Blog

Sabia que o chá de agulhas de pinheiro é rico em vitamina C?

in Medicina Natural
Sabia que o chá de agulhas de pinheiro é rico em vitamina C?

As agulhas de pinheiro podem ser utilizadas para fazer um chá medicinal que combate problemas respiratórios!

As agulhas de pinheiro, especialmente as frescas colhidas no Inverno, contêm uma boa quantidade de vitamina C. As agulhas jovens contêm menor quantidade de vitamina C. As agulhas de pinheiros com mais de 2 anos de idade têm quase o dobro da quantidade (3,5 vezes mais). As agulhas mais velhas, por outro lado, são mais fortes e amargas quando preparadas em chá. Portanto, se preferir chás mais suaves e delicados opte por agulhas de pinheiro jovens e mais brilhantes.

Um estudo de serviço florestal dos EUA descobriu que as agulhas de pinheiro contêm entre 0,72 e 1,87 mg/g de ácido ascórbico (vitamina C) quando comparadas com as colhidas a meio do Verão. Outros estudos observam que as concentrações de vitamina C são 4 a 7 vezes maiores nos meses de Inverno, aumentando continuamente nos meses mais frios atingindo o seu pico nos meses de Fevereiro e Março. Pode consultar o estudo aqui.

As agulhas possuem alto teor de antioxidantes que podem inibir o crescimento de células de leucemia. Consulte o estudo aqui.

Além do alto teor em vitamina C, as agulhas de pinheiro também são ricas em vitamina A – óptima para a visão e importante para a saúde óssea. Também são benéficas para a pele e para os cabelos.

Como a vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura a existência de um pouco de gordura. Pode acrescentar um pouco de leite ou creme de leite.

Os pinheiros da família Pinaceae são comestíveis e são fáceis de encontrar durante todo o ano. A melhor maneira de identificar pinheiros comestíveis é analisando as suas agulhas. As agulhas não devem ser planas e deve ser possível rolá-las entre os dedos.

Procure uma espécie local e pesquise-a para evitar a colheita de qualquer efeito tóxico. Não utilize agulhas planas de cor branca na parte inferior. Evite colher agulhas de pinheiros próximos de zonas poluídas ou de culturas em que sejam aplicadas agrotóxicos.

Em Portugal, temos variadíssimos pinheiros mansos – será fácil encontrá-los.

Sabia que o chá de agulhas de pinheiro é rico em vitamina C?

Além das agulhas serem comestíveis, cada parte de um pinheiro é também comestível e, embora possa não conter muitas calorias, cada parte é rica em nutrientes diferentes.

A casca externa é rica em antioxidantes e taninos. É actualmente vendida como um suplemento de saúde da nova era. A casca interna possui algumas calorias e é surpreendentemente doce (embora irá queimar mais calorias fazendo a sua colheita do que com o que ingeriu).

A farinha de casca de pinheiro (feita tanto da casca externa quanto da interna) é um alimento tradicional na Escandinávia e ainda é usada até aos dias de hoje.

Os seus frutos – os pinhões – é composto por vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio. Porém, merece um destaque relativamente ao potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. Ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, ajuda no controle da diabetes, previne doenças cardiovasculares e combate problemas intestinais.

Sabia que o chá de agulhas de pinheiro é rico em vitamina C?

Para fazer chá de agulhas de pinheiro só precisa de alguns punhados de agulhas frescas. As agulhas frescas são muito mais saborosas e aromáticas e têm maiores concentrações de vitaminas. Este chá tem um sabor subtil, levemente cítrico e amadeirado.

Este chá contém antioxidantes que ajudam a limitar o stress oxidativo causado pelo exercício. Portanto, é recomendável tomar o chá após o treino.

Segundo este estudo o chá de agulhas de pinheiro melhora o humor e tem efeitos antidepressivos.

Também pode utilizar as agulhas para relaxar os pés após um longo dia stressante. Além disso, o pinheiro possui propriedades antimicrobianas que ajudam a matar quaisquer germes. Basta encher um alguidar com chá de agulhas de pinheiro. Dica: Acrescente uma colher de sopa de vinagre (branco ou de sidra).

As agulhas dos pinheiros também podem ser utilizadas para fazer um xarope. Leia a receita aqui —> Aprenda a fazer xarope de agulhas de pinheiro para acabar com a tosse

Chá de agulhas de pinheiro

Ingredientes:

  • 1 chávena de água
  • 4 colheres de sopa de agulhas de pinheiro frescas
  • mel

Coloque as agulhas de pinheiro dentro de uma chávena de chá e acrescente água a ferver. Deixe em repouso durante 15 a 20 minutos.

A seguir, basta coar.

Caso queira adoçar utilize mel.

Sabia que o chá de agulhas de pinheiro é rico em vitamina C?

Dica: Embora possa utilizar as agulhas inteiras, se as cortar aos pedaços aumenta a área de superfície e ajudará a extrair mais sabor.

Para potenciar os efeitos deste chá pode incluir uma casca de limão, gengibre, sementes de cardamomo, 1 ou 2 paus de canela, anis, etc.

Se gostou deste artigo, leia também:

Diga não às dores com esta pomada feita com agulhas de pinheiro!

Diga não às dores com esta pomada feita com agulhas de pinheiro!

Sabia que o chá de agulhas de pinheiro é rico em vitamina C?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *