Blog

Aprenda a plantar alecrim em canteiros ou vasos

in Jardim/Horta
Aprenda a plantar alecrim em canteiros ou vasos

O alecrim é uma erva aromática fácil de cultivar e manter, possui diversas propriedades medicinais e ainda afasta pragas na horta!

O alecrim pertence à espécie Salvia rosmarinus e à família Lamiaceae, a mesma que a sálvia. O seu nome latino é “Ros Maris” que significa “Orvalho do Mar” pois trata-se de uma planta que cresce bem à beira-mar. 

Em variadas zonas do país é chamado Rosmaninho possivelmente pelo seu nome científico ser “rosmarinus”. É importante não confundir com as espécies de Lavandula spp., conhecidas popularmente como alfazemas mas também como rosmaninho, o que leva a que por vezes surja alguma confusão.

Em culinária pode ser utilizado para temperar pratos de carne e peixe, assados, marinadas, etc. Em termos medicinais pode ser utilizado no alívio de dores de cabeça e dores reumáticas, tratamentos de pele e do cabelo, etc. Leia também:

Alecrim VS Alfazema (lavanda)

O alecrim e as lavandas são semelhantes na aparência. Ambos são arbustos com caules lenhosos e apresentam folhas aromáticas longas e finas. No entanto, o alecrim geralmente cresce mais que as lavandas. As flores do alecrim também se formam entre a folhagem, enquanto que as flores das lavanda elevam-se acima da folhagem formando espigas de flores. O sabor e o aroma das lavandas também é mais floral que o alecrim.

Como plantar alecrim

As sementes de alecrim devem ser apenas cobertas com o solo.

Arbustos de alecrim devem ser plantados com um espaçamento de 60 a 90cm entre eles. Basta plantar as mudas com a mesma profundidade em que estavam no vaso. Não é necessário colocar nenhuma estrutura de suporte para este arbusto.

Os arbustos de alecrim autopolinizam-se e atraem abelhas e outros polinizadores para a horta e jardim.

Esta planta cresce bem em vasos ao ar livre e também dentro de casa, desde que receba luz suficiente. Assim que o inverno chegar pode recolher os vasos de alecrim para dentro de casa. Mantenha-os numa divisão quente e longe de qualquer corrente de ar. Continue fornecendo-lhe, pelo menos, 6 horas de luz solar por dia através de uma janela. Diminua as regas mas não permita que o solo seque por completo.

Para plantar alecrim em vaso, selecione um que seja um pouco maior que a raiz da planta. Certifique-se de que os orifícios de drenagem estão completamente desobstruídos.

Opte por vasos de barro (sem esmalte) para permitir que o excesso de humidade da terra se evapore através das suas paredes.

Aprenda a plantar alecrim em canteiros ou vasos

Sementeira / plantação

A Primavera é a melhor altura para plantar alecrim pois as temperaturas não são demasiado altas e também já não há ocorrência de geadas.

Se optar por plantar em vaso pode fazê-lo em qualquer altura do ano.

Se optar por cultivar alecrim através de sementes poderá ser um pouco complicado pois estas são difíceis de germinar e muitas vezes não crescem bem. Se mesmo assim quiser tentar semeie várias sementes a mais do que as plantas que espera cultivar.

Espalhe-as num tabuleiro com terra húmida e cubra-as levemente com mais um pouco de terra. Cubra o tabuleiro com película aderente para ajudar a manter a humidade. Mantenha-o num local quente mas não deixe secar a terra.

Assim que as sementes começarem a brotar, retire a película e coloque o tabuleiro numa zona em que apanhe luz forte.

Assim que as sementes atinjam os 7cm de altura podem ser transplantadas para vasos individuais ou para o jardim / horta se o tempo estiver quente.

Quando quiser transplantar as mudas dos vasos directamente para a terra plante as mudas exactamente com a mesma profundidade com que estavam no vaso.

Temperatura e luz

Este arbusto gosta de climas quentes, sol pleno (pelo menos 6 horas de luz solar directa diariamente) e níveis moderados de humidade. No caso de ter o alecrim em vaso coloque-o numa janela ensolarada virada a sul.

Sempre que o clima estiver quente coloque o vaso no exterior. Especialmente quando as suas flores estiverem abertas para permitir que as flores se polinizem naturalmente.

Se o alecrim não receber luz adequada pode resultar num crescimento lento e fraco.

Se plantar o alecrim na horta ou no jardim evite colocá-lo próximo de uma árvore ou arbusto mais alto para não lhe fazer sombra..

A maioria das variedades de alecrim não pode sobreviver a temperaturas abaixo de -1ºC, mas têm boa tolerância ao calor. A temperatura ideal será entre os 12ºC e os 26ºC.

Tipo de solo

O alecrim não é muito exigente quanto ao tipo de solo. Não tolera bem solos argilosos e demasiado húmidos.

Quanto ao pH do solo, idealmente, deve ser ligeiramente ácido a neutro.

Aprenda a plantar alecrim em canteiros ou vasos

Regas

Esta aromática é bastante resistente à seca. Deixe os primeiros centímetros do solo secarem entre regas.

Faça uma rega de forma a que o solo fique húmido uniformemente. No caso de alecrins em vasos, pode mergulhar o próprio vaso em água e retirá-lo de seguida.

O excesso de humidade pode levar ao aparecimento de podridão e fungos, especialmente se não houver circulação de ar suficiente à volta da planta.

Propagação

Para propagar o alecrim é mais fácil usar a técnica da estaquia. Para além de ser mais fácil, é também a forma mais barata para obter uma nova planta.

Se retirar mudar de uma planta madura vai ajudá-la a ter um crescimento mais ramificado e mais denso.

A Primavera e o Verão são as melhores alturas para propagar alecrim.

Como propagar:

  • Corte um pedaço de um caule saudável com alguns centímetros de comprimento;
  • Retire as folhas da parte inferior do caule deixando pelo menos cinco a 7 folhas;
  • Mergulhe a ponta cortada num enraízador natural. Aprenda aqui a fazê-lo —> Enraízador natural caseiro para as suas mudas
  • Plante a muda num vaso com terra húmida. Certifique-se de que os orifícios do vaso estão devidamente desobstruídos para que haja uma boa drenagem;
  • Coloque o vaso num local quente, protegido e que apanhe luz indirecta;
  • Borrife a muda diariamente e certifique-se de que a terra não seca.

Ao final de 2 a 3 semanas verifique se já houve produção de raízes. Puxe o caule suavemente, se sentir alguma resistência é sinal de que a muda ganhou raízes. Ao final de uma semana a muda está pronta para ser transplantada para o local definitivo.

Veja também este vídeo:

Manutenção e fertilização

Pode misturar composto no solo quando fizer plantações de alecrim.Desta forma, a planta irá crescer de forma saudável.

O alecrim pode ser podado, após a floração, conforme necessário de forma a moldar seu crescimento. Não corte mais de um terço da planta de cada vez pois isso pode stressar o arbusto e deixá-lo vulnerável a doenças e pragas.

Colheita

A Primavera e o Verão é a altura em que esta aromática cresce de forma mais activa. mas pode colher alecrim em qualquer altura do ano.

As folhas são mais aromáticas e saborosas quando colhidas antes da planta dar flor.

Durante a colheita corte raminhos com 10 a 15cm de comprimento.

Esta aromática pode ser utilizada fresca ou seca. Se preferir secar o alecrim, pendure as haste de cabeça para baixo numa zona seca, fresca e bem ventilada. Este processo demora algumas semanas. Assim que o alecrim estiver seco, retire as folhas e guarde-as em frascos de vidro.

Pragas e doenças

O excesso de regas (humidade) bem como a má circulação de ar na planta pode resultar no aparecimento de oídio. Esta doença normalmente não mata a planta mas acaba por enfraquecê-la. Para evitar o aparecimento do oídio certifique-se de que o solo não está demasiado húmido e deixe alguns metros de espaço à volta da planta para haver fluxo de ar.

Também deve ter alguma atenção ao aparecimento de pulgões. Deve fazer um tratamento assim que detectar a infestação. Leia também estes tratamentos naturais que pode usar contra estes visitantes indesejáveis:

Plantas companheiras

Escolha plantas com propriedades repelentes de pragas. Ao escolher plantas companheiras do alecrim estas devem beneficiar da capacidade que a planta tem de afastar certos insectos que atacam as plantações de vegetais e frutos. Por exemplo, as lagartas de repolho gostam de pôr os seus ovos em crucíferas (brócolos, couve-flor, couve, repolho, nabo, agriões, rúcula e couves-de-Bruxelas). Estas lagartas são repelidas pelos óleos fortes presentes no alecrim.

O alecrim também repele besouros e moscas da cenoura, portanto é uma boa ideia plantas próximo de cenouras e feijões.

As lesmas e os caracóis também são impedidos de comer vegetais de folha verde quando existe alecrim por perto.

Aprenda a plantar alecrim em canteiros ou vasos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *