Blog

Aprenda a plantar batata doce em canteiros ou vasos

in Jardim/Horta
Aprenda a plantar batata doce em canteiros ou vasos

O cultivo da batata doce requer uma estação de cultivo longa e quente para que haja um bom desempenho com boas colheitas!

A batata doce é cada vez mais apreciada por todos e por isso resolvemos deixar aqui algumas informações para aprender como se cultivam, como se cuidam e como se colhem!

A batata doce possui um valor energético muito elevado que apenas é ultrapassado pelo feijão e pelas ervilhas.

As batatas doces são uma excelente fonte de vitamina , vitamina B6, vitamina C, potássio, manganésio, fibras e betacarotenos. Leia também:

Sabia que as bayayas doces não são batatas? Todas as batatas pertencem à família das Solanáceas. Já as batatas doces pertencem à família Convolvuláceas que é um grupo de plantas que têm flores em forma de trompete.

Como plantar batata doce

A batata doce não requer grande manutenção e pode germinada / plantada através de semente, a partir da germinação do tubérculo ( como se faz com a batata normal) ou então a partir da sua rama (hastes de 18 a 30cm).

Trata-se de uma planta sensível ao encharcamento, à salinidade, a ventos fortes marítimos e as geadas.

A rama da batata doce é tóxica para cães e gatos

Sementeira / plantação

Deve ser semeada em Fevereiro, Março e Abril e a colheita deve ser feita em finais de Setembro, Outubro e inícios de Novembro.

Coloque uma batata numa taça com água, parcialmente submersa, até que surjam os primeiros rebentos. Quando estes tiverem entre 18 a 30 cm corte a batata de modo a que cada pedaço tenha um rebento. Pode retirar pedaços da rama da batata e plantá-los colocando as hastes em água até que apareçam as primeiras raízes. Pode plantar as hastes com 10 a 15 cm de profundidade.

Também pode optar por colocar directamente a batata doce (com raízes) directamente no solo. Mas a técnica das hastes acima descrita é mais rentável – pois de uma bata doce pode criar várias!

Aprenda a plantar batata doce em canteiros ou vasos

Faça regos com 30cm de largura e com 1 metro de espaçamento entre eles. Os tubérculos para germinar ou as hastes devem ser plantados com 30 a 35cm de espaçamento entre eles.

Se optar por plantar batata doce em vasos, aprenda o que deve fazer:

Luz e temperatura

Esta planta gosta de sol pleno e prefere temperaturas altas e não se dá muito bem em regiões frias. A temperatura ideal situa-se entre os 24º a 26ºC. Abaixo de 10ºC há uma paragem no seu desenvolvimento.

Tipo de solo

Gosta de solos bem drenados e bem adubados.

Regas

Durante o enraízamento devem ser feitas regas abundantes. Quando os tubérculos se começam a formar as regas devem ser escassas.

Aprenda a plantar batata doce em canteiros ou vasos

Manutenção/ fertilização

A fertilização do solo deve ser feita antes da plantação. A utilização de estrume fresco após a germinação da planta provoca vegetação aérea em excesso e poucas batatas.

Colheita

Pode ser colhida ao final de 4 a 5 meses.

Desenterre as batatas assim que as folhas começarem a amarelecer. Após a colheita deixe-as a secar ao sol durante 2 dias.

Conservação

As batatas doces matêm-se frescas de forem conservadas num local fresco, escuro e arejado.

Não guarde batatas doces cruas no frigirífico.

Plantas companheiras

Orégãos, tomilho e endro (aneto). Cada uma destas plantas é boa para dissuadir certas pragas como pulgões, ácaros, besouros e o gorgulho da batata doce. Os orégãos à medida que crescem funcionam como uma boa cobertura de solo para a batata doce.

O feijão rasteiro e o trepador são bons companheiros da batata doce pois fixam nitrogénio no solo.

Outros bons companheiros são o milho, as beterrabas, a cherovia (pastinaca), os coentros, o manjericão, os cravos-túnicos, as petúnias e as chagas (capuchinhas).

Evoite plantar abóboras e girassóis próximo das batatas doces.

Pragas e doenças

Pode ser atacada por um fungo que provoca a podridão das hastes caso sejam plantadas em solos mal drenados e zonas húmidas.

Também podem ser atacadas por besouros, alfinetes e traças.

Aprenda a plantar batata doce em canteiros ou vasos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *