Blog

Querem saber algumas ideias para reduzirem a vossa pegada ecológica?

in Beleza e bem-estar, Jardim/Horta, Medicina Natural, Saberes, Sabores, Soluções para casa
Querem saber algumas ideias para reduzirem a vossa pegada ecológica?

O tema do ambiente e da sustentabilidade está cada vez mais na ordem do dia por isso é importante começar já a reduzir a sua pegada ecológica!

Cresce a consciência do impacto do nosso estilo de vida moderno e cresce o estudo destes impactos à medida que a ciência das alterações climáticas amadurece.

Os dados revelam que, em plena era do Antropoceno, a actividade humana global está a afectar a biodiversidade, os sensíveis ecossistemas e os ciclos naturais que geram e mantêm as condições de vida do planeta. A nossa sociedade é baseada na extracção, transformação e utilização de
recursos finitos, os quais infelizmente, por serem limitados, são cada vez mais escassos.

Uma nova atitude emerge: a necessidade de criar uma economia circular, em que os 3 Rs (reciclar, reutilizar e reduzir) são essenciais; a necessidade de adoptar a utilização de recursos renováveis e a necessidade de uma atitude de respeito pelo mundo natural. As próximas décadas serão críticas para evitar os impactos que diversos organismos internacionais prevêem como consequências, que ainda vamos sentir no nosso tempo de vida: menor disponibilidade de água potável; aumento de fenómenos climáticos como furacões, tornados e vagas de calor; maior temperatura média; maior tendência para a desertificação e uma contínua degradação dos ecossistemas naturais, devido à dificuldade do mundo natural em adaptar-se à nova realidade.

Mas tudo se encontra nas nossas mãos, e cada um desempenha um papel
fundamental. Não precisamos de uma minoria de cidadãos com atitudes
ecológicas perfeitas, mas sim de uma maioria de cidadãos com atitudes
ecológicas imperfeitas. Todos podemos contribuir, e começa nas nossas casas. Diariamente, através do nosso consumo, votamos na continuidade ou na mudança – e é de mudança que precisamos!

Em primeiro lugar, é importante estarmos informados. O saber não ocupa lugar, e aumentarmos a consciência da nossa pegada ecológica é o primeiro passo para começarmos a inverter este cenário. Não é assim tão difícil incorporarmos atitudes ecológicas, como poupar água, optar por alimentos de métodos de produção ecológicos, diminuir a utilização do carro em percursos pequenos, evitar a utilização desnecessária de electricidade, reduzir o consumismo supérfluo, etc.

Em muitos aspectos, a sustentabilidade permite-nos poupar dinheiro, pois uma atitude menos consumista e mais consciente evita gastos que não são assim tão importantes. Todos sabemos que não precisamos de tanta fartura e que as coisas que mais valor têm não se compram!


É neste contexto que se enquadra o nosso blog A Senhora do Monte: o nosso objectivo sempre foi promover a sustentabilidade de uma forma prática e fácil, despertando nos nossos leitores a vontade de estabelecer uma relação diferente com o meio natural.

Por isso deixamos aqui 22 ideias para vos ajudar a reduzir a vossa pegada ecológica!

Reduzirem a pegada ecológica

1. Reduzir o consumo de forma genérica, procurando os 3 Rs: reciclar,
reutilizar e reaproveitar.

2. Fazer os seus próprios produtos de higiene, por exemplo: champôs, sabonetes, pasta de dentes, desodorizantes, cremes, perfumes, etc. Cliquem nos links a verde para ler as receitas.

3. Fazer os seus próprios produtos de limpeza, por exemplo: lava-loiça, lava-chão, limpa-vidros, spray multiusos, toalhitas de limpeza, etc. Cliquem nos links a verde para ler as receitas.

4. Deixar de utilizar esponjas sintéticas e optar por esponjas vegetais:

5. Evitar o consumo excessivo de vestuário e procurar materiais mais
naturais (linho, algodão e lã), assim como reparar/consertar roupa e
calçado em vez de simplesmente deitar fora.

6. Procurar evitar e substituir o plástico: palhinhas, loiça descartável e sacos de plástico no supermercado; optar por cestos de verga, sacos de pano e embalagens ecológicas.

7. Procurar meios de transporte públicos ou não motorizados quando
possível
: metro ou bicicleta, por exemplo.

8. Reduzir o consumo de produtos animais – que têm mais impacto
ambiental – e optar por métodos de produção extensivos mais ecológicos.

9. Procurar consumir localmente, em todas as áreas (quanto menos
transportes envolvidos, melhor). Também podem optar por uma hortinha:

10. Usar serviços de entrega de cabazes hortícolas/frutícolas directamente do produtor.

11. Suportar métodos de produção agrícolas mais ecológicos: biológicos, de protecção ou produção integrada.

12. Apoiar o «comércio justo» e o comércio local.

13. Optar por «ir para fora cá dentro», em vez de viagens transcontinentais (com maior impacto ambiental).

14. Optar por oferecer no Natal e aniversários presentes feitos por si em vez de compras supérfluas.

15. Apoiar projectos de reflorestação e conservação da natureza e evitar ao máximo comportamentos de risco (que provoquem incêndios, por exemplo).

16. Fazer a separação do lixo. E, para quem tem jardim ou quintal, compostar o lixo orgânico e produzir o próprio fertilizante!

17. Procurar renovar móveis antigos em vez de comprar novos.

18. Evitar o consumo excessivo de aparelhos electrónicos e procurar reduzir o consumo de electricidade, optando por lâmpadas LED, aparelhos de menor potência (KWH) e uma utilização regrada (não deixar aparelhos em stand-by, luzes acesas em divisões vazias, etc.).

19. Procurar um consumo consciente de água em casa, nos banhos e usando programas de roupa de curta duração.

20. Deixar de utilizar sprays, ambientadores e velas industriais e optar por aromatizadores naturais, perfumes naturais, velas feitas com produtos naturais como a cera de abelha e a soja:

21. Ser um cidadão e um consumidor mais consciente, de modo a promover a mudança, tanto na sociedade civil como nas instituições públicas.

22. Optar por fornecedores de energia renovável em modelos cooperativos como a Coopérnico (cá em casa somos fãs incondicionais deste projecto!)

Comecem já hoje! As próximas gerações agradecem!

Tem mais ideias? Deixe aqui nos comentários!! E não se esqueçam de seguir as nossas páginas de Facebook e de Instagram, onde postamos diariamente várias dicas “verdes”.

Querem saber algumas ideias para reduzirem a vossa pegada ecológica?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *