Blog

Reaproveitamento dos talos dos vegetais e os seus benefícios

in Medicina Natural, Sabores
Reaproveitamento dos talos dos vegetais e os seus benefícios

Não ponha fora os talos dos vegetais! Aproveite-os pois a maioria é comestível e podem ser incluídos na nossa dieta diária.

Os vegetais são uma parte necessária da nossa dieta e pode ser cozinhado de várias maneiras. E é importante comer uma variedade de vegetais todos os dias.

Estamos tão acostumados a comer somente as sementes, flores, folhas ou frutos dos vegetais que acabamos por nos esquecer que existem outras partes dos vegetais que podem ser aproveitadas e consumidas. Não ponha nada fora!

Reaproveitamento dos talos dos vegetais e os seus benefícios

Muitos dos talos dos vegetais são comestíveis e podem ser aproveitados em sumos, sopas, molhos, caldos, etc. Ainda para mais estes possuem as mesmas propriedades terapêuticas e medicinais que as outras partes que costuma utilizar. Por isso, o ideal é aproveitar os talos para usufruir de todos os nutrientes. Leia também:

Talos de vegetais

Salsa, coentros e manjericão

A salsa é muito rica em vitaminas e sais minerais e é bastante conhecida para combater os cálculos renais. Leia também:

Já os coentros possuem propriedades antisépticas, digestivas, calmantes, etc.

O manjericão é rico em vitaminas A, B, C, E e K. Além disso, é uma óptima fonte de minerais, como o ferro, cálcio, zinco, manganês, etc.

Os talos da salsa, dos coentros e do manjericão podem ser aproveitados em molhos, maionese e ketchup caseiro, caldos, sopas, sumos, etc. Basta cortá-los em pedaços pequenos ou até triturá-los com a varinha mágica.

Se quiser saber mais sobre todos os benefícios do consumo de salsa e coentros, leia também:

Couves, repolho, bróculos, couve-flor, couve-roxa, couves-de-Bruxelas

A couve é um vegetal que pertence à família Brassicaceae, assim como o repolho, os brócolos, a couve-flor e as couves-de-Bruxelas. É rica em vitaminas A e C, fibras, antioxidantes, potássio, cálcio e ferro, ajudando a prevenir e tratar doenças como anemia, pressão alta e até cancro.

Os bróculos são uma excelente fonte de vitaminas A, C e B9, ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, diminuem inflamações, etc.

A couve-flor é rica em vitaminas e minerais, diminui o colestrol, ajuda a emagrecer, previne problemas cardiovasculares, etc.

Já a couve roxa combate o envelhecimento precoce, ajuda a perder peso, protege o organismo contra inflamações, artrites, osteoporose, reumático, etc.

As couves-de-Bruxelas, odiadas por muitos devido ao seu sabor bastante característico, são ricas em vitamina K que lhes confere a função anti-inflamatória. Por serem também extremamente ricas em sulforafano, que é um desintoxicante cancerígeno e que ajuda a prevenir danos no DNA, quando consumido regularmente pode ajudar a minimizar a propagação do cancro de mama.

Os talos destes vegetais podem ser utilizados em sumos verdes, sopas, assados, omeletes e panquecas. Corte os talos aos quadradinhos ou triture-os.

Se quiser saber mais sobre todos os benefícios do consumo destes vegetais, leia também:

Espinafres

Não é por acaso que os espinafres são os preferidos do Popeye! O seu consumo traz as mais variadas vantagens para a nossa a saúde.

Os espinafres contêm fibras e um teor elevado de vitaminas A e K. São ricos em minerais como o cálcio, ferro, magnésio e manganésio e ainda protegem o organismo dos danos infligidos pelos radicais livres devido aos antioxidantes presentes na sua composição.

Os seus talos podem ser utilizados no arroz, em sopas, crús em saladas, em batidos, etc. Leia também:

Agriões

Além de usar as folhas dos agriões também pode usar os talos em várias receitas como sopas e caldos.

Este vegetal é rico em vitaminas A, complexo B, C, K, antioxidantes e minerais como ferro, potássio, cálcio e fósforo.

Os seus talos podem ser utilizados em saladas, caldos, sopas, sumos verdes e até xaropes:

Se quiser saber mais sobre os benefícios do consumo de agriões, leia também:

Beterraba, nabo, ruibarbo e rabanetes

Os talos das beterrabas são ricos em vitaminas A, B, C e minerais como sódio, potássio, zinco, magnésio e ferro. Este vegetal é conhecido por ajudar na prevenção de várias doenças e prevenir o envelhecimento dos tecidos.

Os talos das nabiças são ricos em vitaminas A, B, C, K e E, cálcio e fibras (ação laxativa), beta-caroteno, cálcio, cobre, ferro, fósforo, potássio e compostos de enxofre. Ajudam a manter a pele jovem e a manter os ossos saudáveis.

Já os talos dos ruibarbos são ricos em vitamina K que auxilia a fixação do cálcio nos ossos, melhora a coagulação sanguínea e a cicatrização.

Os talos dos rabanetes possuem vitamina C, ferro, cálcio, fósforo e ácido fólico, substâncias fundamentais para as funções do nosso organismo.

Os talos destes vegetais podem ser utilizados em picles, sumos verdes, sopas, assados, etc. Corte os talos aos quadradinhos ou triture-os. Leia também:

Se quiser saber mais sobre todos os benefícios do consumo destes vegetais, leia também:

Rama de cenoura

Normalmente, não se come a rama das cenouras mas esta é comestível e dá para fazer um excelente esparregado. Leia também:

Os talos da rama da cenoura possui uma grande quantidade de vitaminas, fibras e betacaroteno. Por isso, você pode adicioná-lo sem medo à rotina de alimentação.

Também pode aproveitar os talos da rama da cenoura para preparar diferentes receitas (doces e salgadas), como bolos, tortas, panquecas e sumos.

Se quiser saber mais sobre todos os benefícios do consumo das cenouras, leia também:

Aipo

O talo de aipo é fonte de vitamina A, fibras e ajuda a reduzir o colesterol. Inclusive, é um dos mais usados na culinária brasileira.

Os talos de aipo podem ser grelhados, recheados, utilizado em sumos, risotos e sopas.

Se quiser saber mais sobre todos os benefícios do consumo de aipo, leia também:

Reaproveitamento dos talos dos vegetais e os seus benefícios

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *