Blog

Alimentos que aliviam as dores de estômago

in Medicina Natural
Alimentos que aliviam as dores de estômago

As dores de estômago podem estar associadas à ingestão de algum alimento ou até mesmo a alguma restrição/alergia alimentar.

Todos nós já sofremos de uma “bela” dor de estômago. Mas por vezes o desconforto ou acidez estomacal é tanta que pode atrapalhar as actividades do dia-a-dia.

Preparámos então aqui uma lista de alimentos que irão ajudar nesta situação.

Dores de estômago

Os seguintes alimentos irão ajudar a acalmar e a aliviar as dores de estômago.

Arroz branco

O arroz é um alimento simples de digerir e que aumenta a absorção de líquidos. A água utilizada para cozer o arroz é rica em minerais e nutrientes e diz-se também que é muito benéfica para reduzir a acumulação de gases, a pressão abdominal e as dores de estômago. Leia também:

Iogurte natural

As bactérias boas do estômago são frequentemente mortas pela gastrite, e o tecido não cicatriza na sua ausência. O iogurte contém lactobacilos, que são bactérias amigas do intestino que podem diminuir o desconforto e promover a sensação de bem-estar. Apesar do facto de o iogurte ser feito de leite, a versão natural e sem açúcar pode, no entanto, ter efeitos satisfatórios nos problemas do estômago, em particular na gastrite, uma vez que reduz a acidez. Leia também:

Gengibre

O chá de gengibre, que tem propriedades anti-inflamatórias, é aconselhado para aliviar as náuseas ou os vómitos. Leia também:

Papaia

Ajuda na digestão e também ajuda na obstipação. O segredo reside nas suas enzimas, que ajudam a decompor as proteínas e a relaxar o estômago.

Chá de camomila

Na maioria das vezes, os chás são alimentos saudáveis para o estômago e podem ser consumidos como preventivos cerca de uma hora antes de cada refeição. Desta forma, actuam como calmantes digestivos mesmo antes de os alimentos começarem a ser digeridos, prevenindo azias, gases e cólicas.

O chá de camomila tem propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas que reduzem a irritação gástrica e as náuseas, ao mesmo tempo que regulam a produção de ácidos no estômago. Leia também:

Chá de hortelã

Beber um pouco de chá de hortelã pode ajudar a reduzir a acidez gástrica e a aliviar outros sintomas. No entanto, o chá de hortelã também alivia a área de alta pressão entre o estômago e o esófago e pode resultar em azia em algumas pessoas, neste caso deve optar por chá de camomila.

Bananas

As bananas previnem as úlceras gástricas e protegem a mucosa gastrointestinal. Além disso, ajudam a reduzir o ácido gástrico e a travar o crescimento das úlceras. Para aumentar a sua efectividade deve consumir as bananas cruas e o mais verdes possível.

Compota de maçã

Tal como as bananas, as maçãs são uma excelente fonte de pectina, que ajuda a diminuir os sintomas da diarreia. Se estiver a sofrer de dores de estômago, é preferível consumir compotas de fruta em vez de fruta sólida, uma vez que os frutos cozinhados são mais fáceis de digerir. Leia também:

Chá de hortelã

Sumo de maçã

Ajuda o organismo a repor os electrólitos quando é necessário, especialmente após uma indisposição ou uma noite agitada.

Vinagre de maçã

Há muito que já se descobriu que o sumo fermentado de maçã que, nada mais é do que vinagre de maçã, é um excelente aliado na perda de peso. Além disso, diminui as dores de estômago quando o problema é a falta de ácido neste órgão. Neste caso, pode-se tomar um pouco de vinagre de maçã diluído em água para equilibrar a acidez do estômago.

Além disso, o vinagre de maçã contém uma série de nutrientes, como a vitamina C e as vitaminas do complexo B. Muitas pessoas acham que o vinagre é demasiado forte para o seu paladar, neste caso misture uma ou duas colheres de sopa em água morna, adicione um pouco de mel e beba de seguida. Leia também:

Aveia

É um alimento rico em fibras que ajuda no combate à azia. Além disso, não causa refluxo e não irrita um estômago já “irritado”. Outro benefício é a sensação de saciedade que a aveia garante, o que ajuda a evitar a vontade de comer mais coisas enquanto se está com o estômago sensível.

Alimentos que aliviam as dores de estômago

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *