Blog

Aprenda quais são os benefícios do chá de cascas e folhas de ananás

in Medicina Natural
Aprenda quais são os benefícios do chá de cascas e folhas de ananás

A partir de agora vai deixar de colocar as cascas de ananás fora. Estas podem servir para alguns tratamentos de saúde!

O ananás, também conhecido por abacaxi, é uma fruta bastante apreciada no mundo inteiro devido ao seu incrível sabor tropical e aos seus benefícios para a saúde. Esta fruta ajuda na perda de peso, indigestão e muito mais. No entanto, quando se trata das suas folhas e das suas cascas as pessoas simplesmente acabam por descartá-las.

Mas tanto as folhas como as cascas do ananás são ricas em nutrientes! Embora não seja recomendado comê-las cruas, pode fazer-se um belo chá para usufruirmos de todos os seus benefícios.

A bromelaína é o ingrediente activo mais conhecido do ananás. Esta substância tem sido directamente relacionada à redução da inflamação, razão pela qual este chá é frequentemente recomendado para pessoas com artrite.

Os seus efeitos anti-inflamatórios também o torna excelente para pessoas que sofrem de dores de cabeça crónicas ou síndrome do intestino irritável. Os seus níveis elevados de vitamina C juntamente com vários outros antioxidantes previnem o envelhecimento precoce e diminui o risco de doenças crónicas e neurodegenerativas.

Aprenda quais são os benefícios do chá de cascas e folhas de ananás

Benefícios das cascas e das folhas do ananás

Auxilia a digestão

Com o passar da idade os problemas de estômago tornaram-se muito comuns. O aumento do consumo de alimentos gordurosos pode ser uma das razões.

Para além de fazer exercício físico e ter uma dieta equilibrada também pode utilizar as folhas de ananás para fazer um chá que ajudará a desintoxicar o organismo e também melhora o funcionamento dos intestinos.

Dores de garganta

Especialmente durante o Inverno a maioria de nós sofre de dores de garganta. Isto acontece devido aos ventos frios e também ao ataque de vírus. Poluição, tabaco e produtos tóxico presentes no ar também podem causar dores de garganta.

Para que isto não aconteça pode melhorar a qualidade do ar de sua casa ou no seu local de trabalho (se for possível) usando certas plantas. Leia também:

Os efeitos medicinais do chá de folhas de ananás também podem ajudar a acalmar a garganta e a mantê-la protegida.

Promove o sistema imunológico

Todos nós devemos prestar atenção à nossa saúde e ao nosso sistema imunológico. Este deve manter-se robusto para estar sempre pronto a combater o possível ataque de bactérias e vírus.

O chá de folhas de ananás fortalece a imunidade que mantém esta bicharada prejudicial à nossa saúde sob controle. Beba este chá todos os dias da parte da manhã.

Melhora a saúde da pele

O chá de cascas de ananás é rico em vitamina A, C e flavonoides sendo uma grande aliado para a saúde da pele dos cabelos e dos olhos.

Efeito energizante

Se costuma sentir uma preguiça imensa e mesmo depois de passar o dia todo na cama ou no sofá continua a sentir-se cansado/a é sinal de falta de energia – o que a longo prazo pode levar ao aparecimento de problemas de saúde. Para encher o seu corpo de energia deve beber chá de folhas de ananás. Estas possuem propriedades revigorantes devido aos nutrientes presentes na sua composição.

Efeito diurético e desintoxicante

O ananás possui altas propriedades antioxidantes, diurétias e desintoxicantes. Como tal, contribui para o bom funcionamento do metabolismo (especialmente para quem quer perder peso), ajuda a combater a retenção de líquidos e ainda elimina as toxinas do nosso organismo.

Portanto, o chá de cascas de ananás é bastante importante na limpeza do organismo.

Aprenda quais são os benefícios do chá de cascas e folhas de ananás

Chá de cascas de ananás

Ingredientes:

  • cascas e folhas de 1 ananás
  • 2L de água
  • 2 paus de canela
  • 1 lasca de gengibre (opcional)

Numa panela coloque a água ao lume e assim que começar a levantar fervura adicione os ingredientes. Retire do lume e deixe em repouso durante 10 minutos.

Por fim basta coar e beber.

Dica: Se não quiser um sabor muito forte de canela no chá, basta colocar um palito.

Guarde o restante chá no frigorífico.

Validade: 1 semana

Se gosta de chás medicinais para tratar problemas de saúde, leia também:

Perca peso e desintoxique o organismo com chá de dente de leão

Perca peso e desintoxique o organismo com chá de dente de leão

Aprenda quais são os benefícios do chá de cascas e folhas de ananás

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *