Já experimentou esta receita? Flores de dentes-de-leão fritas!
Sabia que as flores dos dentes-de-leão são comestíveis que pode fritá-las e com elas pode fazer um belo petisco!
O dente-de-leão não é apenas uma flor, é uma planta medicinal. Tradicionalmente era usado para melhorar a digestão e ajudar na cura de problemas de fígado. Enquanto algumas pessoas mastigavam as suas raízes para aliviar a dor, outras usavam as folhas de dente-de-leão, cozidas ao vapor, topicamente para aliviar a dor de garganta.
Hoje em dia, as suas propriedades medicinais já são bastante conhecidas bem como as suas utilidades na culinária. E não só apenas as flores, mas também as raízes e as folhas estão repletas de nutrientes. As raízes do dente-de-leão podem ser usadas para fazer café já as folhas podem ser usadas em saladas, salteadas, em molhos como o pesto, etc. Com as flores pode fazer uma deliciosa geléia e com os brotos podem fazer-se picles, etc. Leia também:
Como tratamento natural pode fazer um óleo terapêutico, pomada, etc. Leia também:
Flores de dentes-de-leão fritas
Ingredientes:
- 20 flores de dentes-de-leão
- 2 colheres de sopa de farinha de amêndoa
- 1 ovo
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de sopa de mel
- azeite ou óleo de coco para fritar
Numa tigela misture o ovo com a farinha de amêndoa, mexa com um garfo. Adicione a canela e o mel. Mexa bem. A mistura deve ficar espessa o suficiente para cobrir as pétalas das flores de dente-de-leão de forma a não escorrer.
Coloque o azeite (ou o óleo de coco) numa frigideira. Assim que o óleo estiver a ferver, mergulhe delicadamente cada flor na massa e coloque-as no óleo quente. Frite as flores em lume alto até ficarem douradas. Cada flor deverá demorar 20 a 30 segundos a ficar frita de cada lado.
Retire as flores da frigideira e coloque-as num prato com papel absorvente.
Pode servi-las com um molho à sua escolha, como por exemplo: ketchup, pesto, maionese, mostarda, etc. Leia também: