Morugem – Sabiam que esta erva é comestível e medicinal?
A morugem é uma planta que está presente em todas as regiões de Portugal mas poucos sabem que é comestível!
O seu nome científico é Stellaria media e é popularmente conhecida como erva-estrela ou erva-dos-passarinhos. Este último nome deve-se talvez ao facto dos pássaros adorarem as suas sementes.
Muitas pessoas pensam que se trata de uma erva daninha, mas na realidade é uma planta indicadora, comestível e medicinal. A sua presença no solo indica que este é fértil e rico em azoto. Esta planta também ajuda a fixar o nitrogénio no solo.
As partes aéreas da planta, ou seja, tudo o que cresce acima do solo, são usadas na fitoterapia para fins alimentares e medicinais.
Se quiser utilizar esta planta em culinária pode utilizar tanto as flores, as folhas e os caules. Trata-se de uma erva rica em vitaminas e minerais e tanto pode ser utilizada em receitas, saladas ou mesmo infusões.
Observação: Tenha em atenção para não confundir com a erva pimpinela (Anagallis arvensis)!! Esta cresce exactamente da mesma forma que a morugem mas é venenosa. A grande diferença que salta mais à vista entre as duas são as cores das flores. Enquanto as da morugem são brancas, as da pimpinela são avermelhadas! (ver imagem seguinte)
Esta planta cresce na Europa, América do Norte, América do Sul, América Central, Austrália e Ásia.
Benefícios da morugem
Esta erva contém uma substância vegetal – mucilagem – que ajuda a acalmar os tecidos irritados ou danificados. Quando usada externamente, por exemplo em feridas, promove a cicatrização.
Usada externamente ajuda a tratar erupções cutâneas, comichão na pele, eczemas, furúnculos e acalma crises de psoríase.
O sumo da planta fresca pode ser usado interna ou externamente para tratar problemas de pele.
A morugem pode ajudar na perda de peso pois age como um supressor moderado do apetite. Algumas pesquisas sugerem que as enzimas presentes na sua composição podem retardar a absorção de gorduras e carbohidratos.
Possui propriedades desintoxicantes e diuréticas. Promove o bom funcionamento do fígado, do sistema digestivo e do sistema linfático.
Sabia que os nativos americanos usavam uma decocção da morugem para tratar olhos inflamados?
Morugem
Esta erva é melhor ser consumido fresca mas também a pode secar para mais tarde utilizar, por exemplo em chá.
Cultivo
Esta planta tem o hábito de se espalhar ao longo dos terrenos.
A sua floração dá-se de Janeiro até Outubro. As suas pequenas flores são brancas e têm até 1cm de largura. Possuem 5 pétalas, mas cada pétala é dividida no centro dando a aparência de 10 pétalas. Os seus caules, verdes brilhantes ou tingidos de vinho, são delicados e suculentos, com folhas que crescem aos pares em lados opostos. As suas folhas são ovais, suculentas e pequenas aproximadamente do tamanho de uma semente de girassol com casca.
Semeia-se facilmente de uma estação para outra. Cada planta produz cerca de quinze mil sementes. Depois de caírem na terra, as sementes da morugem podem aguentar-se mais de quarenta anos sem perder as suas capacidades de germinação em qualquer altura do ano, mesmo durante o inverno.
Para as remover, deve sachar o solo assim que notar o aparecimento das primeiras plantas.
No caso de serem plantas maiores, o melhor é desenterrá-las antes que produzam sementes.
Apesar de se adaptar a qualquer tipo de solo, é uma planta que prefere solos húmidos. Por este motivo pode muitas vezes aparecer nas bordas de jardins e canteiros.
Esta é também considerada uma planta indicadora. Como o próprio nome indica, as plantas indicadoras indicam alguma coisa… Leia também:
Colheita
A melhor época para a colheita é quando o clima está ameno. Faça a colheita durante um dia fresco ou à noite, no início da Primavera ou no final do Outono. Em climas muito quentes a planta perde suas propriedades medicinais.
Basta cortar a planta cerca de 3cm acima do solo. Manuseie a planta com cuidado pois esta danifica-se facilmente.
Se houver terra extra na planta, lave-a suavemente com água fria.
Culinária
Apesar de ser desprezada e considerada uma planta daninha, a morugem é uma fonte de alimento para os humanos. Pode ser utilizada crua em sumos, saladas, omeletes, cozida em sopas, etc. Pode utilizá-la em todos os pratos em que utiliza espinafres.
Tem uma textura crocante e um sabor suave e é extremamente rica em vitamina C e potássio.
Se apanhar esta erva em terrenos baldios certifique-se de que esta não foi pulverizada com pesticidas e que se encontra em solo não contaminado.
Leia também:
Tratamentos naturais
Uso Interno
Febre / Dores de garganta / Tosse / Dores de estômago / Diarréia / Prisão de ventre – Fazer um chá medicinal com a planta.
Junte 2 a 3 colheres de sopa da erva seca ou 1/4 chávena da erva fresca, numa chávena de água a ferver. Deixe em repouso durante 15 minutos. Coe e beba.
O chá de morugem possui propriedades hidratantes e actua como expectorante natural.
Dica: Pode adicionar um pau de canela ou uma rodela de gengibre!
Tintura – A tintura de morugem pode ser utilizada em casos de acne, inflamações na pele, limpeza de feridas, alergias sazonais e problemas digestivos.
Brevemente iremos fazer um artigo a explicar como pode fazer uma tintura com esta planta.
Uso Externo
Picadas de insectos / Irritações cutâneas / Abcessos / Furúnculos / Dores reumáticas – Num almofariz pode esmagar a erva e fazer um cataplasma.
Aprendemos a fazer este cataplasma num aldeia em Góis. Este cataplasma pode parecer-vos um tanto bizarro, mas realmente resulta (para pequenas áreas).
Mastigue a morugem e coloque a mistura da erva com a sua saliva em cima da área afectada. Deixe aplicado durante 15 a 30 minutos. Repita o procedimento até se sentir melhor.
Também pode fazer o cataplasma com azeite.
Dores nas articulações – Humedeça um pano no chá da planta e aplique na área afectada.
Olhos secos e irritados – Humedecer uma compressa no chá da planta e aplicar na zona afectada durante 10 a 15 minutos. Repetir se necessário.
Banho de imersão / Banho de assento – Adicione 1L do chá da planta ao seu banho de imersão para aliviar irritações ou pequenos ferimentos na pele.
Também pode utilizar o chá como banho de assento.
Óleo e pomada de morugem – Podem ser utilizados para tratar problemas de pele: psoríase, irritações cutâneas, furúnculos, etc.
Contra-indicações
A morugem uma erva extremamente segura que pode ser usada com crianças, grávidas, lactantes e idosos. Não há toxicidade conhecida e sem contra-indicações conhecidas.
De qualquer forma, consulte o seu médico ou um fitoterapeuta para situações específicas.