Blog

Verduras selvagens menosprezadas mas que são comestíveis

in Jardim/Horta, Sabores

Verduras selvagens comestíveis

Existem verduras selvagens comestíveis que pode encontrar durante todo o ano e em todo o tipo de lugares como: bosques, pântanos, sebes, parques, florestas, quintais, terrenos relvados ou cultivados, etc.

Estas plantas selvagens para além de terem um custo zero, fornecem uma gama variada de sabores e texturas diferentes sendo bastante ricas em vitaminas e minerais essenciais ao ser humano.

Deverá ter uma especial atenção na colheita e no consumo destas verduras:

  • Não deve colher plantas em áreas em que tenha sido usado herbicidas, como as bermas das estradas bastante movimentadas;
  • Só deverá consumir tais verduras se tiver a total certeza do que se trata;
  • Não colha folhas estragadas, descoloridas ou esbranquiçadas.

Leia também: Flores Comestíveis 

Plantas comestíveis, exemplos de Verduras Selvagens

Tomilho – Serpão (Thymus serpyllum)

Tomilho - serpão

É uma variedade silvestre de tomilho. É muito semelhante ao tomilho normal e vulgarmente conhecido mas o seu aroma e sabor é mais intenso.

Pode ser colhido quando estiver em flor  e ser usado em sopas ou tisanas.

Beldroegas (Portulaca oleracea)

Beldroegas

Conhecida por ser uma planta infestante, na realidade a beldroega é bastante saborosa, nutritiva e saudável. São facilmente encontradas no campo, em quintais e até nas calçadas de certas cidades.

Ao apanhá-las certifique-se que as folhas apresentam um aspecto viçoso e caules rígidos. Podem ser usadas em saladas e sopas.

Leia também: Receita de sopa de beldroegas à moda alentejana

Funcho (Foeniculum vulgare)

Funcho

O funcho tem um aroma e sabor muito característicos. É também chamado de erva-doce ou anis.

As folhas devem ser colhidas no início do verão. Pode ser usado em saladas de batata, pratos de peixe e para aromatizar doces e bolos.

Urtigas (Urtica dioica)

Urtigas

São facilmente encontradas em campos e hortas. São ricas em vitamina A e C, ferro e zinco. Deve colher as folhas jovens e cozinhá-las como se fossem espinafres. Podem ser usadas em sopas.

Leia também: Receita de sopa de urtigas

Morugem (Stellaria media)

Morugem

Esta erva é também conhecida pelo nome erva-estrela e encontra-se facilmente em muros e terrenos. Também há quem a conheça pelo nome erva-dos-passarinhos por ser um alimento importante para falcões e para mais de 30 espécies de aves.

Indicadora de terra fértil pois retém o nitrogénio. É muito rica em vitamina C, fósforo, cálcio, etc.

É uma verdura bastante tenra e pode ser colhida durante praticamente todo o ano.

Leia também: Aprenda a fazer tratamentos naturais com a morugem e quais são os seus benefícios!

Silvas (Morus sp)

Silvas
São sempre uma boa referências. Amoras e Framboesas silvestres são uma agradável surpresa de verão.

Agrião-Selvagem (Cardamine amara)

Agrião selvagem

Este agríão, da família da mostarda, é muito agradável em jovem, e encontra-se com facilidade.

Azedas (Rumex acetosa; Rumex sanguineus)

Verduras selvagens comestíveis

Em Portugal é conhecida por azedas-bravas, língua de vaca, erva azeda, vinagreira ou erva vinagreira.

As azedas são comestíveis e possuem mais vitamina A que as cenouras. As suas folhas jovens podem consumir-se cruas em saladas. As folhas mais desenvolvidas podem ser usadas em sopas (tomate, peixe ou frango)ou para fazer esparregado.

São parecidas com os espinafres mas possuem um sabor a limão (ácido).

Mostarda-branca (Sinapis alba)

Mostarda branca

Planta selvagem, anual e de crescimento rápida, é usada pelas suas sementes para fazer mustarda mas as flores e folhas são também comestíveis.

Trevo branco (Trifolium repens)

Trevo branco - Conheça os benefícios desta planta comestível

Todas as partes aéreas dos trevos brancos são comestíveis: folhas, caules, flores e vagens. As folhas e as flores têm um sabor diferente ao trevo vermelho. Estas, depois de secas, têm um leve sabor adocicado com um pequeno travo a baunilha.

As partes da planta podem ser utilizadas frescas ou secas em saladas, assados ou chás.

Língua de ovelha ou Plátano (Plantago lanceolata)

língua de ovelha

Planta muito comum, diz-se que tem propriedes anti-inflamatórias e é usada para tratar tratar o catarro, a bronquite e a asma em forma de xaropes. As folhas são salgadas e com excelente sabor.

Experimente também a receita da Sopa de labaças!

Save

5 Comments
  1. A azeda que está na foto, salvo erro é uma oxalis pes- caprae, porque a rumex acetosa é uma labaça conhecida nalguns sitios também como azeda..

  2. Em todos os sites e livros sobre ervas comestíveis vejo que se pode comer a mostarda amarela, mas eu experimentei por 2x cozinhada e fiquei com diarreia. Li então uns artigos científicos enviados por um amigo, que diziam que tem lectinas que se ativam acima dos 100ºC e poderá ser essa a razão da minha indigestão. Qual é a vossa experiência com ela?
    Também tentei folhas de plantago cozinhadas e apesar de não ter tido diarreia, tive náuseas, desconforto no estômago e senti-me estranha como se tivesse uma quebra de tensão durante uns 30 mins depois de as comer. Começo a ter receio de experimentar mais ervas comestíveis, pois não esperava estas reações negativas. Não estou a identificá-las mal, eu sou bióloga vegetal e pelo menos a identificá-las eu oriento-me, a tolerá-las é que parece que não.

  3. Olá !! Depende de pessoa para pessoa . Coma as partes da planta em separado tipo as flores num dia , noutro dia folhas, para entender de onde vem a reação. Em última análise veja o local onde colheu. Eu apanho plantas silvestres há alguns anos e cozinho com elas como se fossem legumes : rumex crispus e outras rumex , a acelga bravia ( Betis ) , malvas , urtigas , alguns trevos . Estou em constante investigação e em tentativa-erro . Boa sorte a todos nas vossas explorações ❤

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *