Blog

Aprenda a controlar as pragas de lagartas na horta / jardim

in Jardim/Horta
Aprenda a controlar as pragas de lagartas na horta / jardim

As lagartas são das pragas mais comuns na horta e no jardim. Quer saber alguns tratamentos naturais para se ver livre delas?

Com a chegada dos dias mais quentes e, especialmente, as lagartas atacam plantas com carência de boro. Este micronutriente deixa as membranas celulares das folhas mais mole o que facilita o ataque das lagartas.

Como este é um dos problemas mais comuns das plantas resolvemos compilar uma série de tratamentos naturais para que possa combater esta praga.

Controle de lagartas na horta / jardim

Plantas insecticidas

Existem certas plantas que possuem aromas tão fortes que repelem as lagartas, como é o caso do alecrim, hortelã e tomilho. Outras plantas atraem as borboletas evitando que estas “ataquem” e depositem os ovos nos vegetais que, com tanto carinho, plantámos!

Deixamos aqui uma lista de plantas que irão ajudar a combater as pragas de lagartas. Carregue em cima do nome de cada planta para aprender a plantá-la e a mantê-la na sua horta / jardim:

Cascas de ovos

Após o nascimento das lagartas, estas começam a devorar as nossas plantações sem dó nem misericórdia. Mas, esta ideia de colocar cascas de ovos em estacas irá afastar as borboletas das suas plantações e evitar que as mesmas depositem por ali os seus ovos. As borboletas evitam depositar os seus ovos onde existam ovos maiores que os delas!

Quer saber mais? Leia também:

Bicarbonato de sódio

Para prevenir o aparecimento das lagartas e matá-las basta polvilhar bicarbonato de sódio nas zonas afectadas. Faça uma nova aplicação quando voltar a achar ser necessário. Leia também:

Cinzas de madeira

Espalhe uma pequena quantidade de cinzas nas folhas das plantas afectadas para afugentar as lagartas. Coloque pouca cinza para não danificar as plantas.

Pode também espalhar directamente na terra.

Mas as cinzas não têm só estas utilidades na horta e no jardim! Quer saber mais? Leia também:

Spray de artemísia (losna)

Esta planta pode ser utilizada para fazer um pesticida natural. Este spray é indicado no combate a lagartas, lesmas e caracóis. Quer aprender a fazê-lo? Leia também:

Spray de alho

O spray de alho é um grande aliado no seu jardim e horta. É um spray repelente de pragas ecológico, fácil de fazer e bastante barato! Leia também:

Calda de cebola

Esta calda é bastante eficaz para acabar com as lagartas, ácaros, pulgões e cochonilhas. Para aprender a fazer este tratamento, leia também:

Pesticida de tabaco

O tabaco é útil para combater pragas de lagartas, pulgões e vermes, mas não é apropriado para uso em pimentas, tomates, beringelas ou qualquer tipo de planta da família da Solanaceae.

Para aprender a fazer este spray de tabaco, leia também:

Atrair pássaros para a sua horta / jardim

Esta também é uma forma de se livrar das lagartas pois estas são um belo petisco para os pássaros.

Pendure alimentos para pássaros em locais estratégicos do seu jardim.

Método manual

Este é o método que mais dá trabalho. Apesar de ser bastante eficaz, é humanamente impossível estar 24 sobre 24 horas a tomar conta das suas plantas.

De qualquer forma, sempre que for à sua horta / jardim, faça uma pequena inspecção e retire as lagartas à mão. Não se esqueça de espreitar a parte anterior das folhas! Use luvas para não ficar com a pele das mãos irritada.

Bacillus Thuringiensis

Este bio-insecticida é facilmente encontrado à venda em lojas de produtos agrícolas.

Aprenda a controlar as pragas de lagartas na horta / jardim

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *