Saiba que plantas pode e deve plantar perto de ervilhas

O saudável crescimento das ervilhas é beneficiado quando estas são plantadas perto de outras plantas. Saiba quais!

As plantas companheiras das ervilhas são plantas que crescem bem quando plantadas próximo de ervilhas. Ou seja, são plantas que saem beneficiadas com a companhia uma da outra. Algumas inclusivamente combatem as pragas das ervilhas e outras até adicionam nutrientes ao solo.
A consociação de plantas é um método em que se cultiva duas ou mais plantas próximas umas das outras e que as mesmas acabem por sair beneficiadas com este companheirismo.
Os benefícios deste método incluem o controle de pragas, auxílio na polinização, produz um maior rendimento num determinado pedaço de terra maximizando o espaço do jardim / horta, etc. Saiba mais sobre este método:


Além disso, na Natureza, geralmente há uma grande diversidade de plantas em qualquer ecossistema. Essa diversidade ajuda a fortalecer o ecossistema e reduz a probabilidade deste ser atacado por qualquer praga ou doença.



Plantas companheiras das ervilhas

Lista dos “melhores amigos” das ervilhas
- alfaces
- espinafres
- batatas
- brócolos
- cenouras
- couve-flor
- couve-de-Bruxelas
- curgetes
- repolho
- pepinos
- tomates
- feijão
- nabos
- rabanetes
- beringelas
- milho
- cherovia (pastinaga)
- coentros
- hortelã
- calêndulas

Plantas antagónicas
Algumas plantas são amigas umas das outras e algumas simplesmente não se dão bem, tal como as pessoas.
As ervilhas não gostam de nenhum membro do género Allium, portanto não as junte com cebolinho, chalotas, cebolas, alhos nem alhos franceses!
Evite também plantar gladíolos próximo de ervilhas.

