Blog

Aprenda como deve plantar salsa em canteiros ou vasos

in Jardim/Horta
Aprenda como deve plantar salsa em canteiros ou vasos

A salsa é uma planta resistente, cultivada pelo seu sabor para ser adicionada a variados pratos culinários!

A salsa é considerada uma planta bienal mas é tratada como anual em climas frios. Pode ser cultivada em vasos e floreiras ou directamente no jardim ou na horta.

O cultivo de salsa não apenas adiciona uma erva deliciosa ao seu jardim, mas também é uma erva adorável com propriedades medicinais. Normalmente é utilizada na horta para as bordaduras de certos cultivos.

É rica em vitaminas A, B1, B2, C e D, ferro e potássio, ácido fólico, sendo uma excelente fonte de antioxidantes e possui propriedades diuréticas. Pode também ser utilizada em casos de hipertensão arterial, retenção de líquidos, infecções urinárias, pedras nos rins, prisão de ventre e até na prevenção contra a gripe.

Aprenda como deve plantar salsa em canteiros ou vasos

Contudo devido à sua grande quantidade de ácido oxálico, o excesso do consumo do chá feito com a planta pode ser abortivo. Leia também:

Como plantar salsa

Sementeira / plantação

As sementes de salsa devem ser semeadas preferivelmente em local definitivo.

Pode semear em canteiros ou em vasos. Como as sementes de salsa são muito pequenas, não há necessidade de cobri-las com terra.

Basta “polvilhar” as sementes no topo do solo ou enterrá-las a uma profundidade inferior 0,5cm e borrifar bem com água.

A sua germinação pode demorar cerca de 3 semanas ou mais.

Dica: Uma vez que as sementes de salsa apresentam algumas dificuldades na germinação pode colocá-las de molho, antes de as semear, de forma a promover/acelerar a sua germinação (podem demorar cerca de 30 dias).

Assim que as sementes germinarem, reduza-as a apenas uma ou duas plantas por vaso. Arranque algumas quando estas tiverem perto de 10 cm de forma a conferir-lhes mais espaço para crescerem e diminuir a competição por água e nutrientes.

A salsa pode ser semeada em qualquer altura do ano mas de preferência durante a Primavera ou nos meses de Agosto e Setembro. Semeiam-se na Primavera para se colher no Verão e no final de Verão para se colher no Inverno.

Aprenda como deve plantar salsa em canteiros ou vasos

Luz e temperatura

Embora sejam resistentes ao frio, é recomendado o plantio de salsa em áreas bem iluminadas com pleno sol ou sombra parcial.

Tem um bom crescimento principalmente em regiões de clima temperado em que as temperaturas rondam os 10 ºC e os 24 ºC.

A salsa tolera lugares quentes, porém o calor não pode ser em excesso, o que acelera o desenvolvimento da planta e a formação de flores.

Tipo de solo

Embora esta erva tolere solo pobre e drenagem, é sempre preferível solos leves, com boa drenagem com um teor em matéria orgânica significativo.

Não se dá bem em solos com um pH ácido.

Aprenda como deve plantar salsa em canteiros ou vasos

Regas

Opte por regar no início da manhã ou ao final para evitar que a água evapore mais facilmente.  À medida que a salsa se for desenvolvendo deve aumentar a frequência e quantidade de água com que rega.

Durante o Verão mantenha o solo húmido mas não encharcado.

Manutenção / fertilização

Esta erva de fácil tratamento requer pouca manutenção. Mas não se esqueça de controlar as plantas infestante (plantas indicadores) para evitar a competição por água, luz e nutrientes.

Vá eliminando as hastes florais à medida que forem aparecendo de forma a promover a produção de folhas por um período mais longo.

Pode fazer uma cobertura de solo de forma a tornar as regas mais eficientes.

Colheita / armazenamento

A salsa pode ser colhida após 110 a 120 dias após a sementeira.

Pode ser colhida durante todo o ano, especialmente se for cultivada em ambiente frio ou dentro de casa durante o Inverno.

A colheita deve ser feita de forma escalonada e antes que as plantas comecem a floração. Quando a salsa começa a dar flores o seu aroma e sabor começam a diminuir.

Para obter o sabor ideal faça uma colheita no início do dia (de manhã cedo), quando o óleo da planta é mais forte.

A salsa é melhor usada quando fresca mas pode ser congelada. Também é melhor congelar a salsa em vez de a secar pois pode fazer com que a planta perca parte do seu sabor. Leia também:

Aprenda como deve plantar salsa em canteiros ou vasos

Pragas e doenças

O excesso de rega pode provocar o aparecimento de doenças fúngicas e o aparecimento de pragas como as lagartas, pulgões e cochonilhas.

Plantas companheiras

Tomates, cebolas, espargos, etc. Se quiser saber mais, leia também:

Aprenda como deve plantar salsa em canteiros ou vasos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *