Blog

Óleo de urtigas para tratamentos de pele e de cabelo

in Beleza e bem-estar, Medicina Natural
Óleo de urtigas para tratamentos de pele e de cabelo

O óleo de urtiga é usado para tratar problemas de pele, irritações no couro cabeludo e ainda ajuda a combater a caspa e a queda do cabelo.

Pode ser aplicado directamente na pele ou no cabelo / couro cabeludo mas também pode ser utilizado no fabrico de cremes, pomadas, sabonetes e amaciadores caseiros.

As urtigas são comestíveis e todas as partes da planta possuem propriedades medicinais, desde a raíz, caule, folhas, flores e sementes. Leia também:

Saiba quais são os benefícios do consumo de urtigas

Saiba quais são os benefícios do consumo de urtigas

A melhor altura para apanhar urtigas é ao final da tarde de um dia de sol. Não se esqueça de utilizar luvas para manusear a planta!

Nesta receita utilizámos azeite mas pode utilizar outro óleo à sua escolha como óleo de girassol, óleo de graínhas de uva, óleo de coco, óleo de rícino, etc.

Óleo de urtigas para tratamentos de pele e de cabelo

Óleo de urtigas

Ingredientes:

  • urtigas
  • azeite (ou outro óleo base à sua escolha)
  • frasco de vidro

Depois de apanhar as urtigas lave-as em água corrente e coloque-as num tabuleiro ao sol para secarem. O objectivo é que as urtigas não tenham qualquer tipo de humidade assim que as misturar no óleo. Caso contrário o óleo irá acabar por ganhar bolor.

Para que as folhas sequem completamente mantenha-as no tabuleiro, ao sol, durante 3 a 4 dias. Recolha o tabuleiro para dentro de casa à noite, caso o coloque no quintal. É importante que as urtigas não apanhem humidade.

Assim que as urtigas estiverem secas, corte as folhas, triture-as (opcional) e coloque-as dentro do frasco. A seguir, encha o frasco com o azeite – certifique-se que as urtigas ficam totalmente cobertas. Feche o frasco e coloque-o, durante 4 semanas, num local fresco e escuro, por ex: na despensa.

Por fim, basta coar e guardar o óleo num local seco e escuro. Utilize um pano fino e esprema muito bem para aproveitar o máximo de quantidade de óleo.

Também pode optar por um método mais rápido que consiste em aquecer as folhas das urtigas e o óleo base que escolheu, em lume brando em banho-maria, durante 2 a 5 horas. A duração do banho-maria vai influenciar a concentração do óleo – quanto mais tempo o mantiver ao lume mais concentrado ficará (não deixe a água evaporar por completo).

Não se esqueça de rotular o frasco!

Validade: 1 ano

Óleo de urtigas para tratamentos de pele e de cabelo

Aplicações na pele

Este óleo ajuda a tratar eczemas, queimaduras solares e a diminuir irritações na pele e dermatites. Também tem um efeito analgésico no caso de dores reumáticas, artrites e osteoporose.

O óleo pode ser aplicado directamente nas áreas afectadas ou até mesmo ser adicionado ao seu sabonete.

Aplicações no cabelo

Massaje o óleo de urtiga no couro cabeludo e no cabelo. Deixe em repouso durante 5 minutos. Depois basta lavar o cabelo.

Este óleo também pode ser acrescentado ao seu champô.

Para maximizar os efeitos das urtigas, a seguir a aplicar o óleo pode lavar o cabelo com chá de urtigas, camomila ou sálvia. A seguir, não volte a passar água no cabelo.

Este tratamento pode ser feito 2 vezes por semana.

Óleo de urtigas para tratamentos de pele e de cabelo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *