Aprenda quais são todos os benefícios e utilidades do gel de aloé vera

O aloé vera é uma planta com tantos benefícios e utilidades que seria um desperdício não a ter a embelezar a sua casa!
Esta é daquelas plantas que todos devemos ter em casa. Se tiver um quintal plante-o no jardim. E mesmo que viva num apartamento tenha um vasinho de aloé vera sempre à mão.
Como utilizar o gel de aloé vera
O gel pode ser utilizado, fresco, directamente na pele. Também pode fazer produtos de higiene e beleza com o gel: pasta de dentes, elixires bucais, desmaquilhante, champôs, amaciadores, sprays para o cabelo, after-shaves, máscaras faciais, pomadas, sabonetes, etc.
Pode ser consumido em forma de sumo ou adicionado a batidos de frutas. Leia também:


Como conservar o gel directamente da planta?
Devido às suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e cicatrizantes deverá ter uma planta destas sempre por perto e pronta a usar.
Pode extrair o gel directamente da planta e conservá-lo. Saiba como:




Utilidades do gel de aloé vera
Hidratante natural
Os benefícios de hidratação do aloé vera foram bem documentados e não é ao acaso que o seu gel aparece como ingredientes em muitos produtos de beleza. Evite o uso de produtos químicos e faça os seus próprios produtos de beleza!

Fixador de maquilhagem
O gel de aloé vera é uma excelente alternativa, barata e natural, dos primers de maquiagem. Ainda por cima, é muito mais suave para a sua pele. Se quiser que a sua maquilhagem dure para além da hora do almoço, o segredo é usar um bom primer nas pestanas e no rosto. Antes de se maquilhar, aplique uma fina camada de gel de aloé vera no rosto. Deixe secar antes de aplicar a maquilhagem.

Modelar as sobrancelhas e promover o seu crescimento
Para manter as sobrancelhas bem cuidadas, passe uma escovinha com um pouco de gel de aloé vera. Passe suavemente sobre as sobrancelhas para modelá-las e mantê-las no lugar.

Óleo de crescimento de sobrancelhas
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de gel de aloé vera
- 1 colher de sopa de óleo de rícino
- 1 colher de chá de óleo de vitamina E (opcional)
Misture os ingredientes e aplique nas sobrancelhas diariamente.

Esfoliante natural
Misture 3 colheres de sopa de gel de aloé vera a 2 colheres de sopa de açúcar mascavado (pode substutuir o açúcar por borras de café).
Esfregue suavemente sobre o corpo e enxágue com água morna para obter uma pele macia e suave.

Desmaquilhante caseiro
No final do dia, use o gel de aloé vera para remover a maquilhagem. Ou então, utilize o gel para fazer o seu próprio desmaquilhante caseiro:


Combater cáries e gengivites
Usar aloé vera para escovar os dentes traz bastantes benefícios.
O aloé vera combate as bactérias que causam cáries. Não contém os abrasivos comuns aos dentifricos comerciais sendo mais suave para os dentes.
O gel de aloé vera ajuda no tratamento de doenças orais como a gengivite e a periodontite.

Elixir bucal
Ingredientes:
- 1/2 chávena de gel de aloé vera
- 1/2 chávena de água destilada ou de nascente
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
- 1 gota de óleo essencial de melaleuca (tea tree)
Junte todos os ingredientes num frasco de vidro. Agitar bem sempre antes de usar.
Experimente também esta nossa outra receita:


Aftershave caseiro
O gel de aloé vera também é óptimo para barbear. Torna a pele lisa, previne queimaduras e ainda tem a acção cicatrizante em caso de pequenos cortes. Leia também:


Máscara hidratante capilar
Faça uma máscara hidratante e calmante para o couro cabeludo com gel de aloé vera.
Massaje o gel directamente na raiz do cabelo aplicando-o no couro cabeludo. espalhe o gel para o resto do cabelo. Deixe em repouso durante 20 minutos e depois lave o cabelo normalmente.

Amaciador e spray hidratante para o cabelo
O gel de aloé vera pode ser utlizado para amaciar e hidratar o seu cabelo. Quer aprender a fazer estes 2 produtos? Leia também:


Tratamento anti-frizz
Durante o tempo húmido use um pouco de gel de aloé vera para alisar os cabelos rebeldes e crespos. Não exagere na quantidade aplicada caso contrário o cabelo irá ficar pegajoso.

Acne
Pode utilizar gel de aloé vera directamente nas zonas afectadas. O gel possui propriedades hidratantes, suavizantes, anti-inflamatórias e antibacterianas que ajudam no tratamento da acne. Também minimiza as marcas deixadas por este problema de pele.
Os produtos anti-acne feitos com aloé vera podem ser menos irritantes para a pele do que os tratamentos convencionais.

Queimaduras
Pode ser utilizado no tratamento de queimaduras. Além de ajudar a cicatrizar a pele também alivia as dores.
Faça várias aplicações de gel de aloé vera, ao longo do dia, em queimaduras solares (escaldões) ou queimaduras leves.



Melhora a digestão
O consumo de aloé vera ajuda a aliviar e a tratar problemas de estômago. O aloé pode ajudar a inibir o crescimento da bactéria H. pylori que se encontra no trato digestivo e pode causar úlceras. Lembre-se de que este tratamento deve ser feito apenas com Aloe vera barbadensis e não outras plantas do género Aloé.

Picadas de insectos
Aplique gel de aloé vera directamente nas picadas de insectos. Ajuda na cicatrização e ainda alivia a comichão.

Lubrificante natural
O gel de aloé também é um excelente lubrificante natural. Quem diria que esta planta também teria benefícios para a sua vida amorosa?

Xarope renovador celular
O xarope de aloé vera tem sido utilizado na medicina tradicional portuguesa já há vários anos!
A receita deste xarope foi trazida pelo Frei Romano Zago, nascido em Agosto de 1932, no Brasil. O Frei Romano espalhou a receita por vários países, incluindo Portugal.
Os frades franciscanos acreditam que este xarope é rico em fibras vegetais e que se trata de um poderoso renovador celular com a capacidade de renovar energias e de eliminar células mortas do organismo.
O xarope consiste em folhas de Aloé, mel e aguardente. Leia também:


Contra-indicações:
Para a maioria das pessoas é completamente seguro usar aloé vera tópicamente no tratamento de problemas ou cuidados com a pele. Geralmente, é bem tolerado, embora possa ocorrer pequenas irritações na pele e reações alérgicas.
Preste atenção a como o seu corpo reage ao aloé vera. Pode fazer um teste aplicando um pouco de gel numa pequena área no seu ante-braço. Caso observe algum tipo de irritação ou reacção adversa é sinal de que é alérgico/a.
Não utilize gel de aloé vera se for alérgico/a a alhos, cebolas ou tulipas.
Nunca use aloé vera directamente em cortes ou queimaduras graves.
Mulheres grávidas ou que estejam a amamentar e crianças menores de 12 anos devem evitar o uso de aloé vera por via oral.
O consumo de sumo de aloé vera pode inibir a absorção de medicamentos orais e reduzir sua eficácia.
O uso interno de aloé vera é contra-indicado para pessoas com problemas renais, problemas cardíacos, doença de Crohn, colites, obstrução intestinal e diabetes.
Se sofre de algum problema de saúde consulte o seu médico antes de ingerir aloé vera.

