Gosta de marmelada? Aprenda a receita desta iguaria!
Esta é mais uma receita tradicional e deliciosa dos nossos avós e que nos fazem lembrar os tempos da nossa infância.
A marmelada é feita a partir do fruto do marmeleiro. O marmeleiro (Cydonia oblonga) é também conhecido pelos nomes populares: marmeleiro-da-europa, marmelo e pereira-do-japão.
Os marmelos podem ser consumidos em crús, assados ou cozidos. São bastante utilizados na confecção de marmelada, compotas, geleias e xaropes.
Raramente é consumido crú pois é bastante duro e tem um sabor ácido. Mas depois de assado / cozido acaba por se tornar bastante agradável e delicioso.
Sabia que deve plantar alhos à volta dos marmeleiros pois estes intensificam o sabor dos marmelos?
Este surpreendente fruto também possui propriedades terapêuticas tendo um papel fundamental em diversas patologias, como é o caso de:
- tosse
- constipações
- bronquites
- asma
- inflamações gastrointestinais
- síndrome do intestino irritável
- hemorróidas
- acção antidiarreica: devido ao alto teor em pectinas, taninos e mucilagens
A época do marmelo é, sem dúvida, o Outono e ocorre durante os meses de Setembro, Outubro e Novembro. Durante o resto do ano pode consumir este fruto em forma de geleia ou marmelada pois apresentam grandes períodos de conservação.
Marmelada
Ingredientes:
- 2kg de marmelos
- 1,5kg de açúcar amarelo
- 1dl de água
- 1 pau de canela (opcional)
Começar por descascar os marmelos e retirar os caroços.
Os caroços e as cascas podem ser utilizados para fazer geleia de marmelo. Leia também:
Corte os marmelos ao pedaços e coloque-os dentro de uma panela (se tiver uma panela de pressão será mais rápido, senão use uma simples). Junte o açúcar, a água e o pau de canela.
Ponha a panela ao lume e coza os marmelos em lume brando durante 4o minutos a uma hora. Na panela de pressão o cozimento dá-se ao final de 20 minutos.
Vá mexendo a mistura e quando os marmelos estiverem cozidos, retire o pau de canela, e caso deseje pode usar uma varinha mágica para que a mistura fique bem homogénea.
Retire um pedaço da polpa de marmelo cozida, coloque num prato e teste o ponto estrada. Se fizer estrada, a compota está pronta.
Coloque a marmelada em taças que aguentem o calor ou recipientes que possam ir ao congelador.
Deixem a marmelada secar durante 24h.
Dica: Para que a marmelada se conserve durante mais tempo, deixe arrefecer bem, pincele com um pouco de aguardente e cubra com papel vegetal.
Se fizer grandes quantidades de marmelada não se esqueça que a pode congelar dentro de um recipiente tapado.
Se gosta de doces caseiros, leia também: