Blog

Spray natural relaxante para ajudar a adormecer

in Medicina Natural
Spray natural relaxante para ajudar a adormecer

Se tem problemas em relaxar e adormecer quando chega a hora de se deitar, experimente este spray natural feito com óleos essenciais.

Estamos a viver uma época bastante bizarra e preocupante, o que acaba por afectar o nosso nível de sono, humor e stress.

A quantidade e qualidade de sono é bastante importante para nos mantermos saudáveis. Estabelecer rotinas de um sono saudável não é só importante para as crianças mas também para os adultos. Se os adultos não cuidarem devidamente da sua saúde quem irá cuidar das crianças?

Rotinas como um banho de imersão com sal, yoga, meditação, leitura, técnicas de respiração são algumas ideias para ajudar a melhorar a sua qualidade de sono. Da mesma forma que cheirar um perfume familiar e relaxante todas as noites também pode ajudar a enviar um sinal forte e reconfortante para nossos cérebros super estimulados se prepararem para dormir.

Esta receita contém óleos essenciais com propriedades indutoras de sono:

  • óleo essencial de alfazema / lavanda – Este é um dos óleos essenciais mais populares, tanto pelo seu aroma como pelas suas propriedades cicatrizantes. Também é conhecido pela sua capacidade de relaxar a mente, melhorar a qualidade do sono e pela sensação revigorante ao acordar.
  • óleo essencial de ylang-ylang – Este óleo possui propriedades relaxantes e tem sido utilizado para aliviar a ansiedade. Funciona como um sedativo para um sono mais repousante.
  • óleo essencial de bergamota – Este como outros óleos cítricos possui um aroma exemplar que ajuda a aliviar as tensões. Trata-se de um óleo versátil pois pode ser usado para melhorar o humor e também para relaxar a mente.
  • óleo essencial de camomila – Este óleo possui um efeito calmante sobre a mente ajudando a relaxar o corpo e a restabelecer as emoções.
Spray natural relaxante para ajudar a adormecer

Os efeitos calmantes e suavizantes desta mistura de óleos essenciais também tornam esta receita num óptimo spray corporal. Pode ser utilizado como um perfume natural subtil que acalma o sistema nervoso. Portanto, este spray relaxante pode ser aplicado directamente na pele, em tecidos (almofadas, lençóis, sofás, etc) e também como spray ambientador.

Pode vaporizar o seu quarto todas as noites, 15 minutos antes de se deitar. O mesmo se aplica quando aplicado na pele ou em tecidos.

Spray natural relaxante

Ingredientes:

  • 20ml de vodka ou aguardente
  • 20ml de água destilada
  • 12 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 8 gotas de óleo essencial de camomila ou bergamota
  • 4 gotas de óleo essencial de ylang-ylang
  • 1 frasco de spray

Junte a vodka e os óleos essenciais dentro do frasco de spray e agite. A seguir, acrescente a água destilada e agite novamente.

Agite sempre o spray antes de usar.

Dica: Se não quiser utilizar álcool nesta receita pode sempre substituí-lo por extracto de hamamélis.

Spray natural relaxante para ajudar a adormecer

Se gostou desta receita e tem problemas para dormir, leia também:

Mezinhas caseiras para dormir melhor

Spray natural relaxante para ajudar a adormecer

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *