Blog

Morugem – Sabiam que esta erva é comestível e medicinal?

in Jardim/Horta, Medicina Natural
Morugem - Sabiam que esta erva é comestível e medicinal?

A morugem é uma planta que está presente em todas as regiões de Portugal mas poucos sabem que é comestível!

O seu nome científico é Stellaria media e é popularmente conhecida como erva-estrela ou erva-dos-passarinhos. Este último nome deve-se talvez ao facto dos pássaros adorarem as suas sementes.

Muitas pessoas pensam que se trata de uma erva daninha, mas na realidade é uma planta indicadora, comestível e medicinal. A sua presença no solo indica que este é fértil e rico em azoto. Esta planta também ajuda a fixar o nitrogénio no solo.

As partes aéreas da planta, ou seja, tudo o que cresce acima do solo, são usadas na fitoterapia para fins alimentares e medicinais.

Se quiser utilizar esta planta em culinária pode utilizar tanto as flores, as folhas e os caules. Trata-se de uma erva rica em vitaminas e minerais e tanto pode ser utilizada em receitas, saladas ou mesmo infusões.

Observação: Tenha em atenção para não confundir com a erva pimpinela (Anagallis arvensis)!! Esta cresce exactamente da mesma forma que a morugem mas é venenosa. A grande diferença que salta mais à vista entre as duas são as cores das flores. Enquanto as da morugem são brancas, as da pimpinela são avermelhadas! (ver imagem seguinte)

Pimpinela (Anagallis arvensis) - erva venenosa

Esta planta cresce na Europa, América do Norte, América do Sul, América Central, Austrália e Ásia.

Benefícios da morugem

Esta erva contém uma substância vegetal – mucilagem – que ajuda a acalmar os tecidos irritados ou danificados. Quando usada externamente, por exemplo em feridas, promove a cicatrização.

Usada externamente ajuda a tratar erupções cutâneas, comichão na pele, eczemas, furúnculos e acalma crises de psoríase.

O sumo da planta fresca pode ser usado interna ou externamente para tratar problemas de pele.

A morugem pode ajudar na perda de peso pois age como um supressor moderado do apetite. Algumas pesquisas sugerem que as enzimas presentes na sua composição podem retardar a absorção de gorduras e carbohidratos.

Possui propriedades desintoxicantes e diuréticas. Promove o bom funcionamento do fígado, do sistema digestivo e do sistema linfático.

Sabia que os nativos americanos usavam uma decocção da morugem para tratar olhos inflamados?

Morugem - Sabiam que esta erva é comestível e medicinal?

Morugem

Esta erva é melhor ser consumido fresca mas também a pode secar para mais tarde utilizar, por exemplo em chá.

Cultivo

Esta planta tem o hábito de se espalhar ao longo dos terrenos.

A sua floração dá-se de Janeiro até Outubro. As suas pequenas flores são brancas e têm até 1cm de largura. Possuem 5 pétalas, mas cada pétala é dividida no centro dando a aparência de 10 pétalas. Os seus caules, verdes brilhantes ou tingidos de vinho, são delicados e suculentos, com folhas que crescem aos pares em lados opostos. As suas folhas são ovais, suculentas e pequenas aproximadamente do tamanho de uma semente de girassol com casca.

Morugem - Sabiam que esta erva é comestível e medicinal?

Semeia-se facilmente de uma estação para outra. Cada planta produz cerca de quinze mil sementes. Depois de caírem na terra, as sementes da morugem podem aguentar-se mais de quarenta anos sem perder as suas capacidades de germinação em qualquer altura do ano, mesmo durante o inverno.

Para as remover, deve sachar o solo assim que notar o aparecimento das primeiras plantas.
No caso de serem plantas maiores, o melhor é desenterrá-las antes que produzam sementes.

Apesar de se adaptar a qualquer tipo de solo, é uma planta que prefere solos húmidos. Por este motivo pode muitas vezes aparecer nas bordas de jardins e canteiros.

Esta é também considerada uma planta indicadora. Como o próprio nome indica, as plantas indicadoras indicam alguma coisa… Leia também:

Colheita

A melhor época para a colheita é quando o clima está ameno. Faça a colheita durante um dia fresco ou à noite, no início da Primavera ou no final do Outono. Em climas muito quentes a planta perde suas propriedades medicinais.

Basta cortar a planta cerca de 3cm acima do solo. Manuseie a planta com cuidado pois esta danifica-se facilmente.

Se houver terra extra na planta, lave-a suavemente com água fria.

Morugem - Sabiam que esta erva é comestível e medicinal?

Culinária

Apesar de ser desprezada e considerada uma planta daninha, a morugem é uma fonte de alimento para os humanos. Pode ser utilizada crua em sumos, saladas, omeletes, cozida em sopas, etc. Pode utilizá-la em todos os pratos em que utiliza espinafres.

Tem uma textura crocante e um sabor suave e é extremamente rica em vitamina C e potássio.

Se apanhar esta erva em terrenos baldios certifique-se de que esta não foi pulverizada com pesticidas e que se encontra em solo não contaminado.

Leia também:

Tratamentos naturais

Uso Interno

Febre / Dores de garganta / Tosse / Dores de estômago / Diarréia / Prisão de ventre – Fazer um chá medicinal com a planta.

Junte 2 a 3 colheres de sopa da erva seca ou 1/4 chávena da erva fresca, numa chávena de água a ferver. Deixe em repouso durante 15 minutos. Coe e beba.

O chá de morugem possui propriedades hidratantes e actua como expectorante natural.

Dica: Pode adicionar um pau de canela ou uma rodela de gengibre!

Tintura – A tintura de morugem pode ser utilizada em casos de acne, inflamações na pele, limpeza de feridas, alergias sazonais e problemas digestivos.

Brevemente iremos fazer um artigo a explicar como pode fazer uma tintura com esta planta.

Uso Externo

Picadas de insectos / Irritações cutâneas / Abcessos / Furúnculos / Dores reumáticas – Num almofariz pode esmagar a erva e fazer um cataplasma.

Aprendemos a fazer este cataplasma num aldeia em Góis. Este cataplasma pode parecer-vos um tanto bizarro, mas realmente resulta (para pequenas áreas).

Mastigue a morugem e coloque a mistura da erva com a sua saliva em cima da área afectada. Deixe aplicado durante 15 a 30 minutos. Repita o procedimento até se sentir melhor.

Também pode fazer o cataplasma com azeite.

Dores nas articulações – Humedeça um pano no chá da planta e aplique na área afectada.

Olhos secos e irritados – Humedecer uma compressa no chá da planta e aplicar na zona afectada durante 10 a 15 minutos. Repetir se necessário.

Banho de imersão / Banho de assento – Adicione 1L do chá da planta ao seu banho de imersão para aliviar irritações ou pequenos ferimentos na pele.

Também pode utilizar o chá como banho de assento.

Óleo e pomada de morugem – Podem ser utilizados para tratar problemas de pele: psoríase, irritações cutâneas, furúnculos, etc.

Contra-indicações

A morugem uma erva extremamente segura que pode ser usada com crianças, grávidas, lactantes e idosos. Não há toxicidade conhecida e sem contra-indicações conhecidas.

De qualquer forma, consulte o seu médico ou um fitoterapeuta para situações específicas.

Morugem - Sabiam que esta erva é comestível e medicinal?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *