Blog

13 Razões para plantar tomilho e o que pode fazer com esta erva

in Beleza e bem-estar, Medicina Natural, Sabores
13 Razões para plantar tomilho e o que pode fazer com esta erva

O tomilho é um óptimo complemento para ter no jardim pois para além de servir como tempero também possui diversas propriedades medicinais.

O tomilho é muito saboroso e aromático e pode ser utilizado tanto fresco como seco. Esta aromática pode ser utilizada para temperar carnes vermelhas, frango, peixe, legumes, molhos, ensopados, sopas, pães e até bebidas. Mas para além das suas utilidades culinárias também tem utilidades medicinais.

13 Razões para plantar tomilho e o que pode fazer com esta erva

Utilidades do tomilho

1. Manteiga de tomilho

Além de ser deliciosa é fácil e rápida de fazer. Para além de utilizar o tomilho, também pode acrescentar outras ervas aromáticas, flores comestíveis e até certos vegetais. Basta um pouco de imaginação e criatividade!

Quer aprender a fazer uma manteiga com estes ingredientes? Leia também:

2. Chá de tomilho

Este chá possui propriedades expectorantes e analgésicas. Diminui as dores de garganta reduzindo a inflamação e também as dores de estômago.

Junte 2 colheres de chá de folhas de tomilho secas a 1 chávena de água a ferver. Deixe em infusão durante 10 minutos. Depois é só coar e beber.

13 Razões para plantar tomilho e o que pode fazer com esta erva

Desde a antiguidade que as plantas têm sido usadas na medicina caseira. E, por vezes, basta um cházinho de uma planta medicinal para resolver o problema.. Leia também:

3. Tempero natural

Esta erva usada no tempero e na confecção de pratos culinários contribui para que as válvulas cardíacas funcionem correctamente, diminui a pressão arterial, ajuda na eliminação do excesso de água e toxinas presentes no nosso organismo e devido às suas propriedades adstringentes funciona como um agente de limpeza dos rins.

13 Razões para plantar tomilho e o que pode fazer com esta erva

4. Óleo herbal de tomilho

Este óleo tanto pode ser utilizado na confecção da sua comida (internamente) como também pode ser usado externamente, por exemplo em massagens.

Pode utilizá-lo para lavar os dentes para combater infecções orais, para desinfectar feridas, para massajar dores reumáticas, como repelente de insectos, etc.

Usado em culinária também usufrui das suas propriedades medicinais: ajuda a eliminar toxinas, combate a retenção de líquidos, diminui a pressão arterial e ainda fortalece os músculos.

Para saber como se faz, leia também este artigo:

5. Tratamento de pele

O tomilho é uma erva versátil usada há séculos para combater a acne, eczemas e outras inflamações cutâneas. Óleo essencial de tomilho possui propriedades anti-sépticas, o que contribui para o tratamento de pequenos cortes, feridas, comichão e até queimaduras de sol!

O óleo essencial deve ser diluído num óleo base: azeite, óleo de amêndoas doces, óleo de jojoba, óleo de coco, etc. Pessoas com pele sensível devem usar a proporção de 0,5% a 1% de óleo essencial de tomilho, para peles normais pode usar a proporção de 1% a 2,5%.

6. Cabelo saudável

O óleo de tomilho pode ajudar a promover o crescimento do cabelo, estimula o couro cabeludo e prevenine a queda de cabelo e a caspa.

Os óleos essenciais desta planta também são úteis no tratamento da alopecia.

Massaje o couro cabeludo com o óleo herbal que acima descrevemos ou então faça uma mistura do óleo essencial de tomilho com um óleo base à sua escolha.

7. Dentes e gengivas saudáveis

Como o tomilho possui propriedades anti-bacterianas ajuda a combater infecções orais como gengivites, o aparecimento de placa bacteriana, cáries. etc.

Escove os dentes com o óleo herbal que acima referimos. Neste caso, utilize como óleo base o óleo de coco pois este ajuda a eliminar as bactérias presentes na boca acabando por também promover para a saúde dos dentes e gengivas.

8. Alívio de dores

O uso do tomilho como tratamento natural traz muitos benefícios e pode aliviar dores menstruais, reumáticas e musculares. Para além das suas propriedades analgésicas, também possui propriedades estimulantes que são óptimas para a má circulação sanguínea.

Faça massagens com o óleo herbal de tomilho nas zonas em que sente dores.

9. Xarope caseiro de tomilho

O tomilho promove o sistema imunitário devido às suas propriedades antisépticas, anti-bacterianas e expectorantes. Esta planta ajuda a aliviar o congestionamento do tórax e a tosse promovendo a saúde pulmonar.

Quer aprender como se faz? Leia também:

10. Lava-chão natural e ecológico feito com tomilho

Pode fazer um produto de limpeza do chão de sua casa com esta erva aromática. As suas propriedades antibacterianas juntas com as do vinagre são uma excelente solução de limpeza.

Ingredientes:

  • 1L de água
  • 1 copo de vinagre branco
  • 1 punhado de tomilho
  • 5 gotas de óleo essencial de tomilho (opcional)
  • 5 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea-tree) (opcional)

Ponha a água ao lume e quando esta estiver a ferver junte o tomilho. Deixe ferver durante mais 2 minutos e retire do lume. A seguir, junte o vinagre e os óleos essenciais e está pronto a usar.

11. Repelente de insectos

Pode utilizar algumas tacinhas com compressas reutilizáveis embebidas em óleo essencial de tomilho e espalhá-las pela casa em pontos estratégicos. Da mesma forma como repele insectos em sua casa também o faz no jardim / horta! Neste caso, plante tomilho em canteiros ou vasos.

Também pode utilizar o óleo essencial de tomilho num difusor para se ver livre dos insectos.

Outra dica é fazer um repelente corporal. Basta espalhar o óleo herbal de tomilho no seu corpo.

12. Atrai insectos benéficos para a horta

Esta erva aromática atrai uma grande variedade de polinizadores e é especialmente favorecida por crisopídeos – um insecto benéfico para o habitat de postura de ovos. As suas larvas são predadoras vorazes de pulgões, moscas-brancas, lagartas da traça do repolho, etc.

Planta tomilho nas bordaduras do seu jardim / horta e também próximo de árvores de fruto.

13 Razões para plantar tomilho e o que pode fazer com esta erva

13. Reduz a erosão do solo

As suas raízes fibrosas atingem 60cm de profundidade o que torna esta erva perfeita para crescer em encostas e evitar a erosão do solo.

Contra-indicações:

  • o tomilho pode retardar a coagulação do sangue quando tomado em grandes quantidades;
  • não consuma esta planta se estiver a tomar medicamentos ou produtos naturais anti-coagulantes;
  • mulheres grávidas.

Se quiser tirar partido de todas as utilidades desta erva aromática comece já a plantá-la em vasos ou no seu jardim / horta. Saiba como:

13 Razões para plantar tomilho e o que pode fazer com esta erva

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *