Aprenda a fazer uma deliciosa massa de pimentão doce caseira
Chegou a época de fazer massa de pimentão doce caseira com os pimentos da sua horta!
Este tempero costuma ser usado na preparação de peixe e carne de porco assado, especialmente o entrecosto, bola de carne, etc.
No entanto, esta marinada é generalizadamente usada nos pratos de cozinha tradicional portuguesa.
Sempre que lemos um rótulo de um produto no supermercado pelo menos metade dos ingredientes não compreendemos. De facto, hoje os molhos e temperos industriais estão longe das receitas originais – pelo que é importante voltar à origem para garantir tanto a qualidade como a segurança alimentar.
Por isso, volte às suas raízes e volte a fazer os seus próprios molhos e temperos como os nossos antepassados faziam!
História da massa de pimentão doce
O fabrico de massa de pimentão caseira é secular – já os nossos antepassados fabricavam este tempero para adicionarem às carnes provenientes da matança.
Era e é utilizado sobretudo na preparação da salsicharia tradicional alentejana, cujo sabor inconfundível se deve, em parte, à adição desta marinada.
Na região do Alentejo, os pimentos utilizados para a preparação desta massa são chamados de pimentões ou pimentos da horta. Esta designação surgiu como forma de se distinguir estes dos pimentos picantes.
Massa de pimentão doce caseira (receita tradicional)
Ingredientes
- 8 pimentos vermelhos
- flor de sal
- azeite
Lave bem os pimentos e abra-os na vertical.
Retire as sementes e os pedúnculos.
A seguir, corte os pimentos às tiras e coloque-as num recipiente de barro, em salmoura. Vá alternando as camadas de tiras de pimento com camadas de sal grosso – este método chama-se curtimento.
Deixe os pimentos a curtirem durante vários dias. Findo esse tempo devem ser escorridos, lavados e novamente escorridos.
Depois de bem escorridos devem ser moídos numa trituradora. Guarde a mistura em frascos de vidro, previamente esterilizados. Cubra a superfície da pasta com uma camada de azeite.
Outra receita:
Corte os pimentos aos pedaços, retire as sementes e os pedúnculos e lave-os bem.
Coza os pimentos em água.
Escorra-os bem num passador. Triture-os num liquidificador e adicione alho picado.
Adicione sal grosso à mistura na proporção: 1 medida de sal para 2 medidas de massa de pimentão.
Coloque a mistura em frascos de vidro esterilizados e acrescente um fio de azeite à superfície da massa. O azeite irá evitar que ganhe bolor e ajuda a conservar melhor.
Sempre que usar esta marinada não necessita de salgar os alimentos.