Blog

Aprenda a fazer uma deliciosa geleia de marmelo

in Sabores
Aprenda a fazer uma deliciosa geleia de marmelo

O Outono é a altura ideal para tirar o máximo de proveito das cascas e caroços de marmelos para fazer geleia!

Quando se faz marmelada normalmente o passo seguinte é fazer geleia de marmelo. Como na marmelada utiliza-se a polpa da fruta, as cascas e os caroços são aproveitados para fazer geleia! Leia também:

A época do marmelo é, sem dúvida, o Outono e ocorre durante os meses de Setembro, Outubro e Novembro. Durante o resto do ano pode consumir este fruto em forma de geleia ou marmelada pois apresentam grandes períodos de conservação.

Aprenda a fazer uma deliciosa geleia de marmelo

Geleia de marmelo

Ingredientes:

  • cascas e caroços de marmelos
  • açúcar
  • água
  • 1 pau de canela (opcional)
  • casca de limão (opcional)

Colocar as cascas, os caroços, a casca de limão e o pau de canela num tacho e cobrir com água. Ponha o tacho ao lume e deixe ferver cerca de 2h ou até que o líquido fique reduzido pela metade.

Deixa-se ferver cerca de 2 horas ou até que o líquido seja reduzido a metade.

A seguir, coe o líquido com um passador e volte a colocá-lo dentro do tacho ao lume. Descarte as cascas, caroços limão e a canela.

Acrescente o açúcar ao líquido. Normalmente a proporção é de 1Kg de açúcar para cada litro. Mas, se preferir, pode reduzir um pouco a quantidade de açúcar.

Vá mexendo até que o açúcar se dissolva por completo. Deixe ferver no mínimo até atingir o ponto de pérola. Se preferir que a geleia fique mais grossa deixe ferver durante mais tempo.

Como testar o ponto de pérola: Com uma colher verta um pouco da geleia e se o fio de geleia for resistente e a sua ponta for semelhante a uma pérola, é sinal de que a geleia está pronta.

Por fim, guarde a geleia em frascos de vidro previamente esterilizados. Deixe a geleia arrefecer e tape os frascos.

Aprenda a fazer uma deliciosa geleia de marmelo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *