Blog

Como reduzir as dores causadas pela mudança de tempo

in Medicina Natural
Como reduzir as dores causadas pela mudança de tempo

Com a chegada do frio e da chuva chegam também variadas queixas de dores. Já lhe aconteceu?

As mudanças climáticas não afectam apenas o nosso meio ambiente, mas também nosso bem-estar pessoal. Quando ocorre uma mudança climática, esta afecta o ar que respiramos, o que por sua vez afecta a nossa saúde geral.

Todo o nosso sistema fica afectado, desde o sistema imunológico até ao sistema músculo-esquelético. Por este motivo tantas pessoas sentem dores no corpo sempre que existem mudanças climáticas.

As dores nas articulações podem ser causadas por mudanças climáticas por factores que ainda não foram determinados. Algumas pessoas podem sentir mais dores quando o tempo está frio ou húmido. Também podem sentir dores sempre que estiver a aproximar-se chuva. Pessoas com dores provocadas por outras condições como enxaquecas crónicas e fibromialgia também sentem dores sempre que há mudanças de tempo.

Por tudo isto resolvemos fazer este artigo para lhe darmos algumas dicas para ajudar a reduzir as dores causadas pela mudança de tempo:

Analgésicos naturais

Óleo de eucalipto

O óleo de eucalipto é um tratamento bastante eficaz devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Compostos como o cineol e o limoneno podem ajudar a aliviar as dores.

O eucalipto é um tratamento específico para ajudar a aliviar as dores nas articulações.

Esfregar óleo de eucalipto nas articulações afectadas promove o relaxamento do corpo devido ao seu aroma e ainda tem uma acção analgésica.

Para fazer óleo de eucalipto sugerimos o método de infusão. Leia também:

Aloé vera

O aloé vera está indicado em casos de dores nas articulações e também em casos de queimaduras solares.

Beber o sumo da planta diariamente também pode ajudar a diminuir as dores de cabeça e as enxaquecas. Leia também:

O gel da planta pode ser utilizado directamente nas zonas doloridas. Pode ser comprado ou se tiver uma planta de aloé vera pode extrair e conservar o gel. Saiba como:

Chá de gengibre

O gengibre é considerado um analgésico natural pois ajuda a diminuir as dores e a reduzir a inflamação. Também ajuda a reduzir a gravidade e a duração das crises de enxaquecas.

O chá de gengibre é uma forma agradável de manter o corpo aquecido durante os dias frios e chuvosos. Como o gengibre ajuda a aumentar a temperatura corporal este ajuda a melhorar a circulação sanguínea por todo o corpo.

Para fazer um chá de gengibre fresco basta cortá-lo em fatias finas e coloque 1 chávena de água a ferver. Ponha ao lume durante 5 a 10 minutos dependendo de quão forte vai querer o seu chá. Coe e antes de servir pode adicionar limão ou mel para dar sabor.

Além de ajudar a aliviar as dores relacionadas com a mudança de clima, o chá de gengibre também ajuda na digestão, reduz as náuseas e acalma o estômago.

Para saber mais sobre o gengibre, leia também:

Pimenta-caiena

A pimenta-caiena contém capsaicina – composto activo que é bastante útil no alívio das dores nas articulações e nos nervos. Também ajuda a limpar os seios perinasais.

A pimenta-caiena é um óptimo tratamento caseiro para reduzir as dores provocada pelas mudanças climáticas.

Para usufruir destes benefícios pode simplesmente adicionar pimenta-caiena à sua dieta diária – caso possa ou consiga tolerar alimentos picantes.

Se quiser aliviar as dores nas articulações recomendamos o uso de uma pomada feita com pimenta-caiena. Aplique a pomada directamente nas áreas afectadas. Leia também:

As mudanças climáticas infelizmente são praticamente imprevisíveis e normalmente o Instituro de Metereologia certa tanto quanto nós no totoloto ou no euromilhões! Portanto se souber como tratar as dores causadas pela mudança de tempo irá ajudar a lidar melhor com elas.

Não se esqueça que também deve vestir roupa apropriada para o frio, beber bastante água para se manter bem hidratado – estes também são factores importantes para evitar o aparecimento de dores.

Para saber mais sobre a pimenta-caiena, leia também:

Leia também:

Aumentar o consumo de vitaminas A, D, E e K

As vitaminas são essenciais para manter o nosso corpo saudável. Estas vitaminas ajudam a estimular o sistema imunológico e também aliviam a inflamação causada pela dor.

Embora uma mudança na dieta diária não reduza abruptamente a dor, a longo prazo irá fazer efeitos surpreendentes. Portanto, devemos consumir alimentos como: bróculos, espinafres, aipo, abacate, melância, nectarinas, peixes e nozes.

Além disso, use óleos saudáveis como o óleo de coco e o azeite.

Como reduzir as dores causadas pela mudança de tempo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *