Aprenda a plantar alecrim em canteiros ou vasos
O alecrim é uma erva aromática fácil de cultivar e manter, possui diversas propriedades medicinais e ainda afasta pragas na horta!
O alecrim pertence à espécie Salvia rosmarinus e à família Lamiaceae, a mesma que a sálvia. O seu nome latino é “Ros Maris” que significa “Orvalho do Mar” pois trata-se de uma planta que cresce bem à beira-mar.
Em variadas zonas do país é chamado Rosmaninho possivelmente pelo seu nome científico ser “rosmarinus”. É importante não confundir com as espécies de Lavandula spp., conhecidas popularmente como alfazemas mas também como rosmaninho, o que leva a que por vezes surja alguma confusão.
Em culinária pode ser utilizado para temperar pratos de carne e peixe, assados, marinadas, etc. Em termos medicinais pode ser utilizado no alívio de dores de cabeça e dores reumáticas, tratamentos de pele e do cabelo, etc. Leia também:
Alecrim VS Alfazema (lavanda)
O alecrim e as lavandas são semelhantes na aparência. Ambos são arbustos com caules lenhosos e apresentam folhas aromáticas longas e finas. No entanto, o alecrim geralmente cresce mais que as lavandas. As flores do alecrim também se formam entre a folhagem, enquanto que as flores das lavanda elevam-se acima da folhagem formando espigas de flores. O sabor e o aroma das lavandas também é mais floral que o alecrim.
Como plantar alecrim
As sementes de alecrim devem ser apenas cobertas com o solo.
Arbustos de alecrim devem ser plantados com um espaçamento de 60 a 90cm entre eles. Basta plantar as mudas com a mesma profundidade em que estavam no vaso. Não é necessário colocar nenhuma estrutura de suporte para este arbusto.
Os arbustos de alecrim autopolinizam-se e atraem abelhas e outros polinizadores para a horta e jardim.
Esta planta cresce bem em vasos ao ar livre e também dentro de casa, desde que receba luz suficiente. Assim que o inverno chegar pode recolher os vasos de alecrim para dentro de casa. Mantenha-os numa divisão quente e longe de qualquer corrente de ar. Continue fornecendo-lhe, pelo menos, 6 horas de luz solar por dia através de uma janela. Diminua as regas mas não permita que o solo seque por completo.
Para plantar alecrim em vaso, selecione um que seja um pouco maior que a raiz da planta. Certifique-se de que os orifícios de drenagem estão completamente desobstruídos.
Opte por vasos de barro (sem esmalte) para permitir que o excesso de humidade da terra se evapore através das suas paredes.
Sementeira / plantação
A Primavera é a melhor altura para plantar alecrim pois as temperaturas não são demasiado altas e também já não há ocorrência de geadas.
Se optar por plantar em vaso pode fazê-lo em qualquer altura do ano.
Se optar por cultivar alecrim através de sementes poderá ser um pouco complicado pois estas são difíceis de germinar e muitas vezes não crescem bem. Se mesmo assim quiser tentar semeie várias sementes a mais do que as plantas que espera cultivar.
Espalhe-as num tabuleiro com terra húmida e cubra-as levemente com mais um pouco de terra. Cubra o tabuleiro com película aderente para ajudar a manter a humidade. Mantenha-o num local quente mas não deixe secar a terra.
Assim que as sementes começarem a brotar, retire a película e coloque o tabuleiro numa zona em que apanhe luz forte.
Assim que as sementes atinjam os 7cm de altura podem ser transplantadas para vasos individuais ou para o jardim / horta se o tempo estiver quente.
Quando quiser transplantar as mudas dos vasos directamente para a terra plante as mudas exactamente com a mesma profundidade com que estavam no vaso.
Temperatura e luz
Este arbusto gosta de climas quentes, sol pleno (pelo menos 6 horas de luz solar directa diariamente) e níveis moderados de humidade. No caso de ter o alecrim em vaso coloque-o numa janela ensolarada virada a sul.
Sempre que o clima estiver quente coloque o vaso no exterior. Especialmente quando as suas flores estiverem abertas para permitir que as flores se polinizem naturalmente.
Se o alecrim não receber luz adequada pode resultar num crescimento lento e fraco.
Se plantar o alecrim na horta ou no jardim evite colocá-lo próximo de uma árvore ou arbusto mais alto para não lhe fazer sombra..
A maioria das variedades de alecrim não pode sobreviver a temperaturas abaixo de -1ºC, mas têm boa tolerância ao calor. A temperatura ideal será entre os 12ºC e os 26ºC.
Tipo de solo
O alecrim não é muito exigente quanto ao tipo de solo. Não tolera bem solos argilosos e demasiado húmidos.
Quanto ao pH do solo, idealmente, deve ser ligeiramente ácido a neutro.
Regas
Esta aromática é bastante resistente à seca. Deixe os primeiros centímetros do solo secarem entre regas.
Faça uma rega de forma a que o solo fique húmido uniformemente. No caso de alecrins em vasos, pode mergulhar o próprio vaso em água e retirá-lo de seguida.
O excesso de humidade pode levar ao aparecimento de podridão e fungos, especialmente se não houver circulação de ar suficiente à volta da planta.
Propagação
Para propagar o alecrim é mais fácil usar a técnica da estaquia. Para além de ser mais fácil, é também a forma mais barata para obter uma nova planta.
Se retirar mudar de uma planta madura vai ajudá-la a ter um crescimento mais ramificado e mais denso.
A Primavera e o Verão são as melhores alturas para propagar alecrim.
Como propagar:
- Corte um pedaço de um caule saudável com alguns centímetros de comprimento;
- Retire as folhas da parte inferior do caule deixando pelo menos cinco a 7 folhas;
- Mergulhe a ponta cortada num enraízador natural. Aprenda aqui a fazê-lo —> Enraízador natural caseiro para as suas mudas
- Plante a muda num vaso com terra húmida. Certifique-se de que os orifícios do vaso estão devidamente desobstruídos para que haja uma boa drenagem;
- Coloque o vaso num local quente, protegido e que apanhe luz indirecta;
- Borrife a muda diariamente e certifique-se de que a terra não seca.
Ao final de 2 a 3 semanas verifique se já houve produção de raízes. Puxe o caule suavemente, se sentir alguma resistência é sinal de que a muda ganhou raízes. Ao final de uma semana a muda está pronta para ser transplantada para o local definitivo.
Veja também este vídeo:
Manutenção e fertilização
Pode misturar composto no solo quando fizer plantações de alecrim.Desta forma, a planta irá crescer de forma saudável.
O alecrim pode ser podado, após a floração, conforme necessário de forma a moldar seu crescimento. Não corte mais de um terço da planta de cada vez pois isso pode stressar o arbusto e deixá-lo vulnerável a doenças e pragas.
Colheita
A Primavera e o Verão é a altura em que esta aromática cresce de forma mais activa. mas pode colher alecrim em qualquer altura do ano.
As folhas são mais aromáticas e saborosas quando colhidas antes da planta dar flor.
Durante a colheita corte raminhos com 10 a 15cm de comprimento.
Esta aromática pode ser utilizada fresca ou seca. Se preferir secar o alecrim, pendure as haste de cabeça para baixo numa zona seca, fresca e bem ventilada. Este processo demora algumas semanas. Assim que o alecrim estiver seco, retire as folhas e guarde-as em frascos de vidro.
Pragas e doenças
O excesso de regas (humidade) bem como a má circulação de ar na planta pode resultar no aparecimento de oídio. Esta doença normalmente não mata a planta mas acaba por enfraquecê-la. Para evitar o aparecimento do oídio certifique-se de que o solo não está demasiado húmido e deixe alguns metros de espaço à volta da planta para haver fluxo de ar.
Também deve ter alguma atenção ao aparecimento de pulgões. Deve fazer um tratamento assim que detectar a infestação. Leia também estes tratamentos naturais que pode usar contra estes visitantes indesejáveis:
Plantas companheiras
Escolha plantas com propriedades repelentes de pragas. Ao escolher plantas companheiras do alecrim estas devem beneficiar da capacidade que a planta tem de afastar certos insectos que atacam as plantações de vegetais e frutos. Por exemplo, as lagartas de repolho gostam de pôr os seus ovos em crucíferas (brócolos, couve-flor, couve, repolho, nabo, agriões, rúcula e couves-de-Bruxelas). Estas lagartas são repelidas pelos óleos fortes presentes no alecrim.
O alecrim também repele besouros e moscas da cenoura, portanto é uma boa ideia plantas próximo de cenouras e feijões.
As lesmas e os caracóis também são impedidos de comer vegetais de folha verde quando existe alecrim por perto.