estará a fornecer ao seu organismo.
Os alimentos brancos são ricos em cálcio, potássio, vitaminas do complexo B e flavonóides. Todas estas substâncias são extremamente importantes para a manutenção da nossa saúde.
Benefícios dos alimentos brancos
Cálcio e Potássio
Estes minerais contribuem na formação e manutenção dos ossos. Ajudam na regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Vitaminas do complexo B
O complexo B possui 8 vitaminas – B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Estas vitaminas ajudam a converter os alimentos em combustível, fornecendo-nos energia durante todo o dia.
- B1 (Tiamina) – também conhecida como vitamina anti-stress devido à sua capacidade de proteger o sistema imunológico. Ajudam o organismo a produzir células saudáveis.
Podemos encontrar esta vitamina em feijões brancos, gérmen de trigo, cereais integrais, amendoíns, etc.
- B2 (Riboflavina) – combatem os radicais livres, previnem o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças cardíacas. A riboflavina também é importante para a produção de glóbulos vermelhos do sangue, o que é necessário para o transporte de oxigênio em todo o corpo.
Podemos encontrar a vitamina B2 em arroz selvagem, leite, iogurtes, amêndoas, arroz selvagem, ovos, soja, etc.
Dica: Experimente fazer iogurte caseiro!
- B3 (Niacina) – controlam os níveis de colesterol.
Podemos encontrar esta vitamina nos ovos, feijão branco e leite, etc.
- B5 (Ácido pantoténico) – esta vitamina está presente em quase todos os grupos de alimentos. Pantoténico vem da palavra grega Pantothen que significa “de todos os lugares”. Esta vitamina promove a saúde da pele e é responsável pela produção de hormonas relacionados ao sexo e ao stress.
Esta vitamina encontra-se em alimentos como os iogurtes, ovos, abacates, certos legumes, etc.

- B6 (Piridoxina) – a piridoxina é extremamente importante na regulação do humor e do sono, pois ajuda o corpo a produzir serotonina, melatonina e norepinefrina. Reduz a inflamação em pessoas que sofram de artrite reumatóide.
Podemos encontrar esta vitamina nas sementes de girassol, arroz, queijos, etc.
- B7 (Biotina) – também conhecida como a vitamina da beleza promove a saúde das unhas, pele e cabelos. Em doentes que sofram de diabetes auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue. Esta vitamina é especialmente importante durante a gravidez pois é vital para o crescimento normal do feto.
A vitamina B7 pode ser encontrada na cevada, batatas, couve-flor, gema de ovo, leveduras, etc.
Dica: Opte por acompanhamentos como puré de couve-flor!
- B9 (Ácido fólico) – é especialmente importante durante a gravidez uma vez que suporta o crescimento do feto e previne defeitos neurológicos.
A vitamina B9 pode ser encontrada nos espargos, feijão branco, trigo bulgur, etc.
- B12 (Cobalamina) – a vitamina B12 só é encontrada em produtos de origem animal. A cobalamina associada à vitamina B9 produz células vermelhas no sangue e ajudar o ferro na criação da hemoglobina (proteína que transporta o oxigénio).
Podemos encontrar esta vitamina em produtos lácteos, ovos, marisco, etc.
Flavonóides
Protegem as células do nosso organismo. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação sanguínea.
Dica dos nutricionistas – devemos ter, pelo menos, 3 cores diferentes de alimentos nas refeições principais.
