Aprenda a fazer água de cevada e quais são os seus benefícios!

A água de cevada é uma bebida saudável, refrescante, hidratante e desintoxicante que se faz só com 2 ingredientes: água e cevada.
A cevada foi dos primeiros cereais a ser cultivado há milhares de anos. Pode ser utilizada em vários pratos como sopas e ensopados.
A água de cevada é uma bebida tradicional em várias culturas sendo bem conhecida por ser nutritiva e possuir propriedades medicinais.
Para fazer esta água basta colocar a cevada na água a ferver e deixar que os nutrientes e o sabor passem para a água.
Na Índia, os médicos aconselham este tratamento caseiro para pessoas que sofram de infecção urinária ou pedras nos rins. Também é indicado para grávidas ou pessoas que estejam a sofrer de retenção de líquidos.
É considerada uma excelente bebida, especialmente, para os dias quentes de Verão pois hidrata e refresca o organismo.



Água de cevada

Benefícios da água de cevada
- Apesar de não ser nenhuma água milagrosa ajuda na recuperação da febre, infecções urinárias, pedras nos rins, retenção de líquidos, desidratação e insolação;
- Ajuda a limpar as toxinas presentes no nosso organismo e ajuda a reduzir o mau colesterol;
- Mantém a pele limpa devido aos seus efeitos desintoxicantes;
- É rica em fibras solúveis e também contém outros minerais essenciais como o magnésio, selénio e manganês;
- Reduz o açúcar no sangue;
- Equilibra as bactérias intestinais;
- Ajuda a emagrecer pois expulsa as toxinas do organismo.

Como se prepara
Ingredientes:
- 1/2 chávena de cevada
- 6 chávenas de água (para a cozedura)
Comece por lavar bem a cevada em água corrente para se livrar de qualquer tipo de sedimento. Também pode optar por colocar a cevada numa taça com água a cobri-la. Mexer bem e a seguir coe. Volte a repetir este processo mais 2 vezes.
A seguir, é importante colocar a cevada de molho para torná-la mais digerível neutralizando o ácido fítico (composto antinutriente presente nos vegetais que pode impedir ou dificultar a absorção de nutrientes essenciais pelo sistema digestivo), resultando num produto final que vai ser mais facilmente digerido.
Para além de neutralizar o ácido fítico, deixar os grãos de cevada de molho também ajuda a “quebrar” parcialmente outras proteínas de difícil digestão, como é o caso do glúten.
A recomendação é, no mínimo, 7h de molho, o que resultará numa bebida de cevada mais nutritiva e benéfica. Isto também ajuda a reduzir o tempo de cozedura.
Depois de ter a cevada seleccionada e de molho descarte a água e coloque a cevada numa panela de pressão com 6 chávenas de água. Deixe cozer durante 40 a 50 minutos.
Assim que a cevada estiver cozida retire do lume, abra a panela e deixe arrefecer. A cevada irá ficar mais macia e depositada no fundo e a água ficará turva.
Coe e guarde a água dentro de uma garrafa de vidro e guarde no frigorífico. Beba esta água 2 a 3 vezes por dia.
Quanto à cevada cozida pode aproveitá-la por exemplo para fazer uma sopa.
Validade: 4 a 5 dias

Dica: Se não gostar do sabor pode adoçar com mel e até acrescentar umas gotas de limão.

Contra-indicações:
- Muitos alimentos e bebidas que são seguros para o público em geral podem apresentar problemas ou sensações desconfortáveis em certas pessoas. Isto também pode acontecer com a água de cevada. Por isso recomendamos que introduza a água de cevada na sua rotina alimentar diária de forma gradual. Caso apareça algum efeito adverso o melhor será parar a sua ingestão.
- Transtorno digestivo – Um de seus principais componentes positivos também pode ser o culpado pelas suas desvantagens. A grande quantidade de fibra encontrada na água de cevada não demolhada pode causar flatulência, gases, inchaço abdominal ou cólicas estomacais.
- Não é adequada para celíacos porque a cevada contém glúten.
- Caso sofra de alguma doença ou está a tomar medicamentos deve sempre consultar o seu médico assistente.

Se gosta de tratamentos naturais e aproveitar o que de melhor a Natureza tem para nos dar, leia também:






