Aprenda a fazer caldo caseiro de carne

O caldo de carne está presente em todas as culturas culinárias tradicionais.
A confecção caseira de caldos só traz benefícios para a sua saúde e também é uma forma de poupar dinheiro.
Este caldo é especialmente rico em minerais como o magnésio, cálcio, fósforo, etc, facilmente absorvíveis pelo nosso organismo.
Trata-se de um caldo puro e concentrado, feito com ingredientes frescos. Através do processo de cozimento lento extrai-se os melhores nutrientes da carne, dos ossos e dos vegetais. Durante cozimento das carnes extrai-se a gelatina que é rica em proteínas essenciais para a reparação dos tecidos (pele, unhas, cabelos, músculos) e articulações.
Caldo caseiro de carne
Ingredientes:
- 1 osso grande (fémur cortado ao meio)
- carnes vermelhas
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 1/4 de couve cortada aos pedaços ou 1/2 alho francês
- 1/2 pimento cortado aos pedaços
- salsa picada
- coentros picados
- tomilho
- 4 dentes de alho esmagados
- 1/2 colher de chá de pimenta
- 1 folha de louro
- sal
- 1 copo de vinho
Comece por meter as carnes, os ossos, o alho e o sal numa panela grande cheia de água. (Não encha demasiado a panela para quando levantar fervura não sair por fora). Deixe ferver até que a carne esteja cozida e retire-a.
Repare que no cimo da água irá formar-se uma camada de gordura. Deve ir retirando-a,com uma escumadeira, pois esta contém toxinas presentes na carne e nos ossos e poderá fazer com que o caldo fique amargo.
Entretanto adicione a cebola, a cenoura, o alho francês e o pimento cortados aos pedaços. E de seguida acrescente a salsa, os coentros, o tomilho, a pimenta, a folha de louro e o vinho.
Deixe ferver durante 30 a 45min. Quanto mais tempo mantiver o caldo ao lume, mais este fica intenso.
No final, retire os ossos e coe os vegetais.
Toda a água que restou deve ser aproveitada e guardada em sacos ou cuvetes de gelo. Caso não queira congelar o caldo guarde-o em frascos de vidro no frigorífico.
Se optar por congelar o caldo, quando os cubos estiverem congelados solte-os do saco / cuvete e guarde-os num saco plástico devidamente etiquetado.
Caso queira fazer caldo caseiro de galinha, basta substituir os ossos e as carnes vermelhas por carne de galinha!
